A razão pela qual os Media estão tão focados no tema pode resultar das razões mais prosaicas: audiências ou até de influência subreptícias de alguma influente indústria para que se mantenha o tema sob o foco mediático e as vendas de Tamiflu e das (esperadas) vacinas em alta. Mas pode também resultar da intenção dos Governos de desviarem o público da atenção da Recessão que os Banqueiros e Especuladores nos inventaram em 2008 (germinando desde 2000) e talvez não seja coincidência o facto de haver agora sinais nítidos de que a Economia está a recuperar… precisamente quando se multiplicam as infeções por Gripe A. Saindo as “más noticias” económicas dos enquadramentos noticiosos, não se abre espaço para se criar nos investidores a sensação (e isso é tudo nesta área) que a “crise já passou” e que é altura de voltar a investir?
Ou será que alguns Governos estão a planear usar o pânico que se instalará em 2010, quando a infeção alastrar a toda a população (como estimava ainda recentemente um epidemologista espanhol ao El Pais) e houver necessidade de declarar o Estado de Sítio em muitos países, com as decorrentes suspensões das liberdades individuais?
Fontes:
http://www.canadianmedicinenews.com/2009/08/h1n1-flu-vaccine-is-eugenics-weapon.html
http://www.alienhub.com/showthread.php?t=320
http://johnonline.wordpress.com/2009/07/13/philippine-ah1n1-a-conspiracy-theory/
http://forums.planetxbox360.com/off-topic-discussions/19630-h1n1-conspiracy-theory-series-unusual-events.html
http://www.nowpublic.com/world/h1n1-swine-flu-hoax-fraud-conspiracy-theories
http://calltoreason.org/?p=3633
http://urbanlegends.about.com
http://www.news-independent.com/h1n1-swine-flu-outbreak-probably-infected-thousands/
http://www.myhealthblog.org/2009/06/24/dr-leonard-horowitz-exposes-h1n1-swine-flu-conspiracy-network/
http://www.nowpublic.com/world/tamiflu-scandal-gilead-sciences-donald-rumsfeld-connection
http://engdahl.oilgeopolitics.net
http://en.wikipedia.org/wiki/Influenza
http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs211/en/
http://en.wikipedia.org/wiki/2009_flu_pandemic
http://www.cbsnews.com/stories/2009/07/21/health/main5177820.shtml
Olá Clavis, como vai?
Realmente é estranho, estive de férias na Argentina até sábado passado, fiquei uns 10 dias, não vi nada demais da gripe, apesar da mídia estar sempre com manchetes para todo lado. E lá, diferente do Brasil, eles vendem o Tamiflu (no Brasil é proibido, só o governo distribui).
Após voltar encontrei uma situação da mídia pior que na Argentina, falaram inclusive que de 10 casos de gripe 8 são do H1N1. Vai ver que escapei da gripe por ter ido esquiar 🙂
Minha esposa trabalha no HC daqui de Sampa onde inclusive já morreu uma funcionária com complicações da gripe. Mesmo assim não vejo motivo para tanto alarde, já que a gripe comum mata muito mais que essa, porém é menos contagiosa. Uma campanha de lavar as mãos ajudaria muito mais! Na minha opinião, claro.
Essas coisas da mídia me incomadam muito, não sei se é falta de preparo ou é proposital e feito por má fé mesmo. Vide a campanha de alguns jornais contra o acordo militar franco brasileiro.
Mas não vejo uma tentativa de restrições civis por causa disso. Na verdade acho improvável. Seria necessário um estado policial (como nos EUA) para tanto, coisa que pelo menos no Brasil ainda não temos.
Abraço
Fred
sim, a Argentina é, dizem, o país mais afetado da atualidade, dizem mesmo que o que aí se passa é a antevisão do que se passará na Europa a partir de outubro, porque lá corre agora o inverno austral. Se se vive normalmente, por lá, então isso é mais uma prova a favor da tese do exagero mediático.
O Brasil é hoje o 2º país do mundo com mais casos, não é?
E sim lavar as mãos, máscaras e desinfetante, e bons hábitos de higiene (kits) +pagos pelo Estado seriam mais importantes que uma tardia e antecipadamente obsoleta vacinação… mas isso daria o mesmo $$$ às farmacêuticas?
És um “homem da neve”?… Dizem que isso tende a partir umas pernas… a mim não me apanham sobre um esqui, não senhor…
Não , o BRASIL está com quase 400 casos de mortes pela gripe H1N1, e com tendência a estabilização e queda dos casos, eu trabalho com a mesma. montamos equipes só voltada para essa epidemia, pena o sálario ser baixo, + foi uma atitude sábia;estamos vencendo a mesma…graças a Deus.
sim, já cá chegou essa informação: de que o tratamento do Governo para com o problema da gripe A estava a ser modelar.
Até queria ser das neves, mas é realmente prazeroso dar umas caidas na neve 🙂
Não acredito muito em máscaras Clavis, no máximo para o já infectado. Pelo que vi na Argentina e vejo aqui no Brasil, essa gripe não tem nada demais que justifique todo esse alvoroço mediático.
Claro atinge um grupo diferente do grupo das gripes normais, mulheres grávidas e jovens, além de evoluir para um quadro grave muito rapidamente, assim do dia para noite.
Mas o índice de mortalidade é inferior ao das gripes normais, por favor se estiver errado pendoem-me, não sou especialista. 🙂
Sobre as medidas Brasileiras para conter a gripe eficazes do ministério da Saúde, eu que sou ateu convicto e crismado, prefiro crer na intervenção da Nossa Senhora Aparecida. 🙂
Não que o trabalho de pessoas dedicadas como o Carlos não seja efetivo ou mesmo eficaz, não é isso, apenas não acredito que nada impeça um virus de se espalhar, a não ser a imunização natural (nossa companheria evolutiva de tantos milênios).
as máscaras perecem ser eficazes não para evitar que se apanhe, mas que se propague.
e sim, toda a gente que conheço que foi à neve… deu uns tombos valentes!
a mim não me apanham lá! 🙂
a taxa de mortalidade (tb não sou especialista) é de 0,1%… p.ex. em Portugal tem 1870 casos e ainda zero mortes…
a média de idade é 24 anos, de facto.
a imunização natural é forte nos europeus, mas e nos índios da Amazónia? o que está a acontecer aí?
Com os indios? nada!
A gripe está concentrada (porém não está restrita) nos estados do sul e sudeste, houve uma morte no nordeste, creio que em joão pessoa.
Por aqui não se contam mais casos, foi dito que 8 em 10 gripes no país são do H1n1.
Sobre a neve, devia mudar seus conceitos, é extremamente prazeroso! Mesmo eu que não sei esquiar e caio a valer. divirto me e muito.:)Obvio que as aulas são um primor em tédio e extremamente cansativas, os ovos quebrados necessários para o bom omelete! 🙂
Se for com a familia então dará ótimas gargalhadas, sem falar da humilhação pela facilidade que as crianças aprendem, chega a ser vergonhoso.
então era um rumor… dizia-se que estavam a morrer em massa.
ok… vou por em agenda, então! 🙂
e comprar gesso! 🙂 🙂
🙂
falando em teorias conspiratorias apresento esse video interessante
embora nao acredite muinto, mesmo assim é um trabalho interessante e meio superficial e vale uma conferida
ps.: fez algum artigo sombre mensagens subliminares clavis