2012 (a Profecia Maia): Nibiru, Tempestades Solares, Alinhamentos Planetários, Alinhamento com o Centro Galático e Inversões do Pólo Magnético: Hoaxes!

2012 é o “filme catástrofe” de R. Emmerich que agora chega às salas de cinema. O filme apresenta-se desde logo usando um calendário asteca para justificar a sua inspiração numa profecia… maia. Fico logo claro que tipo de fiabilidade científica iremos encontrar…

É verdade que os maias tinham uma concepção cíclica do tempo, e que 2012 era de facto o fim de um dos seus múltiplos ciclos de tempo, um ciclo começado no 4 Ahau 8 Cumku (exatamente a 11 de outubro de 3113 a.C.). Este ciclo deveria estender-se por 5125 anos e terminar efetivamente a 21 de dezembro de 2012. Mas para os maias, este ciclo não foi o primeiro, e após este, seguir-se-íam outros, numa sucessão infinita de ciclos, menores, dentro de outros maiores, ad aeternum! Em nenhum se antecipava uma destruição catastrófica do universo! Antecipavam-se caástrofes, cataclimos, é certo, após cada ciclo, mas não o fim desse curso contínuo de ciclos temporais…

1. O Sol está num momento de calma inédito desde que se têm dele registos detalhados. Tanto, que os especialistas já desistiram de prever quando é que poderá tornar a apresentar manchas solares… Mas mesmo que ele tornasse a despertar em 2012, e nesse ano se produzisse uma erupção solar massiva, como a registada em 1859, isso criaria muita perturbação, com colapsos massivos das redes elétricas e de comunicações, mas não o fim do mundo!

2. Numa reportagem emitida ontem no jornal da TVI, e logo vista por centenas de milhares de pessoas, dizia a “jornalista” que “alguns acreditam na existência de um planeta que chocaria com a Terra”. Alguns? Dito assim, até parece uma tese credível! Nada mais falso! Aliás, não foi à toa que a reportagem não interrogou nenhum astronómo ou cientistas, mas apenas Moisés do Espírito Santo, um reputado mitologista português… isto porque aos “jornalistas” interessava apenas a parte folclórica da história, não uma visão científica da mesma! Os “alguns” são os seguidores de um certo Zacharie Sitchin que inventou um planeta de nome Nibiru que – segundo ele – seria mencionado no relato mesopotâmico da Criação, o Enumma Elish e que regressaria ao Sistema Solar, vindo da sua órbita muito extrema, todos os 3600 anos. O problema é que se um “planeta” (isto é, um corpo celeste de dimensões comparáveis a qualquer um dos planetas interiores) passasse todos os 3600 anos perto das órbitas dos outros planetas, estas revelariam traços da sua passagem, e estes, simplesmente não existem! Pode haver um (ou vários) “Nibiru” por descobrir em órbitas muito para além da Cintura de Kuiper ou de Oort, mas não fazendo visitas regulares ao centro do Sistema Solar!

3. A 21 de dezembro de 2012, apenas Mercúrio e Vénus estarão alinhados. E estes alinhamentos nada têm de extraordinário, sendo pelo contrário, relativamente frequentes! Recordemo-nos que o efeito da gravidade diminui com a distância, e que mesmo que um alinhamento total se produzisse… nem sequer teria força suficiente para igualar uma maré viva provocada pela Lua.

4. O alinhamento da Terra com o centro da nossa galáxia ocorre todos os anos, em datas variáveis e não em cada 26 mil anos! E não, não poderá jamais produzir uma queda no interior do Buraco Negro que reside no núcleo galático, porque este se encontra a 50 mil anos-luz e como nada se move mais depressa que a luz, essa queda dificilmente seria rápida… para além de que nada faz antever tal colapso galático, claro!

5. Por fim, outra causa referida para o fim do mundo em 2012 é a inversão do pólo norte magnético. Isso já aconteceu várias vezes no passado, num ciclo ainda não compreendido e que por isso mesmo, tem escapado a qualquer previsão. O certo é que não há vestígios paleontológicos que liguem estas inversões de pólo magnético (ocorridas 400 vezes na Terra) com extinções em massa ou mesmo a qualquer outro tipo de perturbações geológicas de larga escala.

Anúncios
Categories: Ciência e Tecnologia, Filmes, Hoaxes e Mitos Urbanos, Mitos e Mistérios, SpaceNewsPt | Etiquetas: | 29 comentários

Navegação de artigos

29 thoughts on “2012 (a Profecia Maia): Nibiru, Tempestades Solares, Alinhamentos Planetários, Alinhamento com o Centro Galático e Inversões do Pólo Magnético: Hoaxes!

