
Alemanha (http://www.duplipensar.net)
O papel da Alemanha tem sido e será em toda a presente crise financeira que assola o continente um factor de instabilidade. A Alemanha – que tanto lucrou com os Fundos Europeus, não por os ter recebido, mas porque os que os receberam lhe compraram bens e equipamentos – é hoje um pouco convicto membro da União e uma importante causa para o descrédito do Euro.
As hesitações alemãs em colaborar num pacote de resgate de emergência à Grécia tiveram um custo elevado na cotação do euro e na credibilidade do futuro do projeto europeu. Mas ainda mais fatal foi a necessidade de ver um membro da União Europeia e, sobretudo, do ainda mais restrito “clube do euro” ser forçado a estender também a mão ao FMI porque o pacote europeu (tão dificilmente criado…) era insuficiente para as necessidades gregas. Ao mostrar-se disposta a deixar cair a Grécia, a Alemanha esqueceu que foram também os seus eurocratas e dirigentes que durante dez anos fecharam os olhos aos desmandos de Atenas, sendo assim também coresponsáveis na crise presente.
As hesitações alemãs são ademais estúpidas. Se a Grécia declarasse falência as principais vítimas seriam não os gregos, mas os alemães, já que são alemães os Bancos que emprestaram à Grécia o essencial da sua imensa dívida externa, nada mais nada menos do que 40 mil milhões de euros, que se esfumariam imediatamente se a Alemanha não tivesse patrocinado este pacote de resgate, que assim em vez de “salvar” os gregos acaba por realmente salvar os Bancos alemães que sem critérios de exigência ou rigor (dois mitos alemães) emprestaram à doida aos gregos sem terem em conta a sustentabilidade destes empréstimos a curto prazo pensando apenas nos seus prémios de “gestão” de curto prazo e não nos riscos sobre a própria sobrevivência das suas próprias instituições financeiras e até do Estado grego.
Fonte:
http://aeiou.expresso.pt/a-alemanha-tem-um-diferendo-com-a-europa=f583967
Sim, MAS… não estavam à espera que a Alemanha ajudasse a Grécia sem qualquer tipo de contra-partidas?!?! Quando um pedinte vos pede esmola, também lhe dão a vossa carteira? Mesmo sabendo que ele é frequentador assíduo da vossa loja? Fiar, sim… Ser parvo, não, muito obrigado!