O rover lunar da Astrobotic Technology e o prémio Google… a vencer em 2012?

A empresa norte-americana Astrobotic Technology tenciona recolher os 36 milhões de dólares do prémio da NASA quando em dezembro de 2012 enviar uma missão robótica bem sucedida (espera ela…) à Lua.

A NASA anunciou recentemente que entregará um prémio de 10 milhões de dólares a cada empresa que consiga recolher dados sobre o lançamento, trajetória e perigos de um voo para Marte.

Além da NASA, a Astrobotic poderá também ganhar o prémio de 24 milhões de dólares do Google Lunar X Prize e 2 milhões de dólares que o governo da Florida prometeu pagar se o lançamento fosse feito a partir do seu território.

De uma forma muito adequada, a Astrobotic escolheu lançar a sua missão com o lançador de uma outra “start-up” privada, a SpaceX, reservando um foguetão Falcon 9 por 56 milhões de dólares. Este custo – mais a soma de todos os prémios que a empresa pode receber – implica um prejuízo, pelo que a Astrobotic está a vender a espaço no seu veículo lunar a operadores e a agências espaciais internacionais. Em teoria, colocar um instrumento na Lua, no rover da Astrobotic, pode ser um bom investimento, já que o custo por grama em relação a uma missão convencional é várias dezenas de vezes inferior, mas nestas questões há também o aspecto propagandístico e de orgulho nacional…

O rover deverá ser capaz de percorrer 500 metros na superfície lunar e enviar imagens e dados para Terra devendo ser capaz de se manter ativo na Lua durante pelo menos 14 dias. Em termos de energia, o rover dependerá de baterias de iões de lítio fosfato, capazes de resistir às baixas temperaturas lunares.

Fonte:
http://www.pittsburghlive.com/x/pittsburghtrib/news/pittsburgh/s_694317.html

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