Lost S06E07 “Dr. Linus”: Comentários

Evangeline Lilly, a Kate de Lost (http://www.imotion.com.br)

Evangeline Lilly, a Kate de Lost (http://www.imotion.com.br)

1. No episódio “lighthouse”, Jack perguntara a Hurley: “O que é que Jacob” quer de mim, ao ver que o seu nome aparecia na “lista de candidatos” do Espelho do Farol. Essa resposta é em “Dr. Linus” respondida:

2. Linus ensina História Europeia no universo paralelo de LA-X, em 2004, e é apresentado neste episódio ensinando sobre o exílio de Napoleão na Ilha mediterrânea de Elba… Esta linha tem com toda a certeza relevância do intrincado enredo de Lost e pode explicar porque é que Jacob e sobretudo porque é que o Monstro (MLocke) estão na Ilha. O último deixou aliás já bem claro no último episódio que a sua prioridade era sair da Ilha, como se se sentisse nela preso e se se quisesse evadir desta prisão. Napoleão era um ditador, exilado por ter perdido uma guerra. Jacob seria um outro ditador da “raça dos Antigos” e MLocke o seu guarda imortal? Quando o diretor Reynolds pede a Ben que “supervisione” a aula de “detenção” será uma referência indireta à chefia dos Outros por parte de Ben?

3. Em LA-X, Locke encoraja Ben a assumir a direção da escola. Isso é exatamente o que ele acaba por fazer, na Ilha, encorajando Ben a assumir a posição de Jacob de defensor da Ilha, enquanto ele e os Outros que quiserem sair (aparentemente, com a excepção de Ben) a abandona. Notemos ainda uma curiosidade: na sala de aulas de Bem encontramos um póster de Vasco da Gama, o nosso descobridor do caminho marítimo para a Índia…

4. De volta a 2007, Richard Alpert lidera um pequeno grupo formado por Jack e Hurley a caminho do Black Rock. Jack pergunta então diretamente a Richard como é que é possível que ele em 30 anos não tenha envelhecido nada, ao que este responde que “recebeu uma oferenda de Jacob”. Richard esclarece então mais um mistério de Lost: ele chegou à Ilha no veleiro esclavagista. Pessoalmente, preferia que ele fosse um antigo alexandrino, do final do período romano, o que era consistente com a presença de tantos motivos egípcios na Ilha, os seus olhos com “Khol” (de facto um detalhe anatómico real, neste ator). Mas não, não passa de um antigo marinheiro do Black Rock. Pode não ser a resposta que eu preferia, mas pelo menos é menos um “mistério de Lost” para a lista… O regresso de Richard ao navio tem como objetivo o seu suicídio mas alega que “não pode suicidar-se” e que terá que ser outra pessoa a detonar a barra de dinamite por si. Não parece tratar-se de um obstáculo moral, mas de algo muito concreto, um pouco como Michael que não se conseguia suicidar em Nova Iorque… Terá a Ilha, ou o Monstro algum tipo de capacidade para salvarem os candidatos? Ou será que a “dádiva” de Jacob o tornou imortal (por exemplo, através da capacidade de auto-regeneração total de tecidos?) inclino-me mais para a segunda tese.

5. Ilana explica a Sun que ela ou o marido são um “candidato” e o que isto significa: que são candidatos a substituir Jacob na sua missão na Ilha, mas acrescenta que a natureza dessa missão será apenas revelada quando a seleção for feita. Já sabemos que não se trata de simplesmente “proteger a Ilha”, porque essa é que era missão do Monstro de Fumo, logo será outra, de natureza diferente… Qual?

6. Miles refere os milhões de dólares que valem os diamantes enterrados junto de Nikki e Paulo (Rodrigo Santoro), fazendo uma recordação que irá indicar que estes dois personagens vão regressar ao elenco de Lost…

7. Mlocke (o Monstro em forma de Locke) diz a Bem quando ele cava a sua própria sepultura, que ele está a preparar a sua fuga da Ilha e que acredita que Ben é a melhor pessoa para deixar na Ilha, à sua guarda (a sua missão original). Isso quer dizer que muito provavelmente o Monstro vai transformar Bem num… Monstro de Fumo, a única criatura com as caraterísticas necessárias (de poder e invulnerabilidade) para defender capazmente a Ilha. Um palpite que antes do fim desta temporada saberemos se corresponde ou não aos planos dos produtores.

8. Numa das cenas finais do episódio vemos um periscópio de um submarino e no seu interior… Charles Widmore. Algo me diz que Widmore vai tomar o lugar de Jacob na luta contra o Monstro…

Anúncios
Categories: LOST (Perdidos) | 8 comentários

Navegação de artigos

8 thoughts on “Lost S06E07 “Dr. Linus”: Comentários

  1. interessante bom saber que lost sabe manter o que a faz ser uma das melhores series do mundo

    concordo Clavis Richard Alpert devia ser alexandrino, mas fazer o que?

    falando em series de tv Clavis vc conhece essa
    http://medob.blogspot.com/2010/03/v-visitors.html

    soube dela pelo dominios fantasticos, tenho curiosidade de assistir essa nova verão e a serie original mas isso nao vai acontecer tão cedo, infelizmete diga-se

    se o disco chegar na minha cidade não vou esperar a Globo!

  2. tinha bem mais piada, do que ser um esclavagista… mas enfim, não somos nós os argumentistas daquilo!
    V. Sim… vi por cá e não gostei nada. De facto, a série era mais “psicológica” do que outra coisa.

  3. Fred

    No “Ab aeternum”, além da explicação da “dádiva” que intitula o episódio, fica claro que Ricardo era na verdade um escravo espanhol comprado em Tenerife pelo capitão do navio, nada alexandrino, e com bem menos idade que cheguei a imaginar, por o chamarem de Ricardus, inclusive nesse mesmo episódio. 🙂

  4. Fred

    outra coisa que ia esquecendo é a ordem do homem de preto (monstro) para Ricardo matar Jacob, exatamente a mesma de Dogen para Sayd.

  5. Realmente já estranhava a tua ausência à crítica do Lost, sinceramente já não sei dizer quem são e o que são, acho que prefiro ir vendo a série, sem tentar pensar mias, porque continuo muito baralhado. Pessoalmente achei a explicação e a história do Richard muito superficial, acho que por aquilo que já deu a série, mesmo sendo um personagem muito secundário, merecia um episódio só com flashback da sua origem. Só uma pergunta, porque chamas sempre Bem ao Ben???

  6. Esquece o que disse, o episódio 9 explica a história dele detalhada, muito fixe.

  7. Clavis assisti Coraline, nesse fim de semana vc tinha razão o filme é magnífico

  8. é claro que gostaste! é um filme magnifico…
    e deves ter percebido porque é que a minha de 6 anos ficou com medo aquilo e nunca mais o quis ver…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: