
Sukhoi SU-30MKA argelino (http://armoredd.com)
As entregas dos últimos seis Sukhoi SU-30MKA à força aérea argelina tiveram lugar em setembro. No total, o país da África do Norte recebeu 28 aviões deste tipo, desde dezembro de 2007.
Os aviões são operados a partir de uma única base em Oum el Bouaghi, não muito longe da cidade de Ain Beida. A base foi construída em 2004 e terminada meses antes da chegada dos primeiros Sukhoi.
A recepção dos últimos SU-30MKA torna a Argélia numa das forças aéreas mais temíveis do Mediterrâneo, agravando as preocupações do seu tradicional rival marroquino e de Israel que agora não tem nenhum avião da mesma classe deste Sukhoi.
Fonte:
Air Forces Monthly, outubro de 2009
Também Portugal devia começar a olhar com maior atenção para as compras militares dos seus vizinhos do Norte de África. Estes países não primam pela estabilidade dos seu governos e podem facilmente dar lugar a governos hostis à Europa. As diferenças começam a aumentar em termos de armamento e qualquer dia damos por nós com os “piratas da Barbária” no Algarve.
Sim, a Argélia está sempre a um fio de tombar aos pés dos islamitas e se tal acontecer, estes magníficos aviões passam rapidamente a serem usados (potencialmente) contra os países vizinhos. E Marrocos ainda que seja – aparentemente – mais estável, também é um regime inseguro e com uma extensa camada de radicais que podem um dia tomar aqui – pela democrática ou de uma revolução – o Poder.
A Argélia tem o petróleo e este dará cada vez mais dinheiro para o Estado investir no Social e assim reduzir as tensões que servem de ninho aos radicais, mas Marrocos não tem estes recursos! razão pela qual o acho mais perigoso a prazo… E tem armas modernas e um exército relativamente moderno e bem treinado (e vitorioso contra a Polisário) além de reinvidicações territoriais (justas) contra Espanha e alguns radicais que alegam que a Madeira lhe pertence por direito (Kadafi chegou a afirmá-lo no passado)
kadafi disse isso?! Isso foi antes de ter levado com umas bombas em cima pena é que ele não tenha ido vizitar o alá lá de cima era um bom sitio para ele ver o direito que ele tinha a madeira.
Acho que se sobrevaloriza muito estes SU30. E não basta ter aviões, há que ter bons pilotos, os melhores avionicos e o melhor armamento. Israel pode dormir descansada… Nós é que…
e treino! sem ele, assim como bons radares de terra e manutenção (aspecto em que os sukhoi são particularmente exigentes) de pouco servem.
mas tendo estes meios são aviões formidáveis e temíveis.