A atual pandemia de “Gripe A” (H1N1) é ainda relativamente pouco grave. Além de sintomas mais intensos, a Gripe A não está a revelar uma letalidade maior do que a variante comum da doença. É contudo uma variedade extremamente contagiosa, estimando alguns que em 2010 toda a população mundial esteja infetada (ainda que apenas 30% venha a manifestar sintomas. Como referencia, saiba-se que a gripe sazonal infeta apenas 15% da população.
Assim, talvez não seja desavisado fazer um “kit de Gripe” em casa e tê-lo sempre à mão. Eis aquilo que ele deve conter, a partir de informação dispersa em várias fontes:
Um termómetro
Medicamentos antifebre (aspirina ou paracetamol)
Desinfectante para lavar as mãos ou álcool
Máscaras e luvas
Lenços, muitos lenços, mesmo…
Além do material, as atitudes devem não ser também esquecidas. O isolamento do primeiro doente, é fundamental para evitar o contágio a toda a casa, especialmente se existirem aqui membros dos grupos de risco:
Crianças com menos de cinco anos
Doentes crónicos de diabetes ou asma e
Grávidas
Os doentes em isolamento doméstico devem estar sozinhos num quarto e serem visitados por pessoas de máscara e sempre à distância, isto durante a fase de contágio da doença, isto é, até sete dias ou 24 horas depois de ter desaparecido o último sintoma.
Para saber mais, ligue para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24).
P.S.:
Sublinho ainda que ninguém se deve tentar a comprar antivirais como Tamiflu pela Internet… É que nunca se sabe o que metem dentro das cápsulas.
Fonte principal:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1305406
Comentários Recentes