Sukhoi T-50: algumas notas e dúvidas

Sukhoi T-50 (http://www.7ele.com)

Sukhoi T-50 (http://www.7ele.com)

O primeiro voo do Sukhoi T-50 inundou de euforia muita gente… Mas muitos duvidam da capacidade da empresa aeronáutica russa para terminar o seu desenvolvimento e começar a fabricar este tipo de aparelho já em 2015, como indicam fontes oficiais russas…

O T-50 foi nitidamente concebido tendo em conta a furtividade, com baías de armamento internas. Mas continua a ser no essencial um Flanker (criado em 1977) agora com o aspecto externo de um F-22A Raptor, já que não tem motores de Supercruise, lhe falta um radar AESA. Poderá ser um par do F-35, mas ainda não do F-22, não pelo menos na sua forma atual.

É certo que na sua forma atual, o T-50, ainda é um avião nas suas primeiras fases de desenvolvimento. E se o Raptor entre o seu primeiro voo em 1990 e o primeiro uso operacional em 2005, esteve dez anos em desenvolvimento, como conseguirá a Sukhoi encurtar esse prazo para apenas cinco anos?

O protótipo T-50 apresentou várias superfícies em metal, o que indica que estas serão substituídas por materiais compósitos noutros protótipos e certamente, quando este avião furtivo chegar às linhas de produção, já que é difícil acreditar que um avião furtivo não use este tipo de materiais em abundância.

O T-50 apresenta os motores muito separados um do outro, o que garante excelente manobrabilidade com os seus jatos vetoriais, assim como bom espaço para armamento interno (um dos problemas do Raptor) ou espaço para combustível. As baías externas deverão ser usadas para mísseis ar-ar e serão complementadas por baías externas de armamento que nem sempre serão preenchidas de forma a baixa a elevada furtividade do aparelho.

Os motores que irão equipar o T-50 serão fabricados pela Saturn e serão completamente novos, não um desenvolvimento dos 117S, como se chegou a afirmar. Mas estas declarações da Saturn foram pouco depois desmentidas pelo vice-primeiro ministro russo Sergei Ivanov que disse que “a questão dos motores ainda está por dizer”, e que os motores do aparelho poderiam mesmo ser afinal os 117S que equipam os 3 protótipos. O que permitirá talvez cumprir o calendário de 2015, já que o novo motor supercruise só estará pronto lá para 2020, pelo menos…

O radar AESA está a revelar-se como outra dificuldade do T-50. O radar está a ser concebido pela Tikhomorov NIIP e está atualmente a ser testado no solo, devendo estar pronto para testes no protótipo do T-50 a partir de meados de 2010.

O T-50 continua a tradição russa de fabricar aviões capazes de transportarem grandes cargas de armamento, bem superior ao F-22, diga-se e na melhor tradição do Su-27.

A Índia é um parceiro importante deste programa (financiando 25% do seu custo total) e será cliente de metade dos 500 aparelhos já encomendados. O seu T-50 será o bilugar T-50UB, uma versão própria, desenvolvida pela empresa indiana HAL, a partir do T-50 original.

Fonte:
http://www.military.com/features/0,15240,210368,00.html?ESRC=dodnews.RSS

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4 thoughts on “Sukhoi T-50: algumas notas e dúvidas

  1. LuisM

    Com todos os handicaps que o PAK-FA possa ter, compará-lo ao SU-27 será a mesma coisa que dizer que um F-22 é um F-15 “kitado”.

    Correm rumores não confirmados dado também possuir um pequeno radar de cobertura traseira, que possuirá 2 mísseis curto alcance virados para trás como o lendário FIREFOX.

    Numa primeira análise a maior falha é não apresentar cobertura “stealth” apresentando a fuselagem um aspecto muito primitivo, com rebites salientes.

    Será muito pouco expectável que os russos possam conceber o composto químico da tinta “invisível” americana.

    • mAIOR

      O composto da tinta invisível chegou ás mãos dos Russos através de um F-117 abatido na Jugoslávia.
      Os motores que actualmente equipam o T-50 já possuem supercruise os próximos vão apresentar, em teoria, um supercruise nunca antes visto. Cerca de Mach 1.85 (ao invés do Mach 1.2 ou lá o que é – 1300 Km/h). O radar que vão utilizar é um desenvolvimento do actual Irbis-E que já de si é um radar do caraças. Este Radar pode detectar alvos até 400Km (capacidade de distinção de alvos com assinatura de radar inferior a 0.01 m2 a 90Km) pode seguir 30 de cada vez e atacar 12. Estas especificações são melhores que as do APG-77 AESA apesar de nenhuma fonte Russa ter dito que este radar é melhor que o do F-22. O radar será complementado por sensores auxiliares na L-band colocados nas extremidades das asas. Esta banda é melhor para detectar aviões muito invisíveis mas baixa a resolução do radar. No geral, estou muito curioso a ver o que sai dali. Parece-me ser um avião interessante com características (que a provarem serem tão boas como no papel) fenomenais. Os russos já disseram que o avião será menos invisível que o F-22 para ter mais mobilidade (algo que os Russos sempre tiveram nos seus aviões).

  2. essa do radar traseiro é nova para mim, mas bem ao estilo russo.,..
    a questão da fuselagem é de facto muito comentada, mas diz-se por ai que é apenas provisória (o tempo de desenvolvimento foi muito curto) e que nos modelos de produção já haverá uma cobertura de materiais compósitos stealth…

  3. ..é dizem isso é e verdade…um outro amigo confirmou isso p eu..

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