O PAK-DA ou Sukhoi T-50 em http://warfare.ru
O PAK-FA (ou Sukhoi T-50), o novo caça de 5ªa geração russo, está prestes a realizar o seu primeiro voo. Depois de vários adiamentos no programa de desenvolvimento do PAK-FA, o seu primeiro protótipo deverá ter sido terminado já em novembro e realizar o seu primeiro voo ainda antes do final de 2009.
O PAK-FA está a ser construído na fábrica Sukhoi de Knaapo em Komsomolsk-na-Amur, onde estão 5 protótipos, em fases diferentes de finalização. Três destes serão usados em testes de voo, um para testes estáticos no solo e o quinto não deverá nunca voar, sendo usado em exibições e em testes de solo.
O segundo T-50 já construído – em agosto – foi entregue à base de Zhukovsky e está desde então a ser testado pelo Instituto TsAGI.
Todos os protótipos serão equipados com motores NPO Saturn 117S. Uma opção temporária, enquanto não termina o desenvolvimento de novos motores para o PAK-FA. Os aviões irão receber também os radares AESA Sh121, logo que estes estiverem terminados, a partir de meados de 2010.
Fonte:
Air Forces Monthly, dezembro de 2009
Tema interessante, totalmente ignorado pela mídia comercial, bom saber que ao menos nesse espaço qualquer interessado pode discutir e se informa sobre isso.
As redes de comunicação no Brasil ignoram esse tema totalmente não vi matérias ou artigos publicados nem em redes de TV publica ou particular isso é preocupante.
As forças armadas brasileiras e seu sucateamento, desde o final da ditadura, não são mais dignos de nota pela imprensa brasileira, um erro imperdoavel que custou anos de defasagem e uma fragilidade absurda em termos de defesa de um país com o tamanho e a importancia que o Brasil teria que adquirir.
Colocou-se no pós ditadura que não se poderia dar enfase aos militares com medo de dar força a um novo periodo ditatorial, prova de um país sem preparo organizacional como nação, com recentimentos profundos, transformando-se em presa facil para opiniões estrangeiras.
Meu país é um gigante de joelhos frente a governantes pré-históricos que para avançar, tera que fazer como Deus fez com os Hebreus no deserto, terá que esperar 40 anos até a morte de uma geração “viciada”, que no caso do Brasil, é de politicos descomprometidos com a nação de forma progressista.
Nossa sorte é que esse tempo de 40 anos começou em 1989, com a votação direta para governantes, portanto, temos ainda 20 anos para esperar e ja se pode contar que nos 20 anos que se passaram, muitos politicos retrogrados da velha escola ja partiram…20 anos, só mais 20 anos.
as décadas de 80 e 90 foram anos em que o Brasil malbaratou todo o know-how e as empresas (como a Engesa). O governo Lula (por muitos defeitos que tenha) pelo menos reativou programas estancados e procurou reativar o setor de Defesa. Muito há a fazer, mas pelo menos começou-se…
falta agora uma presença mais ativa nos cenários internacionais de crise e uma maior integração com a CPLP.
Olha ele ai!
ora bem!
mais uma grande maquina russa . pra mim não é novidade nenhuma pois reconheço a capacidade dos russos no fabrico de grandes aviões mlitares . fui estudante na antiga união sovietica onde me formei na aviação militar primeiro em helicopteros mi-8 e mi-17 posteriormente em caças interceptores, em especial o mig-23 . tive o previlegio de ver e assistir ao vivo voos do mig -29 na base aerea de logavoi na asia central