O PAK-FA (Sukhoi T-50) realiza o seu primeiro voo

Finalmente, depois de muitos adiamentos, o primeiro PAK-FA realizou o seu primeiro voo. O voo terá demorado pouco mais de 47 minutos e teve lugar a 10 de janeiro de 2010 a partir do aerodromo de testes da KnAAPO de Komsomolsk-on-Amur sendo pilotado pelo piloto de testes Sergei Bogdan.

O teste terá cumprido os objetivos, tendo o avião “comportado de forma excelente”, sendo avaliado o controlo em voo do aparelho, o desempenho dos motores e dos sistemas primários. O trem de aterragem foi também recolhido e elevado em voo.

Os motores usados neste protótipo são ainda as turbinas NPO Saturn 117, uma variante das 117S do SU-35 e SU-27M.

O avião tem vários materiais compósitos e aerodinâmica avançada de forma a reduzir a sua assinatura ao radar, garantido-lhe caraterísticas stealth avançadas e comparáveis às do F-22A Raptor, quer ao radar, quer na gama dos infravermelhos. O PAK-FA tem ainda um radar AESA da Tikhomirov NIIP.

Este voo significa que a Rússia está novamente a caminho da superioridade tecnológica, perdida com a aparição do F-22A Raptor dos EUA e que agora que a tecnologia na base dos SU-30MK está acessível à Índia e à China, pode tornar a ambicionar uma liderança tecnológica em relação a estes parceiros (“aspas” no caso chinês…), algo que só pode ser realizado se o PAK-FA conseguir efetivamente sair da fase embrionária onde ainda se encontra e chegar às linhas de produção, a partir de 2012, recebendo então a designação oficial de T-50.

Fonte:
http://www.flightglobal.com/articles/2010/01/29/337795/pictures.html

Anúncios
Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: , | 20 comentários

Navegação de artigos

20 thoughts on “O PAK-FA (Sukhoi T-50) realiza o seu primeiro voo

  1. Pingback: Sukhoi T 50 - Nardu

  2. ..é em tempo mt curto, se olharmos o projeto dos ianks, q aliás , já foi p o ralo…hehehehehe.

  3. Às

    Tanta expectativa pra nada…–” o PAK-FA T-50 não supera o F22 Raptor e nem o F-35 Lighting em combate…

  4. sim, esse sabor fica, de facto…
    mas atenção: o F-22 saiu de produção e o F-35 é um triste seu sucessor, logo o T-50 tem amplo espaço para crescer…

  5. Matheus

    Estes criticos do Pak Fa não sabem o que dizem. O Pak Fa foi um projeto que demorou menos da metade do tempo do programa ATF para ficar pronto, foi gasto bem menos e ainda assim tem caracteristicas comparáveis ( se não melhores) que as do F-22 raptor (não sabemos ao certo porque nunca houve um combate entre os dois, entao não se pode alegar nada), e ainda assim há pessoas que dizem que o projeto nao chega aos pés dele, sendo que é um projeto de 30 anos atras, e que só foi iniciado graças ao money dos E.U.A.

  6. os atrasos sucessivos (e problemas com a motorização) explicam esse “sabe a pouco” a propósito do T-50, supoho…
    o avião é de facto comparável e parece ter custado uma fração do custo de desenvolvimento F-22, e até do seu preço unitário… algo que devia ensinar umas coisas aos “capitalistas” dos EUA e sobre o que está (muito) mal nos seus programas militares…

  7. Eles não são bons alunos e tendem a não aprender muito bem, até que a situação foge totalmente do controle e só resta aprender ou coisa pior.

    Russos por outro lado aprende, um pouco mais rápido, mas as vezes podem ser tão estúpidos quanto os americanos, veja guerra da Crimeia, mas dessa vez não.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_Crimeia

    Post interessante Clavis, obrigado por aborda temas importantes e interessantes que são totalmente ignorados pelos meios de mídia do meu país.

  8. O + importante e q o F22 e o JSF F35 , um já parou de produzir e outro vai ter uma “pausa” nos seus testes…é q o caça furtivo chines é bem parecido com o dos ianks..houve roubo destas informações no pentágono…Mt coincidência?

  9. wagner

    Com o primeiro vôo do PAK FA todos os concorrentes do FX2 se tornaram imediatamente OBSOLETOS, porque são todos de 4ª geração e o novo caça Russo se mostrou superior ao F22 Americano de 5ª geração custando menos da metade do preço ! Não existem desculpas…FORA RAFALE e BEM-VINDO SUKKOI-T50 ! Festa também no Brasil ! Aqueles que lutam dentro das forças armadas para implantar a dominação do Imperialismo americano estão de joelhos…O PAK FA é um extraordinário SUCESSO ! o Brasil deve fazer parte e se afirmar como País SOBERANO…entenderam ? É uma questão de SOBERANIA…
    A estratégia da guerra não é só força bruta. Os Russos demonstraram superioridade intelectual porque desenvolveram um caça-multifunção tão ou mais eficiente e poderoso que o F-22 por 1/3 do preço…e nesses dias tão estranhos já sabemos que o primeiro ataque a um país sempre será no seu sistema econômico. Dito isto pode-se fazer mais com menos dinheiro e aumentar substancialmente o poder militar de um País como o Brasil.

    ACORDA BRASILl !!

  10. Fantástico

    Fantástico como um avião que é praticamente uma maquete do que pretende ser acabou de fazer o primeiro vôo e já aparecem os típicos especialistas no assunto que logo o classificam de melhor ou pior que este ou que aquele modelo. Especialista que é especialista dá logo uma nota pela aparência ainda que nada saiba sobre os equipamentos e armamentos que virá a ter, a maior parte dos quais ainda estão à espera de financiamento para começarem a ser desenvolvidos.
    Especialista que é especialista(como álguns de vós) vê um recém-nascido e diz logo: Este sim, daqui a 20 anos vai bater o tempo do Usain Bolt nos 100 metros e vai comer muito menos que ele.
    Mas enfim, para grandes “especialistas” qualquer esboço enche o olho.

  11. Fenix

    Quase todos os projectos tanto para aviões como para taques e vasos de guerra e mesmo missil são da decada de 60 e 70 tanto para russia como para os estados unidos.A tecnologia mais recente são protatipos que não se vende como F22 o F35 esse já foi um lowcost mas não sera a versão final.

  12. e tal é compreensível: a Guerra Fria terminou e a China ainda não está a enfrentar o Ocidente no campo de batalha, apenas estabelece bases de recursos naturais e realizar ataques cibernéticos.
    De futuro, aliás, creio que as “guerra convencionais” serão muito diferentes… com mais guerrilha, operações especiais e guerra cibernética, mais do que “batalhas de metal” convencionais.

  13. wagner

    Bem, eu quero ver a bandeiro do Brasil aí na fuzelagem deste SUKKOI T50 e quem não quer luta consciente e inconscientemente contra o Brasil ! A análise sobre o PAK FA não é tecnológica e cientifica, porque ele neste momento é o rei dos céus ( até que a Usaf melhore o projeto do F22 ), mas é política. Afinal de contas quem lutaria contra se ter o caça mais avançado no mundo taxiando na base aérea de Anapólis ! Só faz isto quem está contra o próprio País…traídores !

  14. o T-50 será agora motivo de algum remorso… agora que voa.
    mas o rafale é ainda uma excelente opção: desde logo a França é um parceiro mais fiável… e pode-se confiar nela para manutenção.
    pode-se dizer o mesmo dos russos?

  15. Todos os q disseram contra estão com certeza com remorsos ,é conctataram o quanto ñ tem visão de longo prazo, é quão burros os mesmos são..o BRASIL perdeu é mt.

  16. bem, a Sukhoi ainda tem que provar que é capaz de começar a fabricar T-50s até 2015!
    Prazo tramado…
    E já não falta quem alerta para a impossibilidade do mesmo…

  17. Só posso dizer isso desse caça russo: Ele é uma grande promessa no setor de aviação militar. E pelo que eu sei, ele tem grande potencial.
    Bota esses Rafale e outros no chinelo…

    Os russos são “tensos” na física e matemática…
    Se tivessem a verba “ilimitada” que os EUA têm, nem imagino o que poderia surgir.

  18. terá, sem dúvida. os russos sempre provaram ter uma ingenuidade à prova de tudo…

  19. Your piece of writing implies that you’re extremely well written and able to write
    pleasing content. You publish articles for other people?
    I possibly could pay you for the work (on an hourly basis, per piece of writing,
    .etc).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: