José Eduardo dos Santos fez uma crítica violenta à… Corrupção no seu país

O Presidente angolano disse que encontrara “timidez” no combate à corrupção. E alegou que havia gente “irresponsável” e de “má fé” nas hostes do MPLA. Eduardo dos Santos acrescentou ainda que a “tolerância à corrupção” seria a prioridade para a 15ª sessão do comité central do MPLA.

A corrupção é de facto endémica em Angola e está confortavelmente instalada em praticamente todos os escalões da Administração Publica, das empresas privadas e (sobretudo) do MPLA. Em resultado, Angola é um dos países mais desiguais do mundo e montantes crescentes resultantes do petróleo desaparecem sem deixar rasto. Estes montantes e a impunidade instalada explicam porque é que hoje Angola é tida como um dos países mais corruptos do mundo, um fenómeno a que a multiplicação de interesses e empresas chinesas em Angola, não é alheia…

A corrupção em Angola é de longe o maior obstáculo ao desenvolvimento deste país lusófono e enquanto existir aqui uma plutocracia muito abastada (liderada desde logo por Eduardo dos Santos e pela sua filha Isabel) este tipo de discursos sofrerá sempre de falta de credibilidade. Outro golpe na credibilidade do regime de Dos Santos é o anúncio esperado de novo adiamento das presidenciais, desta feita, para 2012. Não que se espera grande justeza numas eleições num país onde o governo controla todos os meios de comunicação, claro…

Enfim, até ver nada de novo, naquele que é o terceiro maior país lusófono e um dos poucos que, a prazo, tem condições para melhorar radicalmente o nível de vida dos seus cidadãos. Supondo que a cleptocracia que o rege não aumenta ainda mais a sua voracidade, camuflando-a com desejos pífios de “combate à corrupção”.

Fonte:
http://www.publico.clix.pt/Mundo/angola-presidente-quer-tolerancia-zero-do-mpla-contra-a-corrupcao_1410874?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+PublicoRSS+%28Publico.pt%29&utm_content=Google+Reader

Anúncios
Categories: Lusofonia, Política Internacional | Etiquetas: | 25 comentários

Navegação de artigos

25 thoughts on “José Eduardo dos Santos fez uma crítica violenta à… Corrupção no seu país

  1. julio dinis

    Um corrupto a falar de corrupção , será que ele está a ficar com a cosnsciencia pesada ?! deve ser da velhiçe , a sua hora deve estár a chegar e agora está com medo !!!!

    cá se fazem cá , ou lá , se pagam !!!!

  2. espero que Angola, consiga almenos limitar os males que a corrupcao vem causando a seu povo.

    é uma luta díficil e quase imposível de se travada em países da Africa onde a corrupção eo totalitarismo tem uma base sólidade ampla.

    mas é uma luta que ao se cessar se não se fera apenas a dignidade e o bem estar de um povo, mas todo ou uma grande parte de seu futuro.

  3. é vital, mesmo.
    deposito muita fé, nos “regressados” que estão em Portugal e que começam a regressar, com a vivência democrática (imperfeita) de Portugal e do seu Estado de Direito.
    Duvido que tolerem mais as manigência dos “Dos Santos”…

  4. Inelizmente a censura, desinformção, Ignorância entre outros são elementos essenciais para a corupção.

    E casos como esse não são a Excessão nem na Africa ou no meu país:

    http://www.joildo.net/artigos/25-perguntas-para-gilmar-mendes/

    http://capitao-obvio.blogspot.com/2009/03/gilmar-mendes-censura-programa-da-tv.html

    ps.: quero compartilhar esse artigo interessante que foi feito segindo um sugestão minha espero que gostem

    http://tropaselite.t35.com/astecas.htm

  5. sim, tenho seguido esse caso lateralmente, via edições online de jornais brasileiros e têm aí uma bela salgalhada…
    nada que nós também não tenhamos por cá com o nosso Sócrates, devo dizer!
    Irmãos em tudo, até nos trastes políticos!

  6. Aqui vai uma historia interessante sobre corrupção, historia essa que é totalmetne ignorada em paises.

    “CC: Como se faz isso?
    SG: Não se criam escritórios de integridade, não é assim. Vou contar uma história sobre meu próprio país. Em 1837, um fiscal de alfândega em Nova York, Samuel Swartwout, deixou o porto da cidade com 10% de todo o tesouro dos EUA… Foi para a Inglaterra, com quem não havia tratado de extradição, comprou um título de nobreza, e casou com uma beldade loira e de olhos azuis de 21 anos. Mas o mais interessante é que, interrogados, seus funcionários disseram que sabiam de tudo e não o denunciaram porque trabalhavam para ele, não para o governo. Uma coisa simples que os EUA fizeram, um exemplo de como conseguir lealdade, é que quando você entra para o serviço público jura honrar a Constituição, não o governo, nem mesmo o presidente. Como a Constituição dos EUA começa com “nós, o povo”, você trabalha para o povo, não para seu chefe. É bom relembrar os funcionários públicos para quem eles trabalham.”

