A empresa “Alliant Techsystems” declarou que iria começar a testar o primeiro andar do foguetão Ares I para a NASA. Tal declaração surge num momento em que muitos suspeitam que a Administração Obama se prepara para cancelar todo o programa… Ou talvez por causa disto. De facto, está agora em plena atividade uma Comissão – nomeada pelo próprio Presidente – que está a avaliar o futuro próximo dos voos tripulados nos EUA. Ora a Augustine tem sobre a mesa nada mais nada menos do que sete alternativas diferentes de colocar americanos no Espaço e apenas uma delas inclui os foguetões Ares, propostos pela NASA… Isso e a aparente falta de entusiasmo do Presidente pela Agencia (que demorou longos meses até nomear um novo Administrador), assim como a continuada recessão económica, coloca em risco o futuro do Ares/Constellation…
O relatório final desta Comissão deverá estar a ser entregue por estes dias e será a base da decisão de Obama sobre a política espacial dos EUA nas próximas décadas.
Já se sabe que a Augustine vai colocar em causa o Ares, como disse o seu presidente ao Congresso: “o programa atual não é executável, devido ao desencontro entre financiamentos e caminho seguido”.
A comissão parece mais inclinada a parar com o Ares (onde a NASA já enterrou mais de 3 biliões de dólares) e a entregar as missões humanas para o Espaço a várias empresas privadas, como a SpaceX, que com a sua cápsula Dragon e o Falcon 9 lidera com confortável vantagem o programa COTS de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
Se continuar a existir, depois do começo de outubro, o próximo teste a completar pelos primeiro andar do Ares I será o lançamento de paraquedas a partir de um Boeing C-17. Mais tarde, em 31 de outubro um Ares I-X, um modelo à escala real, e com o peso real de um Ares I com os seus dois andares e o módulo tripulado será lançado de Cape Canaveral. Isto se então ainda houver programa Ares, claro…
Comentários Recentes