O Brasil prepara-se para doar 27 aeronaves a países da América do Sul. Entre os beneficiários estaria a Bolívia, o Equador e o Paraguai. Os aparelhos seriam retirados ao inventário da FAB e, mais especificamente seriam: 4 helicópteros à Bolívia e um avião de transporte de tropas ao Equador, e Tucanos ao Paraguai, entre outros aviões e helicópteros.
A doação de aeronaves para a Bolívia e para o Equador assume-se de especial relevância diplomática, quer porque ambos fazem parte da Alba, a aliança regional liderada pela Venezuela, país que recentemente também doou aviões à Bolívia e que apoiou o Equador no conflito que ainda à bem pouco tempo o levou a uma situação de pré-guerra com a Colômbia. A Bolívia é, por sua vez, o aliado chavista mais próximo e além de um clima interno de quase guerra civil mantêm questões pendentes para com o Brasil no delicado dossier da exploração do gás natural.
Assim, a doação brasileira vem anular uma parte da pressão venezuelana junto dos seus dois mais próximos aliados, recordando-lhes que podem seguir uma via esquerdista mais moderada, além do radicalismo populista preferido pelos bolivarianos.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u636355.shtml
Comentários Recentes