    o resto da entrevista está aqui:
    http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=5670

  7. bernado kanganba

    deixa-me dizer-vos que a corrupçao em angola faz parte da politica do mpla, foi o proprio presidente que disse que pessoa come onde trabalha o jes e seus colaboradores sao corruptos

    • fada do bosque

      Conta Joaquim Vieira que o último número da revista “The Economist” revela um impressionante esquema de expropriação das riquezas minerais de Angola e de outros países africanos através da Sonangol e da sua associação a entidades chinesas por intermédio de uma empresa sediada em Hong Kong que fornece à China grande parte do petróleo que este país consome.

      A revista afirma, conta Joaquim Vieira, que “milhares de milhões de dólares destinados [pelos contratos entre a associada chinesa da Sonangol e governos africanos, incluindo o de Angola] a escolas, estradas e hospitais acabaram aparentemente em contas bancárias privadas”.

      Em troca do petróleo angolano, por exemplo, essa empresa comprometia-se a construir em Angola redes de água canalizada, entre muitas outras infra-estruturas, mas ao fim de seis anos 90 por cento da população de Luanda ainda não tem uma torneira em casa.

      http://altohama.blogspot.com/2011/08/quando-os-jornalistas-pensam-o-mundo.html

      • Ainda esta por escrever o livro (grosso) de todas as malfeitorias e roubos que a China esta hoje a fazer em África. Comparada com a China o legado do colonialismo europeu parecera benefico.

        • fada do bosque

          Sobre a China veja aqui: http://snippits-and-slappits.blogspot.com/2011/08/us-and-allies-prepare-for-war-with.html
          Parece que os estadounienses e não só, estão a tramar uma daquelas que ficará para sempre na História, se ficar alguém para a contar! Isto é mesmo uma desgraça, provocam o caos e depois arranjam a solução. Espero bem que não vão para a frente com isto… mas desde 2007 que espero esta tramóia no Médio Oriente e cá está ela! Estes safados são capazes de tudo para terem a hegemonia e o pior,m é que sabiam que se abrissem o mundo à China, iria dar nisto, penso eu!

          • Sera isso que previa um analista na bolsa de frankfurt quando cometava a ultima serie de minicrashes nos Futuros alemaes dizendo “isto nao ‘e normal, parece que os investidores sabem de algo grande que esta para vir”. Na altura pensei que fosse o fim do euro ou a expulsao do mesmo dos Perifericos, mas posso estar enganado… Dizem os manuais de economia que nao ha nada como uma guerra (mesmo que simulada, ao estilo de Orwell) para redinamizar as economias…

            • fada do bosque

              Sim, quem se mete com a Síria e com o Irão que têm tratados com a China e com a Rússia, está a meter-se indirectamente com estas potências também. Se como diz Lindsay Williams, eles estão a fazer esta crise propositadamente para deixarem os chineses a “arder” com o dinheiro, (pelo que vi eles tramaram-na bem tramada acerca do dólar e depois vão substituí-lo! ) está à vista uma guerra mundial de larga escala e veja os dumbs que eles têm construídos. O do Ártico tem o tamanho da Suíça. É uma coisa avassaladora e chegam ao cúmulo de se movimentarem lá dentro, em combóios magnéticos de velocidade mach1! Navios gigantescos debaixo do solo. Pena a youtube ter retirado essa reportagem, mas lá aparecia o Durão todo contente! ele vibrava! Eu sigo um blogue de um japonês, penso que o é pelo nome, mas escreve muito sobre a China e Japão. Apetecía-me deixar lá este link…
              Isto vai ficar bravo, mas o que me chateia mais é que eles têm datas e querem que coincida com a profecia de 2012 e metem pelo meio um anticristo. Se visse um filme de lavagem cerebral, do projeto Blue Bean, feito pela NASA, onde estão a pensar colocar hologramas no céu para os povos pensarem que estão a ser invadidos por et´s!! Se eu não soubesse por alto da forma como actua o Tavistock Institut, tinha apanhado um susto de morrer com esse filme que circula na net! Mas estão a assustar muito crente! então os brasileiros entram em pãnico, meu Deus!

    • Esse ‘e o problema numero Um de Angola. Creio firmemente que so tera solucao, quando o pais der o salto geracional e o poder (em todos os escaloes) for ocupado por partidos novos (sem o legado colonial) e por gente com experiencia direta da vida democratica no ocidente, vinda do retorno da diaspora angolana. O momento ja tarda, mas ‘e certo.

  8. fada do bosque

    Vou deixar aqui o filme de que lhe falei, mas com a minha visão sobre o assunto, baseada nas teorias de Haldous Huxley. Sublinho de que acho o filme perigoso, tenta divulgar a Nova Religião, o New Age e é para esse efeito. Uma verdadeira armadilha. Muna-se de todo o cepticismo que estiver ao alcance se o for ver!! Tem subliminares de certeza absoluta!
    O filme não visa a razão de quem o assiste, mas pelo contrário, visa a emoção e atingir os receios mais profundos do ser humano, que é a destruição da espécie e da Vida.
    1 o filme tem um fundo sonoro com uma cadência rítimica monótona de princípio ao fim.
    2 a repetição frequente das imagens tem um efeito de imprinting no nosso subconsciente. E repetição constante da frase bem/mal, luz/sombra
    3 a voz é cadenciada e monocórdica, calma e harmoniosa tal como o fazem psicanalistas que usam a hipnose.
    4 as imagens a reter são de violência, caos e destruição.
    5 o filme é baseado em factos que ainda não aconteceram a não ser em filmes e crenças antigas.
    6 efeitos visuais muito devastadores para o nosso subconsciente, uma vez que usam as mais catrastróficas utilizadas em filmes de ficção.
    7 baseado também na Sabedoria ancestral, mas ao mesmo tempo “arruma” os mestres espirituais para u canto, como se eles fizessem parte do complot… e assim se eliminam aqueles que podem fazer frente.
    8 fala do amor do altruísmo mas nunca explica o que é isso e não mostra imagens de harmonia, não dedicando tempo nenhum yambém a explicar o que é a introspecção e a meditação. Não indica mínimamente como podemos ajudar oos outros, pelo contrário, induz à inércia e isso não é altruísmo.
    9- Conseguem colocar um filósofo como Depaak Chopra ou Augusto Cury ao lado da senhora e no mesmo +patamar, que escreveu o engodo do livro o Segredo e ao qual estes Mestres se opõem. Desacreditação dos Mestres.
    10 Fala no cometa Elenim… isso não existe! Vi uma série sobre astro-física, física quantica, astronomia, de 2006, cada CD tem quatro horas e são 6 CD. Nessas 24 horas preenchidas de informação não existe uma única vez em que o colectivo de cientistas se refira ao Elenin, pelo contrário, referem-se várias vezes ao meteoro Apophis que pode colidir com a Terra em 2029 e estão a ser enveredados todos os esforços para o desviarem da rota até essa data.
    A quem pertence a NASA e Silicone Valey? Pois… está tudo dito.
    11 Misturam Fé com ciência, crenças e Religião, o absurdo chega ao ponto de tentarem acelerar o processo de chegada do cometa Elenin, talvez porque os acontecimentos lhes tenham saído de controlo e estejam a tentar ligar o mito de 2012 com os acontecimentos reais!
    12 O ser que transmite a luz, que aqui me deixou perplexa, é um indivíduo tipo palhaço com uma máscara e não sei porquê, muito parecida com a máscara do anonymous… a tão famosa.
    Quando foca a palavra perdão, foca a imagem facial de Bush!
    Quando se referem a uma NOM, apenas mostram o Obama… de certeza que se esqueceram da China e da Europa, conjuntamente com a Federação Russa. Será que se candidata o Obama a Imperador Global?
    Tudo segundo o filme, começa dia 18 de Agosto de 2011.
    Foca a guerra no Médio Oriente.
    Guerra à escala global.
    Hologramas para desnortear… pode ser que venham a existir, a tecnologia está muito avançada.
    Depois de ver o filme fiquei a pensar que isto não segue os padrões dos bons ensinamentos que nos dizem:

    a) Paciência para aguentar o que não posso mudar.
    b) Dai-me coragem para mudar aquilo que posso.
    c) Dai-me Sabedoria para que consiga distinguir entre ambos.

