A Venezuela doa 3 Mirage 50 ao Equador

Três aviões Mirage 50 foram doados pela Venezuela ao Equador e já chegaram à Base Aérea equatoriana de Taura. Estes são os primeiros de seis aparelhos que serão entregues pela Venezuela a este seu aliado bolivariano. Os aviões serão acompanhados por mísseis ainda não especificados e estão em boas condições, com excepção dos seus radares que terão que ser substituídos ou profundamente reparados.

Simultaneamente, a empresa sul africana Denel está em negociações com o Equador para lhe fornecer 12 aviões ex-sul africanos Cheetah C/D, que decorrem neste momento em torno de questões de financiamento.

Este reforço de meios visa dotar o país de uma força aérea que seja capaz de enfrentar os conflitos em que o Equador tem estado envolvido nas últimas décadas, desde o Peru – com quem as suas forças se enfrentarem na selva amazónica – à Colômbia, que em data muito mais recente esteve em estado de “pré-guerra” devido ao apoio que o Equador concede à guerrilha das FARC, situação em que a Venezuela alinhou ao seu lado e em consequência da qual estes aviões foram agora doados.

Fonte:
Air Forces Monthly, dezembro de 2009

Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: , | 11 comentários

Navegação de artigos

11 thoughts on “A Venezuela doa 3 Mirage 50 ao Equador

  1. antonio pais

    será que aquilo voa

    LOL

  2. ..o BRASIL era p fazer isso, é ñ a Venezuela, p tirar da orbita dele , o sr Chaves, o Equador…uma questão de geopolítica e aproximação…falta visão aos n/ lideres…+ espero q isso mude em 2010. Td de bom p td .

  3. bem, os radares estavam todos lixados…
    os aviões parecem voar, mas terão um reduzido valor militar se não repotenciados.

  4. tudo de bom neste ano de 2010, para si também, caro Carlos Argus!

  5. Pegasus

    Pura panfletagem sem merito, não se pode apenas ter aviões e esta resolvido, quero ver treinar pilotos e com armamento efetivo, isso para mim, não passa de mais uma balela do senhor Hugo Rafael Chavez frias, alias começo a pensar em algo que, a primeira vista parece absurdo, mas se analisarmos bem, tem uma certa logica.
    Coloco que o senhor Chavez, na melhor linha “Teoria da conspiração”, é o melhor agente americano dos ultimos tempos, e digo porque:
    1)Faz um alarde danado contra os americanos, mas não interrompe o fornecimento de petroleo aos mesmos;
    2)Destroi a infraestrutura interna de seu país, possibilitando que, com sua inevitavel queda, o país que vier a ajudar a Venezuela, sera recebido como salvador e possivelmente controlador da compra e venda das reservas de petroleo;
    3)Com seu pretenso rancor contra a Colombia, da a desculpa para os americanos aumentarem o numero de bases na colombia para 20 e deixando-as com equipamento operacional de guerra e não só apoio ao combate ao narcotrafico; e por consequencia…
    4)Deixa os americanos em condições de pressionar o alvo que precisam ter maior controle na america latina, sim, o Brasil, crescimento economico é poder e eles nunca querem alguem sem controle , no seu “quintal” principalmente, um país sem controle e com verbas para se armar, como esta acontecendo no Brasil, poder ser um rival temivel no futuro, ou vocês não notaram que o unico país que faz parte do BRIC, que tem um aparato de defesa ridiculo é o Brasil?!
    E sua possivel aproximação com a China e parcerias fazem os americanos suarem.
    Portanto senhores, para mim, os americanos nunca tiveram um agente tão bom nas americas, como o senhor Chavez, mas…quem sabe não é só coisa da minha cabeça, o tempo dira.

  6. o chavismo tem servido de facto esses propósitos…
    mas temos que reconhecer que a condição de vida dos venezuelanos, com Chavez, melhorou dramaticamente, especialmente nas classes mais baixas.
    podemos discutir os seus tiques populistas e autoritários (que existem), assim como a sua política económica (de que não discordo tão veementemente), mas que a vida dos venezuelanos melhorou mais do que nos 40 anos de “democracia” precedentes, isso é reconhecido por quase todos…

  7. ..sr. pegasu…disseste td , é isso aíh..osr. chaves só dá motivos a presenças dos ianks na américa do sul…e em caso de guerra vai ser invadido pelos colombianos , bem + bem preparados miltarmente…e o BRASIL vai ser a “bucha”..espero q essa idiotice ñ ocorra, vai debilitar as economias locais…e em especial a venezuelana..Sds e td de bom p todos.

  8. Um presente envenenado. O Brasil deve afastar-se da extrema esquerda e potenciais conflitos por estes gerados. Lula no lado certo.

  9. Pegasus

    Clavis
    Nao sei se suas informações estão corretas sobre o melhoramento das classes baixas na venezuela, o que temos visto e ouvido, nós, aqui do lado, é que a economia esta em colapso, o sistema de produção de pecuaria não existe mais, pois fez, Chavez, uma reforma agraria sem parametros e liquidou a produção de carne de seu pais, que agora é quase toda importada e a agricultura esta no mesmo caminho, la existem mercados desabastecido, com prateleiras quase vazias , pois a maioria da alimentação e quase toda importada.
    A inflação explodiu e com inflação alta, não pode haver crescimento do poder aquisitivo.
    Por isso no meu comentario acima, mencionei que sua queda seria inevitavel, mesmo seus generais ja começam a questionar a sobrevivencia da venezuela se continuar nesse rumo.

  10. a saúde, o ensino, a distribuição de bens de 1ª necessidade tornaram Chavez popular entre as camadas mais desfavorecidas da população, esquecidas por décadas de “democracia cleptomaníaca”.
    Sem o espaço deixado livre por esse senhores, o chavismo não teria forma de singrar…
    mas é verdade: o modelo venezuelano está a soçobrar: dependia de rendimentos constantes e crescentes do petróleo e estes, com a recessão, pararam…

  11. xita

    de onde desenterraram esse bicho???

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: