A polícia tem-se confrontado com os habitantes de varias cidades no norte da China em que praticamente todas as crianças foram vítimas de envenenamento por chumbo. A revolta é apenas a última e mais conhecida de inúmeras confrontações que ocorrem todos os anos pela China fora em que populações cansadas pelos elevados níveis de poluição permitidos pelo Governo e pelas corruptas autoridades locais, protestam e exigem ação do governo contra a poluição.
Esta crise concreta decorre em torno das instalações industriais da “Dongling Lead and Zinc Smelting Co.” na província de Shaanxi onde pais de crianças envenenadas pela fábrica derrubam cercas e atiram pedras a camiões carregados de carvão enfrentando os bastões da polícia que defende a empresa contra os pais indignados.
O desenvolvimento desregrado e a existência de uma administração local fiel apenas ao partido comunista, isenta de eleições e do devido crivo democrático, além de uma cultura cívica débil e um clima social que favorece o enriquecimento rápido a todo o custo, criaram uma sociedade onde os problemas ecológicos são comuns.
A gravidada da presente crise é tremenda. Nas duas cidades afetadas praticamente todas as crianças apresentam sinais de envenenamento por chumbo. E se os testes fossem alargados a adultos e adolescentes mais casos de envenenamento seriam detetados… E quantos mais casos semelhantes haverá por toda a China, criados pela mesma atitude predatória e por corrupção endémica sistemática? Muitos mais, certamente…
Fonte:
http://berthoalain.wordpress.com/2009/08/18/changqing-emeute-contre-le-saturnisme-aout-2009/
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/world/africa/article6871943.ece
There is now barely a country on the continent that does not have a sizeable Chinese presence. Copper-rich Zambia and the Congolese province of Katanga now boast the fastest-growing Chinatowns in the world. Sudan, for years out of bounds to Western companies because of its links to terrorism, now pumps 600,000 barrels of oil a day from its Red Sea port into Chinese ships. In return it received weapons that it used against rebellious black Africans in Darfur.
In Angola the Chinese have built roads, de-mined rural areas, upgraded ports and rehabilitated railways. In the Ethiopian and Kenyan capitals of Addis Ababa and Nairobi they are heavily involved in new construction projects.
Como é possivel a china estar exportar aos montes para europa e não ter normas em relação ao ambiente.Isto uma completa incorrencia é um abismo etico e moral.
é chegada a hora de + reponsabilidades com o planeta…