
O primeiro gelo de água marciano. Descoberto pela MPL (http://i.telegraph.co.uk)
É oficial: existe água em Marte. A anterior descoberta da Mars Polar Lander já tinha provado que havia gelo de água poucos centímetros do solo marciano, no pólo norte. Agora, foi também confirmada a presença de gelo, composto em 99% de água numa região que se encontra a meio caminho entre o equador e o pólo norte. A descoberta foi o resultado do instrumento conhecido como “High Resolution Imaging Science Experiment”, (HiRISE) que consiste basicamente numa câmara de alta resolução instalada no orbitador da NASA.
A descoberta de gelo já foi bastante surpreendente, mas o facto deste ser tão puro é ainda mais espantoso. Acreditava-se que o gelo se acumulava abaixo da superfície entre grãos de solo, e por isso, os planetólogos esperavam uma mistura do género de 50-50%, por isso este grau de pureza foi uma surpresa para toda a gente…
A sonda encontrou depois outras 4 crateras muito recentes, expondo profundidades do solo marciano entre os 30 cm e os 3 metros e sempre gelo de água em percentagens muito puras. Em todos os locais, a câmara localizou um material azul brilhante no fundo das crateras. Este material desapareceu nos dias seguintes à observação, exatamente como seria de esperar e como ocorreu com o gelo fotografado pelo Mars Polar Lander, já que na ténue atmosfera marciana o gelo de água é muito instável.
Este gelo de água é uma testemunha de um Marte muito diferente do atual, onde a água era abundante na atmosfera e no solo, numa data tão recente como apenas alguns milhares de anos atrás… Ou seja, quando se construíam as pirâmides e os sumérios inventavam a escrita, havia rios, lagos e oceanos em Marte. Um período florescente (literalmente?) que perdemos por apenas uns poucos de milhar de anos, um período geologicamente irrelevante.
A existência de tanto gelo de água, com uma pureza tão elevada é uma excelente notícia para uma eventual missão tripulada ao Planeta Vermelho. Se os astronautas puderem contar com água no local, não terão que levar toda a que precisam para a sua viagem de regresso de 3 anos, nem para uma permanência que deve demorar vários meses. E sobretudo, poderão decompor essa água nos seus dois elementos: oxigénio e hidrogénio e fabricar o combustível de que precisam para regressar a Terra.
Fontes:
http://www.marsdaily.com/reports/Scientists_See_Water_Ice_In_Fresh_Craters_On_Mars_999.html
Comentários Recentes