  1. Manobagudo

    Podem dizer o que quizerem…. mas nesse mundo de Deuses e demonios tudo é possível cara, ja vi coisas que voces nem imaginam… e antes de duvidar de algo, tenham certeza do que estão falando… se ciencia explicasse tudo, nunca teriamos duvida de nada, acreditem no que quiserem, mas não em tudo que vêem ou ouvem na TV ou sites que acreditam na primeira explicação que lhe derem 😉

  2. soube que a extinção da raça humana esta ligada a extinção da abelhas Eisten(o plagiador???) acreditava que com a extinção delas a humanidade só se manteria por mais 4 anos

    http://www.salteadoresdaarca.com/2009/06/as-abelhas-em-extincao-alucinante

  3. e tinha razão!
    sem abelhas, não há produção agrícola em massa!
    a sua extinção já foi aliás motivo de um artigo, aqui, algures…

  4. ..ainda é o melhor polinizador, sei q existem outros, alguma coisa ,grave, está ocorrendo, teremos tempo p mudar de rota?
    Espero q sim…

  5. Danielli G dos Santos

    A princípio fiquei muito assustada com a teoria maia do fim do mundo.Mas depois voltei à razão.Creio que o criador não ia acabar com sua obra.Tudo o que ele fez é perfeito.Mas se não tomarmos conta do que Ele nos deu,iremos passar por sérios apuros.Não precisamos ir até a Amazônia para ver as queimadas,ou realizarmos conferência sobre o clima.Estamos sentindo os efeitos na pele.O calor e as mudanças repentinas do clima.Seja qual for a crença, teoria científica ou profecia o que não podemos negar são as evidências.Nosso planeta está se tranformando.Cabe a nós fazer com que a tranformação seja para melhor.

    • elias de lima

      Todos os que tem conhecimento científico, bíblico e folclórico devem temer o que “pode” acontecer no futuro. Afinal, como supracitado, estamos sentindo gradativamente as mudanças na nossa “casa”, o planeta, o maior presente que o Pai nos deu (depois da vida).A responsabilidade é toda da própria raça humana que nem se importa em guardar um papel de bala para jogar em seu devido lugar.Mas temos que ter fé, pois o Criador, o Pai não permitirá que nada aconteça aos seus filhos sem que seja da Sua vontade.

  6. A “Joia da Coroa”, está destruindo-se e destruindo…claro q isso ocorre de maneira consciente, avisos estão aí aos montes;poderemos parar , sem destruir os empregos, já existentes, e criar novos com outra matris energêtica nova e limpa; boa p td o planeta? Torço p q isso possa ser implementado ,é logo.O Planeta pede “AJUDA” .Se ñ ,, iremos padecer antes de perecer.

  7. algo que compete a todos nós…
    não apenas as governos que estão reunidos agora em Copenhaga e que só se mexerão se as suas opiniões públicas os levarem a isso!

  8. falando em filme aqui vai um dos meus favoritos que INFELIZMENTE não assisto há muuuuinto tempo

  9. sim!
    “Cidade das Sombras ( Dark City – 1998 )”
    grande filme, deveras!
    vi-o uma única vez, via videoclube (já faz uns anos…)

  10. Marcelo MAC

    De acordo com as reportagens da BBC e a DCV, (podem procurar no proprio Youtube se quiserem ou no sites da mesmas) em 2012 haverá sim um alinhamento fora do comum, entre os planetas do nosso sistema e a galaxia. Agora, se isto vai trazer consequencias graves só o tempo dirá. Pesquisem sobre o codigo da Biblia, vc´s encontraram evidencias incriveis para os proximos anos, inclusive esse de 2010!!!!!!!!

  11. Chacal22x

    Meu caro autor, se informe e leve isto a sério ou então me explica porque existem conjuntos de pirâmides em paises diferentes, México, China, Egito e Japão. Não adianta explicar o inexplicável e leve em conta que a terra foi destruída uma vez e nós somos ignorantes!

  12. netuno

    Vou lançar um desafio: Estamos em 2010 e cadê esse tal de Nibiru?
    Tenho conhecidos na Argentina e Chile que dizem que isso é a maior babozeira do mundo; que não tem nada ´demais lá no céu.
    Falaram que poderia ser visto na Argentina e no Chile em 2009 e já estamos em 2010 e nada.
    As pessoas estão ganhando dinheiro com essas babozeiras como meu primo disse. e os otários estão os enriquecendo cada vez mais. Vejam estamos em 2010 e cade os caras que afirmaram essas babozeiras? Já devem estar cheios de dinheiros com seus livros, videos, revistas, palestras vendidas. cade eles para dar uma explicação?

  13. ora bem!
    e ainda me lembro de um livro que comprei em jovem e que se chamava “1997: o fim do mundo”.
    E o mundo acabou, então?
    É como este nibiru e 2012: patranhas para vender papel e celulose.

  14. josh

    creio q td isso é uma grande bobagem, ñ tm cm o mundo acabar em 2012 isso é besteira, deus ñ permitiria q isso acontecesse porém é certo q o fim está próximo mas é pq jesus está voltando e devemos nos santificar é procurar seguir a deus q é o unico caminho p/a felicidade e se isso ñ for feito sofreremos as consequências.

    • De tudo o que ví aquí. só você, Josh, escreveu, o lógico. Porque o povo é tão desinformado? O povo se perde e aceita qualquer loucura, ou por que não dizer, idiotice, por falta de conhecimento. Eles teriam razão em crêr, nestas idiotices; pois foram ensinados e levados a omição, quanto a leitura da verdade, tornando-se leigos por causa de seus líderes, religiosos, que proibiram terminantemente a leitura Bíblica, onde podemos encontrar todo o conhecimento, existente no universo. Então acostumaram-se com a cegueira, espiritual. ao invés de praticar a verdade, praticam e creêm na mentira ilógica. Seus líderes são guias cegos, e quando um cego guia outro cego, os dois caem no mesmo abismo. Mas aínda há tempo, para mudar, e sair da omição, e da falta de conhecimento, aínda há uma esperança. Lêia a Biblia, conheça Jesus e ponha fim aos seus porquês, tornando-se uma pessoa sábia. Então você deixará de crer nestas loucuras, e entará pelo caminho da verdade. Jesus é o caminho, a verdade, e a vida. Ele é a solução, para todos os seus questionamentos. sssaia das trevas

  15. netuno

    Para aqueles que ainda acreditam.
    hoje dia 31/03 li e vi o seguinte video na folhaonline na parte Ciência:”Cientista amador tira fotos do espaço com uma câmera amarrada a balão.”
    procurem; e aqueles que ainda acreditam, podem fazer a mesma experência. Bom já estamos em 2010 e dizem que esse planeta pareceria como um segundo sol. o cara gastou menos de U$700 enquanto a nasa gastou MAIS DE 400 MILHÕES DE DOLARES para ter fotos parecidas; vejam a reportagem. vcs verão que não tem nada demais no céu.
    Aproveitando cade os caras que inventaram essa babozeira de nibiru para se explicar.
    será que quando eles aparecerem vão mudar o ano? rsrsrsrsrsrrsrsr…..

  16. Ana

    O fim do mundo está chegando;
    talvez não seja em 2012, mas está perto!
    e não é Deus, que vai terminar com o mundo, e sim nós mesmos!!
    com poluição e guerras!!
    Já estamos sofrendo efeitos do superaquecimento solar, chuvas ácidas, chuvas de pedra, desmoronamentos, tsunamis, e todos esses fenômenos da natureza, são provocados pelos homens, pelo desmatamento e poluição!!!

    é esse o fim!

  17. Rui Montenegro

    George Orwell profetizava o fim do mundo em 1997. Muito antes dele Nostradamus ,já avançava com umas teorias acerca do alinhamento do sistema solar para uma hipotética data, data essa que iria marcar o fim de toda a humanidade.
    Tretas ! Há ainda hoje quem viva deste tipo de especulações e ganhe algum dinheiro á custa dos mais “crentes”.
    2012 é para já um êxito de bilheteira nos “States” .Por cá não me parece que tenha vendido muito. O pessoal em Portugal está certamente mais preocupado com o fim da Nação , porque essa sim , tem um fim anunciado!

  18. Ora bem!
    Fim do mundo haverá sempre… e talvez sem pré-aviso… basta que um meteorito se aproxime demais e que o descubramos com apenas uns dias de antecedência.

  19. pinton

    o mundo vai acabar

    • Bem, para ai ha uns dez anos meti na cabeca que havia de aprender tudo o que havia para aprender sobre a escrita maia… O resultado foi perceber que esta ja estava traduzida razoavelmente (antes de comecar pensava que nao) e uma biblioteca com algumas das melhores obras jamais escritas sobre o tema e… O conhecimento seguros que essas coisas da “profecia maia” se fundamenta precisamente nisso: numa leitura apressada do esquema dos ciclos, dentro de ciclos que obcecava a vida dos maias.

  20. EU NAO SEI D NADA,SE O MUNDO VAI ACABA ANO Q VEM OU NAO SO DEUS SABE, MAIS CONCERTEZA VAI TER O ALINHAMENTO DOS PLANETAS ,VAMOS ESPERAR PELO DIA21/12/2012 DAI VAMOS VER SE É VERDADE OU MENTIRA CERTO? : )

  21. Não acredito em nada disso – e nada como uma boa dose de racionalismo cienttífico para acabar com estes devaneios apocalípticos

    • Ora bem. Houve sempre e havera sempre este tipo de mitos… Especialmente em sociedades cientificamente iletradas. Por isso ‘e que a educacao cientifica ‘e tao importante: para cortar espaco a estes mitos e para tornar as sociedades civicamente mais ativa e politicamente mais dinamicas, ja que a crendice e a religiao serve – tantas vezes – apenas para manterem as massas bovinizadas…

  22. Eu aclidito na profecias ofim vem o fim vem grandes coisas vai acontecer sim agardem todo o mundo vai ver so analizar

  23. eu náo acredito en nada etudo besteira e tudo teoria os lideres táo ficando bilionario com ahistoria do fim do mundo vendendo seus livros mediucres para fica rindo da cara de vocés o mundo ia acabar em 2000 náo a cabo veio 2012 y nada i agora alinhamento planetario chega de tanta mentira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: