Foi dado mais um passo importante na direção de um computador quântico. Físicos da Universidade de Wisconsin-Madison conseguiram criar um circuito atómico através do controlo de um par de eletrões durante “uma janela de oportunidade” de apenas sete milionésimos de segundo.
A computação quântica é a derradeira forma de conseguir manter o aumento exponencial da capacidade de processamento que os computadores conheceram nas últimas décadas. Os métodos tradicionais de aumentar o poder dos processamentos e que passavam essencialmente por diminuir o seu tamanho e aumentar a sua velocidade de funcionamento começam a bater nos limites determinados pelas imutáveis leis da Física, barreira em que a mecânica quântica pode abrir um novo universo de possibilidades. A equipa liderada pelo professor Thad Walker conseguiu usar átomos neutros para criar aquilo que designou como um portal “controlled-NOT” (CNOT), um elemento que será indispensável a qualquer computador quântico que se venha a ser desenvolvido.
A equipa usou uma combinação de lasers, frio extremo e vácuo para imobilizar dois átomos de rubídio com “armadilhas óticas”. De seguida, utilizaram um laser para excitar os dois átomos até um estado de alta energia de forma a criar um portal quântico entre os dois, obtendo assim uma “ligação quântica” entre ambos, algo que permite medindo um, obter o estado do outro.
A fase seguinte é ligar entre si um conjunto de 50 átomos de forma a testar a escalabilidade do conceito e criar o primeiro… Computador quântico.
Fonte:
http://www.spaceref.com/news/viewpr.rss.html?pid=30297
Isto é brutal!
No dia em que se conseguir criar um computador quântico com sucesso, vai dar-se uma revolução tecnológica enorme, visto que as potencialidades são gigantes.
sem dúvida… um universo de possibilidades se abrem aqui e estamos apenas na antecâmara dessa abertura…
Estive a aprender isso dos 1 e dos 0 numa aula de matemática…. 😀
Ah, o código binário. 🙂
O computador quântico executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência.Um computador clássico tem uma memória feita de bits. Cada bit guarda um “1” ou um “0” de informação. Um computador quântico mantém um conjunto de qubits. Um qubit pode conter um “1”, um “0” ou uma sobreposição destes. Em outras palavras, pode conter tanto um “1” como um “0” ao mesmo tempo. O computador quântico funciona pela manipulação destes qubits.
A mecânica quântica pode ser aplicada à Física, à Química, à Biologia e à Computação. É a chamada “Nova Ciência”, “Novo Pensamento Científico”, por aí. Mas me desperta muito o interesse, a mecânica quântica de uma forma geral. Se eu pudesse estudar à distância Ciências Moleculares com ênfase em Mecânica Quântica…
bem explicado, Darth!
Obrigado, Clavis!
Por falar em Quântica, qual a sua opinião sobre grupos esotéricos usarem o conhecimento quântico para explicar efeitos de magias e de milagres?
Por exemplo o livro “O Tao da Física”, de Fritjof Capra, “O Segredo”, de Rhonda Byrne…
http://goodnessplanet.blogspot.com/2009/06/introducao-descoberta-do-grande-codigo.html
http://www.moacirsader.com/quantico.htm
Bem, indo direto a pergunta específica, você crê que os pensamentos, e principalmente os sentimentos das pessoas podem materializar, transformar a realidade, a partir de mudanças nas moléculas? Ou a mecânica quântica é uma ciência empírica, não dá base alguma a “poderes da mente”?
pouca… é a minha opinião… a idade tem-me feito muito cético para com alguns esoterismos, tenho que admitir…
a quântica aplica-se na microescala e microcosmos, não no mundo macro onde esses fenómenos estariam reputadamente a acontecer.