O Irão está a comprar barcos rápidos para a sua Marinha

(Um "Bradstone Challenger", como aqueles comprados pelo Irão em http://www.arneson-industries.com)

(Um "Bradstone Challenger", como aqueles comprados pelo Irão em http://www.arneson-industries.com)

O Irão comprou um “speedboat” de origem britânica e alguns meios militares norte-americanos receiam que possa vir a ser militarizado e equipado com torpedos russos de alta velocidade. Teoricamente, uma combinação como esta seria capaz de afundar um dos super-porta aviões norte-americanos. O barco foi comprado – apesar de várias pressões britânicas e dos EUA – pelo Irão, depois de várias tentativas frustradas já desde 2005 e a empresa norte-americana Navatek está a trabalhar numa versão militar do barco, o que comprova a sua capacidade militar… Em 2005, o departamento de comércio do Reino Unido, impediu a venda, mas o barco (de nome “Bladerunner 51”) acabou por ser comprado por uma empresa sul-africana sediada em Durban e daí, seguiu para o Irão… Os EUA, tentaram travar esta revenda, aparentemente sem sucesso. Depois, terão sido enviadas forças especiais para travar a viagem do barco, mas a operação terá sido abortada no último momento e o barco está agora no porto militar de Bands Abbas, controlado pela Guarda Revolucionária.

A Guarda Revolucionária Iraniana usou durante a Guerra Irão-Iraque vários barcos rápidos para atacar cargueiros e petroleiros iraquianos, tendo reputadamente afundado várias dezenas deles com estes meios. Tem portanto a experiência de uso deste tipo de embarcações e agora os EUA receiam que a Guarda Revolucionária possa usar este tipo de embarcações para atacar os navios de guerra norte-americanos no Golfo Pérsico

O Financial Time citou o especialista Craig Hooper que declarou que o Irão está “a percorrer o mundo em busca de barcos rápidos que tenham potencial militar” como forma de atualizar a sua frota atualmente composta por embarcações de origem norte coreana e chinesa. O especialista levantou também a possibilidade de os iranianos combinarem estes barcos rápidos com os torpedos russos rápidos Shkval. Não é certo que o Irão tenha tais engenhos, mas recentemente, o general Ali Fadavi, da Guarda Revolucionária declarou em 2006 que estava a testar “um torpedo do qual nenhum navio conseguiria escapar”, seria o Shkval? Ou melhor uma cópia iraniana que alguns alegam existir sob o nome de “Hout”?

Obviamente, o maior risco não está na compra de um único barco rápido, mas na provada capacidade para fazer engenharia reversa sobre este e de produzir rapidamente barcos semelhantes em grandes números…


Fontes:

http://www.spacewar.com/reports/Iran_speedboat_threatens_US_carrier_999.html
http://www.motorboatsmonthly.co.uk/news/449655/iran-buys-bradstone-challenger-but-why
http://www.navatekltd.com/

Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: | 35 comentários

Navegação de artigos

35 thoughts on “O Irão está a comprar barcos rápidos para a sua Marinha

  1. A solução dos pobres, é armados de torpedos schval..e td perigo,gostei da idéia,poderiamos ,no BRASIL,produzir-mos mt destas é super armar elas….a MB merece; e + uns 13 subs SSKs .

  2. é verdade, mas é uma solução bem engenhosa, hem?
    não quantos schval terão que enfiar num Nimitz, provavelmente muitos, até o afundar, mas podem colocá-lo fora-de-serviço durante meses com apenas um par…

  3. defato é um bom meio de contornar a superioridade americana, eles aprendem rapido e de fato seria interessante que o Brasil adotar o mesmo truque curiosamente foram os americanos que o criaram

    http://tropaselite.t35.com/Armas-Lanchas-Torpedeiras-americanas-PT.htm

  4. é possível q o ataque ao Irã venha a ocorrer em Agôsto/10..eu dúvido…q se preprarem…é os seus alidos..

  5. Gostei, parabéns…é q continue com matérias bem instigantes…valeu.

  6. Paulo Paixão

    Ficaram com medo agora, yankees?

    E concordo: Barcos rápidos pro Brasil, e também torpedos Schval, e subs SSK pra reserva estratégica.

  7. É p favor ñ esquecer dos Sub Nucs, uns 05 cinco e logo , td mt bem armados com os torpedos Rússos schval e anti áereos etc, etc, etc…p ontem.

  8. Darth Kahaeldraan

    Brasil, Rússia e Irão.

    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/05/14/visita-de-lula-ao-ira-pode-ser-ultima-oportunidade-antes-da-adocao-de-sancoes-diz-medvedev.jhtm

    Eu concordo em parte com o russo, se o governo iraniano não se flexibilizar também, não é só o ocidente que tem que se flexibilar, eles também têm, não há nada que possa ser feito em favor deles. Logo logo, o Obama ou quem sucedê-lo, vai fazer um mapa contínuo de países ocupados pelos soldados americanos, do Afeganistão ao Iraque. E como regimes fundamentalistas religiosos não são e nunca foram flexíveis… o regime islâmico está com os dias contados. E os americanos, “heróis da justiça, da paz e da liberdade”, vão se embriagar de tanto petróleo do Médio Oriente. E os EUA não precisam necessariamente atacar o Irão pelas águas, pode ser por terra, pelo oeste (Iraque) e leste (Afeganistão), e pelo ar. Porém, a superpotência vai ficar mais debilitada internamente, com tantos gastos militares.

  9. ainda espero que os iranianos corram com aquele regime obsoleto e anacrónico… mas espero e desespero, porque ele ainda é muito forte nos meios rurais e não hesita em recorrer à fraude para se perpetuar no Poder.
    E sim… por cada Guantánamo, esses radicais ganham força e os moderados perdem-na. Com Obama, isso parece ter mudado… vamos é ver até que ponto é que ele manda mesmo nos EUA!

  10. obama é mandado, é se atacar o Irã, vai causar uma quebradeira mundial….os sionistas q atuam no seu governo são os mesmo q atuam no governo sionista…sem contar a nuvem de radiação q vai entrar no coração da europa…é pagar p ver.

  11. Darth Kahaeldraan

    Ahmadinejad ainda não acordou para o exemplo dos vizinhos Iraque e Afeganistão. Acha mesmo que Alá vai socorrê-lo. Ele não tá entendendo o que se passa. Eu não entendi até hoje, desde que Khomeini impôs a Sharia, desde que fez reféns americanos, os EUA nunca fizeram um só bombardeamento ao Irão. Armaram o Iraque, e Saddam Hussein se virou contra os EUA ao invadir o Koweit e cuja consequência nós sabemos hoje. O Afeganistão, os talibãs esnobaram os EUA, que já estavam furiosos devido ao 11 de setembro, e até hoje o Afeganistão ainda está ocupado. Ele pensa que pode estar fazendo o Lula de bobo, de ingenuo, mas não vai ser o Brasil quem vai receber bombardeamentos com mísseis Tomahawk e Patriot. A dupla de amantes USA/UK vão se juntar para dar uma sova no Irão. Rússia e Brasil não vão fazer nada pra impedir a invasão angloamericana. O Chavez é um “cão que late, mas não morde”. Nós os brazucas estamos enjoados de ver na TV e ouvir falar de americanos e britânicos em guerra contra países do Médio Oriente, vamos ver a ladainha pela terceira vez. E os EUA e RU vão ficar com a economia mais debilitada ainda de tantos gastos militares. Mais sangue será derramado desnecessariamente. O Obama é mais flexível do que o Bush e o Clinton eram. Mas os desafetos dos americanos abusam da boa vontade dele, querem bater de frente, desafiá-lo.

  12. O Irão é grande demais… Mesmo o Iraque de Saddam seria se não estivesse amolecido por décadas de sanções e, antes, por uma derrota no Koweit e antes, por uma guerra longa e esgotante com o Irão.
    A verdade é que hoje, já não há potencias com a escala suficientes para anexaram strictus sensus um país de média escala. Isso era dantes!
    Bombardeamentos, invasões, isso é possível, mas não mais. E um ataque ao Irão seria contraproducente a muitos níveis, hoje. Ainda que no passado (2009?) um ataque cirúrgico às suas instalações nucleares pudesse ter sido decisivo para atrasar o programa nuclear iraniano uns dez anos… mas esse tempo já passou!

  13. É uma imensa é giganteca nuvem radioativa até o coração da europa..e com ventos favoráveis…chega + rápido …até os Suditas e sionistas vão receber sua parte…E o preço do petróleo . vai lá pa as alturas…paises como a grecia vão …sumir, adeus a EU , petróleo a US250,00 o barril…quebrou o planeta.

  14. Darth Kahaeldraan

    Com certeza, uma invasão ao Irão agora vai lançar a economia mundial ao inferno. O presidente americano sabe disso. Tanto que a Venezuela também não foi atacada até agora.

    Pessoas no mundo inteiro saíram às ruas para protestar contra a invasão ao Iraque. Eu mesmo percebi que o Bush fez exatamente o que eu iria querer que ele fizesse, caso eu fosse o Bin Laden. E o Bush deu início a decadência dos EUA enquanto superpotência mundial. Se os falcões de Washington tivessem sido mais espertos, na condição de imperialistas, teriam traçado alguma estratégia para derrubar o regime dos aiatolás e pôr um governo amigável lá, e deixado o Iraque para uma época mais apropriada. Porém, Bush não quis ouvir…

    Hoje, Obama não vai ele mesmo tomar uma iniciativa de invadir o Irão. Nem a Venezuela. Mas americanos e ingleses não descartam a possibilidade de uma resposta militar, talvez um ataque cirurgico para destruir as usinas iranianas. Ou Israel pode se cansar e tomar a iniciativa.

    http://br.noticias.yahoo.com/s/14052010/25/mundo-hillary-ira-so-dara-resposta.html

    O Lula, por sua vez, nunca perde a oportunidade. Ê, Lula!

    http://br.noticias.yahoo.com/s/14052010/25/mundo-lula-comete-gafe-lembrar-invasao.html

    Hoje, eles vão fazer de tudo para não ter que atacar o Irão. Por consideração a economia. Mas, como há “o poder por trás do poder”, tudo é possível.

  15. Vc falou da Venezuela, ñ será atacada, até pq , o BRASIL deverá ser consultado, é vai dizer “NÃO” a aventura, é o nossos hermanos, vai lançar a América do Sul, em um atraso de 10/15 anos..é isso ñ podemos admitir, será + guerrilhas , + narcotraficantes..+ de ts q ñ queremos p os nossos povos..é o chaplim está se armando até os dentes…vai ser um passeio mt difícil, vai custar mt vidas, até a colônia colombia vai entrar na festa…nem pensar.

    • Darth Kahaeldraan

      O Pentágono já olha para Venezuela com maus olhos. Agora, se o Brasil for consultado, mesmo com o PSDB-DEM no governo, a resposta será “NÃO”. Na pior das hipóteses, sanções econômicas à Venezuela no máximo. Os EUA mesmo vão fornecer armas à Colômbia e fazer esta entrar em guerra com a Venezuela. Não uso o termo “hermanos”, prefiro o termo “vencinos”. Nuestros vencinos son insensatos. Colômbia e Venezuela podiam ser um só país, tal como Peru e Bolívia, tal como Argentina e Uruguai. Essa América hispânica que diz se orgulhar de ter o Brasil por ser um vizinho gigante (ouvi isso de uma venezuelana), mas não se livra da mentalidade caudilhista. Não perceberam ainda que só vão se fortalecer caso se unam.

  16. sim, imagino o preço do barril neste contexto recessivo e durante um ataque no Golfo, o local que no mundo vê passar mais petroleiros…

  17. a unificação desses países parece natural, porque de facto, muito pouco os separa… (o que já não sucede em relação ao Brasil, pela sua cultura e língua), mas isso nunca acontecerá… porque tiraria muitos tachos a muitos políticos!

  18. Darth Kahaeldraan

    http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Irao-assina-acordo-historico-com-Brasil-e-Turquia.rtp&article=345191&visual=3&layout=10&tm=7

    Nesse tipo de situação, a diplomacia brasuca é neófita. Não duvido que os iranianos considerem o Brasil um país “querido”, e nem olhem o Brasil com bons olhos, lembrando que o Brasil não é predominantemente islâmico. Mas, o que os iranianos querem é desmoralizar os Estados Unidos e a Europa, em primeiro lugar. E por isso não rejeitaram de cara a proposta dos turcos e dos brasileiros. Não sou contra o Islão. Mas, contra o fundamentalismo de qualquer religião. Os diplomatas que estão envolvidos, tomara que conheçam o Islão, que conheçam o que está escrito no Alcorão (ou Corão), a escatologia islâmica xiíta, para saber como funciona a cabeça de pessoas como Ahmadinejad e Khamenei. Porque, conhecendo a Bíblia, é possível saber que há várias interpretações dela, a prova disso é que há uma multidão de denominações cristãs que não se entendem, e há dois grandes grupos no Islão, os xiítas e sunitas. E são duas formas de se interpretar o Alcorão. Os fundamentalistas iranianos até gostam sim do Brasil, mas a fidelidade a Sharia vem em primeiro lugar, na vida deles. Eles podem muito bem estar tramando o enriquecimento de urânio escondidos.

  19. e querem vender nos media internos a ideia de que o país não está tão isolado quanto os EUA lhes dizem que estão. Neste sentido, Lula da Silva foi “usado”. Mas “usou” também para alavancar a subida do Brasil nos meios internacionais e isso, é de suprema importância…

  20. Darth Kahaeldraan

    Enfim, um dia o Brasil ia ter que justificar a razão de ter vindo a existir no mundo. O Brasil entrou num caminho sem volta. Então, que o Brasil se intrometa de uma vez nos problemas mundiais, que se interfira nos conflitos do Médio Oriente, da África, que invista num programa aeroespacial e outro oceânico, pois por esses “caminhos” resta a humanidade se expandir, mas sem se esquecer do bem estar social da população. E começo a crer que as nações vão se confrontar de novo dentro de no máximo 20 anos no futuro.

  21. Darth Kahaeldraan

    http://www.publico.pt/Mundo/eua-anunciam-apoio-da-china-e-da-russia-a-sancoes-contra-o-irao_1437792
    http://noticias.bol.uol.com.br/internacional/2010/05/19/ira-critica-potencias-e-diz-que-sancoes-sao-ilegitimas.jhtm

    Star Wars Episode V:The empire strikes back! E então, Lula? O império americano não é um deus benevolente e misericordioso, disposto a perdoar blasfêmias, mesmo dos pecadores arrependidos. Quer os infiéis ajoelhados diante de si, e é implacável ao exigir adoração e submissão. Não aceita interceção de ninnguém. O que fazer agora, Luiz Inácio?

  22. é isso. essa é a parte muito boa desta notícia. a estranha “timidez” internacional do Brasil, que o tornava num anão na cena diplomática global parece estar a terminar.
    e isto – goste-se ou não de Lula – é uma novidade da sua administração…

  23. Eu fico um pouco pasmado com essa nossa diplomacia, 1- Ñ temos FAs equipadas e treinadas, profisdsionais, p bater de frente como nosso amior “AMIGO” , os ianks,2- as palavras o vento leva.É nem caças temos , p enfrentar a IV frota …o lula jogou mt alto…vamos ver quem perdeu nesse lance.Espero q ñ seja o nosso BRASIL.

    • Darth Kahaeldraan

      O Brasil mesmo não vai sofrer retaliações pesadas. Tem atentados de grupos terroristas islâmicos e nem por parte dos americanos e europeus. Eles sabem quais são as reais intenções do Lula. Sabem que o Brasil não é um “aliado” do Irã contra eles. Já sabem como o Lula é.

  24. Aqui vai uma texto interessante, mas meio desatualizado sobre a utilização desse tipo de arma, espero que qualquer interessado o aprecie.

    http://ziprpg.tripod.com/guerra/corvetas.htm

  25. A corveta stealth Visby… nada mal. Para quem a pode pagar!

  26. Os nazissionistas atacaram gaza, 16 feridos..deveria ser o hesbolahh .

    • Darth Kahaeldraan

      Eh, pá! Mas você não gosta mesmo de Israel… 🙂
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
      Você tem o direito de ter a sua opinião, tudo bem. Mas, você concorda com o regime iraniano dos ayatolás? E o que você acha do regime que governa a China? E se com essa mania de querer defender o Ahmadinejad, o Lula e o Amorim enfiar o Brasil num “imbroglio” desgraçado? rsrsrsrsrsrs…

  27. ^N gosto dos sionistas, sou Palestino, apesar de ter um nome com final “VIEIRA”.inha religião e judaícocristã , Agr , vc sabe a razão dos ataques?Quem está certo nesse Imbloglio todo? Use de “Empatia”.Basta isso e honestidade.

    • Darth Kahaeldraan

      Ah, tá! Vc é palestino! Então, não tem como vc gostar deles mesmo! Eu não discordo de que eles são opressores. Mas, evito de usar muitos sentimentos em situações como essa. A grande maioira dos líderes das nações sempre foram hipócritas, pseudomoralistas. EUA, Rússia, França… nunca se importaram com justiça. E sim com interesses. Os russos ao menos abriram o jogo e foram sinceros com os iranianos, desta vez. O que vale pra eles, é os interesses da mãe Rússia. Só foram fingidos quanto aos interesses de “todos os povos” da federação. O que eu entendo, é que os iranianos estão ficando isolados. Os EUA ganharam mais essa, mesmo sendo injustos, parciais e imperialistas.

  28. por mim, gosto tanto do Hamas como os Ayatolás iranianos. Ou dos ultracristão dos EUA ou deste papa ultra que temos. Todos os radicalismos são perigosos, porque levam sempre a abusos e a excessos que levam a morte a inocentes e fazem crer no perigoso mito “os fins é que interessam”.

  29. é o jogo do poder, domina quem usa com + ferocidade a mão de ferro , os ianks a está usando bem…+ td tem volta, roma já foi o centro do mundo…agr. Eu tenho de acreditar nisso..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

%d bloggers like this: