Estamos a apenas alguns meses do primeiro voo do foguetão Falcon 9 da empresa privada norte-americana SpaceX. Neste primeiro voo – a ter lugar algures em novembro – o Falcon 9 irá transportar uma “versão de qualificação” da Dragon, a cápsula que a SpaceX espera poder enviar para a Estação Espacial Internacional (ISS) em voos tripulados e não tripulados.
O objetivo é testar o novo foguetão, o Falcon 9, assim como a Dragon, que será municiada de um número de instrumentos e sensores para esse efeito.
O segundo voo do Falcon 9 será já no âmbito do programa COTS da NASA e será o primeiro de 3 voos a que a SpaceX se obrigou a cumprir de forma a provar a sua capacidade para abastecer a ISS.
A Dragon foi inicialmente concebida para transportar astronautas, pelo que todos os sistemas da versão de carga – usada no âmbito do COTS – são idênticos.
A SpaceX já testou com sucesso o “DragonEye” ou “Laser Imaging Detection and Ranging” (LIDAR), um sensor que será usado para guiar a Dragon durante a sua aproximação à ISS. Recentemente, a empresa testou também a aterragem por paraquedas da sua cápsula reutilizável e com a construção dos dois primeiros Falcon 9 a correr dentro do planeado tudo indica que a Space se prepara para revolucionar o acesso do Homem ao Espaço demonstrando que tal é possível, de forma economicamente rentável e se consumir as imensas torrentes de dinheiros públicos a que as agencias espaciais estatais de todo o mundo nos foram habituando.
Fonte:
http://www.space-travel.com/reports/Dragon_Falcon_9_Update_999.html
Comentários Recentes