
Sukhoi T-50 (PAK-FA) em http://warfare.ru
A Índia e a Rússia estão a assinar vários contratos no âmbito do programa PAK-FA que segundo, Alexander Klementiev, da Sukhoi, está “a correr muito bem”. Estes contratos surgem numa altura em que aparecem em vários meios de comunicação indianos referência à insatisfação dos engenheiros indianos quanto ao acesso ao programa PAK-FA. Aparentemente, a Sukhoi não estaria a transferir tecnologia para a Índia com a atitude esperada pelos indianos e os acordos agora a serem assinados tratariam precisamente destas questões.
Os primeiros acordos entre a Índia e a Rússia quanto ao novo caça PAK-FA foram assinados em Moscovo, já em 2007 e não foram fáceis porque os indianos queriam um avião de dois lugares capaz de incorporar armas e aviónica ocidental, enquanto que os russos queriam um avião monoplace… Ambos concordavam contudo de que teriam que ter motores de jato vetorial e caraterísticas furtivas. Estas diferenças, explicam porque é que o primeiro protótipo indiano vai voar apenas em 2017, enquanto se acredita que o primeiro voo de um PAK-FA russo esteja a apenas alguns meses de distância. De qualquer forma, os primeiros PAK-FA indianos serão exatamente iguais aos russos, com diferenças apenas no software, o que vai reduzir em muito o trabalho de desenvolvimento indiano (a cargo da HAL) já que o trabalho de modificação do caça para uso pela força aérea indiana será muito menor que o esperado em 2007.
A Sukhoi tem atualmente 3 (ou 4, segundo outras fontes) PAK-FA quase terminados para testes estáticos e um outro aparelho que deverá realizar o seu primeiro voo no final do corrente ano de 2009 ou nos primeiros meses de 2010.
Fontes:
http://www.flightglobal.com/articles/2009/12/11/335995/russia-india-to-advance-deal-on-pak-fa-fighter-variant.html
http://www.defence.pk/forums/india-defence/41211-russia-india-advance-deal-pak-fa-fighter-variant-flightglobal.html
http://www.india-defence.com/reports/4254
http://www.strategypage.com/militaryforums/6-62035.aspx
Comentários Recentes