
A Proporção Dourada (http://www.contracosta.cc.ca.us)
Quem leu o “Código Da Vinci” deve saber o é a “Proporção Dourada”. A civilização egípcia teria usado a dita na construção dos seus maiores monumentos, como as pirâmides e surgiria também posteriormente, no Parthenon de Atenas, nas grandes catedrais do gótico e, por exemplo, na Mona Lisa de Leonardo da Vinci (referida a este propósito por Dan Brown).
A “proporção dourada” ou “proporção divina” seria uma proporção geométrica que seria a mais esteticamente agradável. A “proporção” descreve um rectângulo de proporção um e com metade desse comprimento em largura.
Foi sobre esta proporção que se debateu um professor da “Duke University” de nome Adrian Bejan que acredita que esta proporção é tão comum na natureza, na arte e na arquitetura porque, segundo o professor, os olhos humanos analisam a imagem com maior rapidez se se tratar de uma forma compatível com um retângulo na “proporção dourada”. O professor norte-americano afirma que o mundo (humano ou natural) está basicamente orientado na horizontal e que os animais especializaram a sua visão para procurarem presas e caçadores nesse eixo, tendo aqui, assim, uma visão mais perfeita nesse eixo. Os mecanismos de cognição evoluíram em sincronia com esta adaptação da visão, acompanhando a nova informação com a capacidade de processamento e por essa razão é que existiria na natureza tantos exemplos da “proporção dourada” e porque estes seriam tão comuns na arte: porque biologicamente todos fomos programados para o procurar e reproduzir.
Fontes:
http://www.terradaily.com/reports/Mystery_Of_Golden_Ratio_Explained_999.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Golden_ratio
Comentários Recentes