Lost S6E06 “Sundown”: Comentários

Este episódio de Lost não é particularmente rico no que respeita aos mistérios de Lost ou de contributos para as suas soluções… apesar disso, cá vai vai a nossa modesta análise:

1. Quando Sayid é levado para um SUV negro e confrontado com um chefe mafioso, reconhecemos neste nada mais nada menos que Martin Keamy, o chefe dos mercenários do Kahana… Neste mundo paralelo de “LA X” todos os personagens de Lost parecem estar também relacionados, como o estão no outro universo… Este é um novo mistério, introduzido da Temporada 6 e que aguarda ainda resolução..

2. De volta a 2007, Sayid invade o quarto de Dogen e confronta-o com a máquina que este usou para o torturar. Dogen responde-lhe que máquina permite ver se existe um equilíbrio entre o Bem e o Mal na pessoa onde é aplicada. Como a máquina usa eletricidade e eletródos aplicados diretamente sobre a pele. É provável que a máquina se baseie no princípio das imagens Kirlian. Os halos registados nestas fotografias corresponderiam à aura e esta seria diferente de acordo com a situação “moral” e ética do emissor da aura (as imagens Kirlian têm sido muito criticadas, especialmente desde que se descobriu que um corpo no vácuo não as emitia). Mas os “Outros” acreditam manifestamente nelas. E se assim a máquina pode ser simplesmente um medidor de auras, para aferir se no sujeito observado estas pendente mais para o Bem ou mais para o Mal, medindo assim a balança que MLocke mostra a Sawyer. A “máquina da moral” (chamemos-lhe assim) parece corresponder à balança que aparece no Livro Egípcio dos Mortos (e que é reproduzida na gruta de Mlocke) e que era usada no Tribunal dos Mortos presidido por Anubis. Num prato Anubis colocava o coração do morto (que não era retirado das múmias), e no outro uma pena. Se este pesasse mais que a pena, a alma passava ao Mundo dos Mortos.

3. MLocke avisa através de Sayid os Outros que Jacob morreu e que devem abandonar a Ilha com ele se querem viver. O objetivo de MLocke, que antes parecia ser mais morrer, do que deixar a Ilha, parece agora mais claro: MLocke quer deixar a Ilha. Para ir viver no mundo que deixou à milhares de anos atrás? Na Ilha existem formas de viajar para o Passado, como ficou claro nas Temporadas 4 e 5. MLocke estará a pensar usar este meio para regressar ao seu mundo e ao seu tempo? Se foi, esqueceu-se de avisar os Outros desse pequeno detalha… Que vão sair da Ilha, viajando para o Passado…

4. O hieroglifo que é pressionado no corredor do Templo é “Shen” (http://en.wikipedia.org/wiki/Shen_ring) que simboliza a autoridade eterna, bem adequado no contexto de Lost…

5. É curioso que embora MLocke possa ser morto por um punhal (supõe-se que um punhal especial ou dos “antigos”), Jacob o tenha sido… Sempre pensei que Jacob e Mlocke eram feitos da mesma “matéria negra”, mas aparentemente tal não é o caso, já que Jacob era feito de “carne” e MLocke de “fumo negro”, e o primeiro fisicamente vulnerável, enquanto o segundo não o é… Mas são ambos da raça dos “Antigos”, então, será que MLocke afinal não passa mesmo do “mecanismo de proteção do Templo”, o termo que ele próprio usou para se descrever quando assumiu o corpor de um francês na Temporada 4 e Jacob era efetivamente o último dos Antigos?

Anúncios
Categories: LOST (Perdidos) | Etiquetas: | 2 comentários

Navegação de artigos

2 thoughts on “Lost S6E06 “Sundown”: Comentários

  1. parece que lost continua mantendo o que a faz ser uma serie de grande susseco, pena nao ver muinto disso por aqui, agora indo para as bandas laterais:

    considero como uma das piores perdas da tv brasileira no século 21 o fechamento da rede mulher não que os filme fossem incríveis ou a programação deslumbrante, em geral eram filme b de ficção cientifica de baixo orçamento, americanos ou europeus, não eram os melhores que podiam existir, mas eram diferentes (só isso valia a pena assistir) e é claro melhores do que os que eram exibidos pelas demais emissoras

    outra perda é que não consigo sintonizar a CNT, foi por esse canal que eu assisti volta ao mundo em 80 risadas, único filme dos 3 patetas que eu consegui assistir ate hoje (infelizmente)

    e no seu pais Clavis quais foram as piores perdas nesse seculo que se inicio

    aproveitando as bandas laterias aqui vai um parte dequele filme em Stop Motion que eu falei

    e uma pergunda vc conhece esse desenho acho que sou a única pessoa que o conhece isso ta começando a me incomodar

  2. oz dkids? nope. não me lembro de ter visto por cá…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: