(Os F-14 originalmente entregues ao Irão)
O Irão alega ter “melhorado” e modernizado os seus aparelhos F-14 Tomcat com tecnologia localmente desenvolvida. A declaração foi produzida pelo general Aziz Nasirzadeh e detalhou que a República Islâmica teria colocado nos seus F-14 radares e novos motores fabricados nas airframes construídas nos anos setenta nos EUA. Estas actualizações estariam a ser feitas a todos os aparelhos iranianos deste modelo de forma “regular” e que os aviões estariam preparados para utilizar as “bombas inteligentes” Qassed de 900 kg.
A notícia de que os F-14 iranianos estariam novamente operacionais é muito plausível, ainda que não exatamente nos termos exatamente descritos pelos iranianos… É que em janeiro de 2007, os EUA anunciaram que suspeitavam que peças sobresselentes de F-14 tivessem ido parar ao Irão…
infelizmente o Brasil não conseguiria fazer o mesmo
Como não? A Embraer começou a modernizar os caças F-5M da Marinha do Brasil.
E quando o programa F-X2 for finalmente concluído, a Embraer terá sido capacitada para construir caças em território brasileiro, e completará com mais de uma centena de aeronaves à primeira compra de 36 caças que o governo fará inicialmente ao concorrente vencedor do programa.
http://www.aereo.jor.br/2012/07/21/f-5m-comeca-a-modernizacao-dos-jordanianos/
fala da maneira iraniana “com tecnologia localmente desenvolvida”