    Ficamos a saber internautas, que somos alvos destes ataques porque usamos os seus meios para comunicar e que estamos sujeitos a muito mais lavagem cerebral.
    Deixem a Fé a descansar um pouco e usem e abusem do cepticismo, porque a Fé aliada ao medo é devastadora. Nós interpretamos o que vemos, fica no nosso subconsciente e depois somos potenciais disseminadores do medo e de falsas mensagens para aqueles que nos estão próximos.
    Muito mais poderia ser dito, mas para uma coisa serviu, é importante colocarmo-nos de fora, observarmos e sempre mas sempre, com uma dose de cepticismo que nos proporcione espírito crítico!
    Não sei se repararam, o filme tem vindo a ser “melhorado” e alterado conforme se vão desenvolvendo as situações!
    Muito mais haveria a dizer, mas penso que não vale a pena. É um EMBUSTE e muitos mais virão.
    Para quem conheça as cartas do Steve Jackson, vê que estão lá os cometa, o falso profeta, a máscara do anonymous, aliens, etc. etc. etc. Farão uso de tudo para nos deixarem reféns do terror e à mercê dos maiores embustes e provávelmente seremos os melhores meios de disseminação!
    Como a interpretação destas mensagens captadas na blogosfera é subjectiva os internautas podem ser um verdadeiro perigo, pois quando seram por isso, passaram a mensagem que eles desejam que seja espalhada, logo utilizarmos esta ferramenta poderá ser um pau de dois bicos.

    • Hipnotico, portanto… Faz-me lembrar aquele filme “motivacional” da temporada 4 de Lost… (Que saudades dessa serie, agora, que Spartacus acabou nao da nada de jeito na TV. Enfim, ganhou a leitura!)

      • fada do bosque

        É hipnótico sim e muito devastador. Deixei isto num blogue porque reparei que os bloggers especialmente brasileiros, já crêem nisto tudo e para eles é um dado adquirido sem repararem que estão a ser manipulados… resumindo, entram em pãnico. Pior não podia ser e o “movimento” New Age ganha uma força fora do comum e poderá ser a tal nova religião que para mim não passa de mito baseado numa salgalhada de tecnologia com crenças antigas!
        Sabe Clavis… não vejo TV, retiramos a antena…só séries em DVD, geralmente científicas ou alguns filmes. Resolvi seguir outra via. Estão muitos perigos mentais dentro dessa caixa maligna. Já Huxley dizia em 1957, que se a Humanidade não revertesse o pensamento no espaço de uma década, tornar-se-ía irreversível. E cá está, temos o pensamento único a que Orwell se fartou de referir… o que é muito mau. Huxley tinha um irmão pró Nova Ordem e a ciência genética e mental, era o seu campo de acção. A sociedade moderna está completamente hipnotizada. O filme Matrix é irónicamente uma metáfora dura da realidade.

        • Infelizmente ‘e verdade… Vivemos no maior clima de manipulacao da Historia do Homem e o pior ‘e que nem nos apercebemos da escala da conducao de mentes em que vivemos, tamanho ‘e o grau de alienacao de massas. Abrir menter e novas opcoes hoje ‘e apenas possivel na Internet, dado o grau de fechamento dos media tradicionais a todas as formas originais de pensamento.

          • fada do bosque

            É verdade. é uma arma poderosíssima… aprenderam com Hitler, optimizaram a ciência mental/difusão televisiva e temos o mundo completamente manipulado!!! o Clavis em poucas palavras disse tudo. 😦

          • Otus scops

            100% de acordo!

            e agora até a Interede querem controlar.

            isto é da maior e máxima gravidade:
            http://esquerda.net/artigo/dados-biom%C3%A9tricos-psd-ratifica-acordo-com-eua-que-viola-lei-nacional-e-europeia

            não me venhas falar de UE para justificar o nosso fracasso e a Lusofonia.
            os maiores inimigos do nosso povo povo estão aqui escarrapachados: o centrão PS e PSD.

            • fada do bosque

              Olá!! Otus Scops!! 🙂
              Sabe Otus, eu já tinha deixado aí essa notícia, mas parece que não causou impacto, bem como a do Vaticano que vai dizer ao Mundo que existem os ET´s!!!… já viu bem o alcance destas notícias?! Enfim a anestesia é geral…

            • Otus scops

              fada do bosque

              já o expressei várias vezes no Quintus, é incrivel como as sociedades ocidentais – os grandes derrotados da Globalização – que tem tudo, liberdade, segurança, riqueza suficiente, liberdade de imprensa, liberdade de expressão, comunicações fáceis e baratas, informação sem filtros e em quantidade sem censura, fazem opções políticas desastrosas!!! como é possível com todas estas benesses não reagirem e corrigirem os erros, exigirem a reparação das ilegalidades, o fim da corrupção, exigir uma CULTURA DE MORALIDADE!!!
              estou pasmo.
              tento fazer aos pouquinhos, junto de vizinhos, amigos, família a minha actividade cívica e política, informando-os e tentando esclarecer que há mais vida para além do Diktat do centrão de interesses.

              dá-me vontade de desistir e de fugir… é incrível.

            • Que ha que mudar por dentro (militando em partidos, ate nos do bipartido) e por fora (agindo civicamente em movimentos e associacoes). Esses nossos grandes inimigos tem roda livre porque vivem numa sociedade maioritariamente bovinizada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: