Foi a própria ministra alemã da Justiça, Sabine Leutheusser-Schnarrenberger que declarou que a Google se está a tornar num “monopólio gigante” e que o Estado alemão irá agir contra a multinacional se esta não parar de compilar dados sobre os seus utilizadores.
A ministra alemã exprimiu igualmente a mesma preocupação que por aqui já publicitámos: a Google está a ficar demasiada omnisciente e omnipresente, uma tendência que ainda aumentou mais recentemente com a aparição do Google Books e – sobretudo – do Google Earth, sendo que o último destes foi já alvo de vários processos judiciais por violação das mais básicas regras de privacidade.
A questão está em saber o que é que a Google sabe exatamente sobre cada um de nós, para além que nos deixa ver na nossa “Google Account” e, acima de tudo, o que faz com eles… É claro que a Google faz tudo isto na cobertura de gigantescas lacunas legais, fruto do laxismo dos legisladores. Aproveitando estes desfasamentos, a multinacional continua aumentando paulatinamente o seu poder, prolongando-o a praticamente todas as vertentes da atividade cibernética, desde o Office (GoogleDocs), ao correio eletrónico (Gmail), navegação na Internet (Chrome), Georeferenciação (Google Maps), Busca Local (Google Earth), etc, etc. Praticamente, em tudo o que fazemos está a ser feito na Google e oferecendo dados pessoais à multinacional, que depois os utiliza (supostamente) para nos apresentar publicidade direcionada. Ou para mais… Não se sabe, já que a empresa não dá aos seus utilizadores os dados que possui sobre eles próprios.
Fonte:
http://www.publico.clix.pt/Tecnologia/alemanha-receia-monopolio-gigante-da-google_1417205
Comentários Recentes