Trabalhando na Google: Algumas razões do sucesso da empresa rondam pela forma como trata os seus trabalhadores

Trabalhando na Google (http://www.asianwindow.com)

Trabalhando na Google (http://www.asianwindow.com)

Não há dúvidas de que uma das razoes para o estrondoso sucesso da Google reside nos seus trabalhadores. Nos EUA, a empresa aparece de forma consistente no topo da lista de melhores lugares para trabalhar.

Razoes para esta preferência? São sem dúvida, diversas… Mas eis algumas das ditas:
1. A Google mantêm nos seus locais de atividade um ambiente que premeia os que mais contribuem para a empresa
2. Depois do recrutamento, a Google procura reter os seus funcionários, procurando fazer com que se sintam valorizados
3. Na Google, os novos colaboradores são designados como “Noogle” e é lhes atribuído um “Buddy” que age como um amigo e mentor no interior da organização.
4. Como forma de aumentar a interação entre equipas diferentes, encontros fora do escritório são organizados todos os trimestres.
5. Existe na Google uma cultura organizacional plana e o trabalho é divido por pequenas equipas, de facto, na Google o trabalho de equipa é a norma.
6. Na Google há um esforço contínuo de formação. De facto, a empresa dedica a cada um dos seus funcionários uma média de cem horas de treinamento por ano.
7. Os empregados da Google são convidados a enviarem sugestões à gestão e a serem envolvidos nos processos de tomada de decisão.
8. Há na empresa uma utilização muito generalizada de horários flexíveis, onde contam mais os resultados do que as horas trabalhadas. Neste contexto, os empregados da Google podem também realizar teletrabalho, sempre que tal lhes for mais conveniente.
9. A empresa mantêm-se dinâmica, empenhando-se em realizar novos lançamentos a um ritmo intenso e constante.

Mas o sucesso da Google não está completamente encerrado nestas nove razoes… A empresa procura manter um bom ambiente de trabalho e propício à inovação e criatividade. Sobretudo, os seus trabalhadores não são vistos como “custos”, mas como elementos vitais no processo de tomada de decisão. No total, tal abordagem produz uma empresa com um melhor ambiente de trabalho, mais humano, amigável e gerador de elevados níveis de inovação e criatividade.

Pergunta: quantas empresas portuguesas se poderão gabar dos mesmos padrões de qualidade e da mesma visão quanto aos seus “recursos humanos”? E não será um modelo de gestão como este adequado para produzir o tal “salto quântico” nos níveis de produtividade portugueses, que nos dizem serem dos mais baixos da Europa? Naturalmente que sim… Quanto mas distribuídas forem as decisões de gestão, melhor elas serão executadas por todos os seus agentes, quanto melhor for reconhecida e premiada a criatividade, melhor ela se desenvolverá e quanto mais humanas forem as empresas, melhores (mais eficientes e lucrativas) também elas serão…

Fonte:
http://research.globalthoughtz.com/index.php/employees-are-brands/

Categories: Economia, Informática, Sociedade, Sociedade Portuguesa | Deixe um comentário

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