Laurence R. Young da NASA na Escola Secundária Luís de Camões e de uma (inexistente) estratégia portuguesa para o Espaço

Laurence R. Young da NASA (http://web.mit.edu)

Laurence R. Young da NASA (http://web.mit.edu)

Numa notícia que passou praticamente desapercebida nos meios de comunicação portugueses, o professor Laurence R. Young da NASA e um dos maiores peritos mundiais em astromedicina do mundo visitou recentemente Portugal e fez uma apresentação na Escola Secundária Luís de Camões, em Lisboa. A visita enquadrou-se no âmbito do programa do MIT em Portugal intitulado “MIT Professors Visit Schools” em parceria com o programa governamental “Ciência Viva”. A visita cumpre o objetivo do “Ciência Viva”, que é o de promover o ensino e o interesse pela Ciência e pela investigação científica em Portugal.

A comunicação do professor norte-americano no Liceu de Luís de Camões tinha o título “Indo a Marte com Gravidade Artificial”. Nesta, o foco foram os riscos psicológicos que as tripulações humanas terão que vencer para chegar – e para regressar – do Planeta Vermelho.

Young mencionou vários perigos, desde a exposição à radiação, perda de massa óssea, um risco elevado de cancro e problemas psicológicos vários. Nesta exposição, o professor estabeleceu paralelismos com as navegações portuguesas, que colocavam na sua época uma série de desafios de não muito diversa gravidade.

A comunicação foi extremamente bem acolhida, estando a lotação do auditoria esgotada e havendo centenas de jovens de pé, o que demonstra o elevado grau de interesse dos estudantes portugueses no Espaço, diametralmente oposta ao desinteresse crónico de vários governos sucessivos pelo apelo à aventura e à descoberta que o Espaço hoje representa.

A exposição tinha como objetivo motivar os estudantes para a exploração do Espaço e para carreiras científicas, tendo deixado aqui sementes numerosas que esperemos que venham a desenvolver-se, como admitiria o próprio cientista da NASA: “O entusiasmo, conhecimento, e nível de interesse dos estudantes da Escola Secundária de Camões foi fantástico. Tornou clara a tese de que o instinto da exploração continua a ser uma motivação para a educação científica em todo o mundo”.

Portugal não tem contudo sabido estar à altura do espírito de aventura dos seus antepassados e sucessivos governos têm esquecido que um dos seus deveres é o de delinearem e seguirem uma estratégia consiste e profunda de exploração cientifica e comercial do Espaço, a última grande fronteira e potencialmente uma das vias mais promissoras para o desenvolvimento a prazo da nossa economia, preenchendo no imaginário e no campo dos grandes objetivos estratégicos o espaço que em Quinhentos esteve ocupado pelos descobrimentos e expansão no grande Mar Oceano, cumprindo assim o importante aspecto motivacional que o Portugal de hoje parece ter perdido e que urge reencontrar para sairmos desta “morte lenta” em que estamos atolados desde finais da década de setenta.

Fontes:
http://www.marsdaily.com/reports/Portuguese_Students_Get_A_Glimpse_Into_Future_Mars_Missions_999.html
http://web.mit.edu/aeroastro/www/people/lry/

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