Será que o Japão sempre consegue comprar F-22 aos EUA?

Já por aqui falei várias vezes dos desejos japoneses de adquirirem F-22 Raptor e do quanto a decisão norte-americana de ceder esse avião tinha irritado Tóquio. O fim da produção do avião devia ter encerrado definitivamente esta possibilidade. Ou não.

Há agora rumores de que altas patentes da USAF estão a preparar a apresentação de uma versão “lite” do F-22 que possa ser exportada para o país do Sol Nascente. O custo desta versão de exportação daquele que é ainda hoje o único avião de 5ª geração do mundo custaria cerca de 290 milhões de dólares por avião.

No passado, o Japão exprimiu interesse por 40 Raptors, o que representaria um balão de ar quente para as construtoras do aparelho, a Lockheed Martin e a Boeing, a sofrerem como toda a gente com os efeitos da recessão e da crise financeira. Onze biliões dão sempre muito jeito. Especialmente neste momento…

Estes eventuais Raptos japoneses iriam substituir a vetusta frota de F-4 Phantoms e de F-15 Eagles, mais recentes, mas pares limitados para os últimas variantes de Sukhoi 30 operadas por muitos dos vizinhos do Japão no Extremo Oriente.

Esta versão limitada do aparelho, implicaria a remoção da maioria do material e equipamento Top Secret e as primeiras entregas poderiam começar já em 2017 com a reactivação das linhas de produção recentemente abandonadas nos EUA.

Se os EUA não venderem esta versão limitada do Raptor, a opção japonesa pelo F-35 torna-se impossível, tal é a ira nipónica perante estas sucessivas expressões de falta de confiança num dos seus mais velhos e fieis aliados na região. Sorte para o Eurofighter Typhoon, construído pelo consórcio europeu formado pela Alenia Aeronautica, BAE Systems e EADS que se aproxima em características e capacidades do Raptor, mas que custa pouco menos de 105 milhões de dólares por avião. Se o avião europeu fosse selecionado, partes dele seriam construídas localmente, já prometeu o consórcio…

Fonte:
http://www.spacewar.com/reports/US-Japan_dance_on_F-22_continues_999.html

Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: , | 18 comentários

Navegação de artigos

18 thoughts on “Será que o Japão sempre consegue comprar F-22 aos EUA?

  1. se em duplicidade , f p ñ considerar. O japão esta querendo esse caça p atacar a coreia do norte e destruir suas usinas,possivelmente 05 dos mesmos, é israel com a mesma idéia p destruir as usinas nucleres do Irã;uns 10 casças f 22, aliás, os sionistas vem treinando a tempos , com certeza eles vão atacar os persas, o negocio e saber “O QUANDO”. Os ianks resolverão o problema da dita proliferação e os israelenses ,um possivel rival.Como prêmio, os ianks vão afastar a agência da ONU p energia nuclear dos calcanhares deles.. É isso é tão verdadeiro q o tal BIBI está querendo fazer um acordo com os Palestinos, um meio de garantir a retaguarda de ataques, uma 5 coluna…+ sem desmantelar os assentamentos, q é uma invasão de um país + fraco,os Palestinos ñ vão aceitar.Querem implementar um protetorado, compromessa de + tarde serem um estado “totalmente” independênte; o q é um mentira, é jamais se concretizará, caso os mesmos aceitem as tais liberdades.Eles serão os mantenedores da retaguarda dos sionistas, por acordo e com as benção dos ianks..Pura sacanagem.Quem viver verá.

  2. exato.
    essa é mesmo a intenção japonesa… preemptiva ou defensiva, mas o alvo é esse mesmo, Carlos…

  3. Pegasus

    Mas sera que podemos condenar os japoneses de quererem se livrar de um ditador maluco que faz lavagem cerebral no seu proprio povo e que os faz pensar que vivem no melhor dos mundos, que um ataque de sandice pode destruir a peninsula coreana e se tiver chance, o proprio Japão?Pensem bem, o que voces fariam se morassem do lado de um homem bomba que não gosta de voce e pode tomar uma atitude suicida a qualquer momento?
    Nesse caso nao se trata de um homem contra um homem, e sim de uma nação inteira, que não seria destruida por inteira, mas o colapso economico e de saude que se instalaria, os levaria de novo ao pós guerra, só que desta vez eles não teriam tempo de se recompor industrialmente, porque o lapso de tempo para isso seria ocupado pelos outros tigres asiaticos que não perderiam tempo em ocupar a lacuna industrial tecnologica deixada pelos japoneses.

  4. Tá..é a resposta militar, temos a China é a Rússia para receberem a radiatividade das usinas destruidas, é a chuvas de misseis sobre o japão, ou os ianks vão impedir tal resposta? é melhor esperar é deixar os n,coreanos resolverem os seus assuntos internos…até pq se atacados, com certeza vão responder ao mesmo com “tudo” q um suicida tem.Qu Deus nos ajude.

  5. nope.
    eu não os condeno.
    e até acho que há bases éticas para justificar um bombardeamento das instalações nucleares iranianas e norte-coreanas.
    No último caso, será mais arriscado, porque a Coreia do Norte já tem mísseis e bombas nucleares que pode lançar sobre a Coreia do Sul ou o Japão, mas essa opção deve estar sobre a mesa, pronta a jogar ao primeiro sinal de ataque terrestre ou por míssil.

  6. Certo..a radiação das usinas Iranianas poderão chegar bem + longe, iraque kuwait.. UE ? Sem falar do aumento do petróleo caso esse ataque ocorra ,i.e,do preços, do aprofundamento da crise,da onda de cancer que vai triplicar e finalmente os mortos ,tanto Iranianos , como outros…sionistas? pela radiação. Que pensem mt , a mt coisa valiosas em jogo..vidas, e futuros.Que Deus nos ajude.

  7. È o q dizer do israel, quer os f22 , antes quer transformar a Paletinas em seu Protetorado, com aval do iank obama, e a invasão continua,,vem + assentamentos nas terras ocupadas pela forças dos Palestinos…Tudo isso p q os palestinos da cisjordania ñ se junte aos Iranianos e Sirios…vai acontecer.Os sionistas por serem expansionistas , teram duas frentes de guerras…com ou sem f 22.Q a ONU determine a saida dos mesmos das terras Palestinas..Rússos e Chineses efetuem essa “troca” juntos aos ianks…

  8. Pegasus

    Bom…quanto a Coreia do Norte, ela ainda não dispõe de uma bomba que possa ser carregada em misseis, e ate se duvida que tenham alguma que possam carregar em aviões, que é a primeira etapa, mas em caso de guerra, eles não tem como chegar, por enquanto, ao Japão com armas nucleares e é claro que quem podera sofrer mais sera a Coreia do Sul e como quem tera a iniciativa nuclear provavelmente sera a Coreia do Norte, não ha porque China e Russia condenarem o Japão e aliados nessa perspectiva, e quanto a destruir suas usinas nucleares, bom…não ha porque fazer isso, usinas nucleares não são ameaças militares e depois que a guerra começar, só terminara com a ocupação aliada e tomada das ditas usinas.
    Acredito que é fazer embargo e faze-los curvar-se pela debilidade economica.

  9. Eles tem é q voltar a ser um só país…e ponto final, como no caso da alemanha…é duro ,é dfícil …é só assim q vai acabar essa escaramuça.

  10. Voltar a ser um só país é sem a intromissão de terceiros( ianks )..

  11. um só país?
    só quando o ditadorzeco de pacotilha, esse alcazar asiático bater a bota…
    até lá, unificação só pela base das cinzas…

  12. Pegasus

    A coreia só se unificara com a queda da Coreia do Norte, e levara um longo tempo ate ensinar aquele povo que eles tem direitos , como cidadãos.
    Provavelmente as coisas só se “normalizariam” por la, depois de uma geração.

  13. O cara está com cancer, vai morrer , logo…na alemanha ñ levou nem uma década…o mesmo vai ocorrer por lá..torço por eles…+ sem intromissão nos assuntos internos deles…fora ianks.

  14. Pegasus

    Carlos…ha uma imensa diferença entre o povo alemão e o povo coreano, são duas situações completamente diferentes e de mais a mais o “cara” pode ate morrer de cancer, mas seu filho vai herdar o poder, e pelo que dizem é bem mais firme que o pai e avô, se voce pensar naquelas antigas civilizações em que o lider era um “divino de Deus” essa é a situação por la, recomendo, com todo o respeito do mundo, que o amigo faça um levantamento sobre como o povo foi condicionado por la e vera que é um absurdo o sistema de governo existe.
    Ninguem quer outro povo mandando no seu ou oprimindo-o, sendo americano ou não, mas com lideres que deixam seu povo morrer aos milhões de fome e outras necessidades, e coloca, e eles acreditam que o mundo esta contra eles porque não tem outras fontes de comparação alem do que seus lideres dizem…lamento, não ha como aceitar.

  15. ´..o outro é gay…eles saberão cuidar dos seu assunto interno..”cada povo tem o governo q merece…” se eles acham q merecem ,fazer o quê?+ Vc ñ deixa ter uma certa razão…Sds.

  16. de facto, o fanatismo ideológico coreano é tão forte que quase se assemelha a uma religião…
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Juche

  17. Eu sempre digo: Nacionalismo é a religião dos novos tempos…somos seres humanos ..puramente verbal.

  18. Mas, sr. Clavis; os sr, nada disse sobre o estado sionista. Os mesmos querem até 10 caças f 22…p poderem passar desperceibos nos espaços aereos dos arabes, atacar o Irã, destruir suas usinas nucleares, as subterraneas tbm, é voltarem sem baixas..a resposta dos persas é outra coisa, e poder atacar “N x” os arabes , toda x q eles se “julgarem ” em perigo…a Siria, é sem dúvida a segunda vítima dos mesmos; assim como o Hesbollah é suas instações militares. Os caça f 22 mesmo lito , vai dar ainda + superioridade de ataque aereo ao sionistas invasores..coitado dos Palestinos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

%d bloggers like this: