A China vai colocar os seus primeiros astronautas na Lua antes de 2020

Tudo indica que a China vai colocar os seus primeiros astronautas na Lua antes de 2020. Tal sucesso irá inevitavelmente desencadear uma nova Corrida Espacial, comparável apenas aquela que na década de 60 colocou soviéticos e norte-americanos na mira do mesmo destino. É claro que agora – de forma bem diferente à década de 60 – a vantagem não é norte-americana, graças ao cancelamento do regresso à Lua recentemente decidido por Obama…

Não há dúvidas de que o programa Constellation sofria de vários problemas de concepção e que provavelmente era um erro colossal, logo desde o início, mas descartar todo o esforço em investimento em troca de praticamente nada irá revelar-se um erro muito brevemente… E de forma especialmente flagrante em 2020 quando a primeira bandeira chinesa for cravada no regolito lunar.

A China não é hoje uma potencia espacial comparável aos EUA… Em termos de exploração científica do Espaço, de número de satélites comerciais, científicos e militares em órbita e ate devido ao envelhecido mais ainda extraordinário Space Shuttle, os EUA, hoje, ainda estão num patamar de desenvolvimento tecnológico muito superior. Mas se a China provar que consegue colocar astronautas na Lua muito antes dos EUA o golpe psicológico e publicitário terá consequências tremendas.

Paradoxalmente, apesar desta potencia, o programa espacial chinês ainda é uma fração do norte-americano. É um programa financeiramente modesto, com objetivos de curto prazo modestos e relativamente baratos, como o rover que vão colocar na Lua em 2012. É claro que entre 2012 e 2020 vão apenas oito anos e colocar um rover na Lua, sem o reenviar de volta para Terra é muito diferente de enviar (e devolver) astronautas para a Lua… Sendo uma ditadura, com um férreo controlo dos meios de comunicação, um eventual desastre lunar poderia ter o impacto negativo abafado, mas como programa espacial chinês tem como principal objetivo não a produção de Ciência mas a afirmação internacional e local do prestígio chinês e do partido comunista, um falhanço lunar poderia ter um grande impacto.

A China não pode dar-se ao luxo de suportar um desastre na sua primeira missão humana à Lua devido ao caráter propangadísticos que carateriza o seu programa espacial, onde uma presença na Lua seria fundamental para a afirmação da China como superpotência.

A confirmar-se a presença da China na Lua antes do regresso dos EUA, tal prende-se muito mais com os erros que Bush fez do que ao mérito da China ou ao demérito de Obama. Sem os erros que resultaram na patética reedição do Apollo chamada Constellation, com os mais de 10 biliões de dólares já gastos e agora atirados para o lixo, os EUA talvez pudessem manter um plano de regresso à Lua mais realizável. Curiosamente, note-se que todo o orçamento anual chinês para o Espaço é de pouco mais de um bilião de dólares, um décimo do custo do Constellation!

A China já provou que é capaz de conseguir fazer os seus passos por custos baixos e seguindo uma lógica de passos pequenos e seguros… Enfim, a única potencia espacial que pode chegar à Lua antes da China não são os EUA, mas… A Índia que enviou a primeira sonda lunar em 2008 e que já afirmou planear colocar o seu primeiro astronauta na Lua em 2016, quatro anos antes da data chinesa! De facto, a data indiana é praticamente impossível já que a Índia ainda nem sequer colocou um astronauta em órbita nem ensaiou acostagens (como a China fará em 2011-2012), mas que o objetivo está traçado, está.

Fonte:
http://www.moondaily.com/reports/US_lunar_pull-out_leaves_China_shooting_for_moon_999.html

Anúncios
Categories: China, SpaceNewsPt | Etiquetas: | 6 comentários

Navegação de artigos

6 thoughts on “A China vai colocar os seus primeiros astronautas na Lua antes de 2020

  1. Não acredito que coloquem um cosmonauta nesse ano… não têm tecnologia suficientemente fiável para tal. Ainda têm de dar um passo enorme…
    E o progrma espacial japonês? Como está? Parado?

  2. chacal2011

    E qual a vantagem disso, se já foi feito a mais de 40 anos.
    Se eles querem demonstrar algo, que vá para Marte, adoraria ver uma nova corrida espacial do Século 21.

  3. do jeito que as coisas estao nesse ano não mas em 2020 é uma possibilidade real, Clavis sabe se eles tem planos para hiperion, espero que alguém tenha

  4. se mostrarem que têm hoje a tecnologia e a vontade para estarem na Lua e mais ninguém for capaz de (pelo menos) equivaler tal feito demonstram que são hoje a ponta de lança da Terra no Espaço e servem amplamente os seus fins de propaganda interna e externa.
    E os EUA reafirmam o seu declínio…

  5. denys

    AMIGO A CHINA VAI LAR PARA PROVA QUE OS AMERICANOS NÃO FORO A LUA.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: