Há cada vez mais países a reavaliarem opções no que concerne à energia nuclear. Depois da Suécia, também a nossa vizinha Espanha se prepara para abandonar… O abandono do Nuclear. O Governo socialista atualmente em funções tinha inscrito no seu programa o abandono da Energia Nuclear decidiu agora estender durante mais 2 anos a utilização da central nuclear de Garoña. Esta Central deveria ser encerrada em 2011, mas agora irá manter-se ativa durante mais dois anos.
A decisão não deixa de encerrar em si, um certo factor de risco, porque as centrais nucleares espanholas são uma herança do Franquismo e tão velhas como ele… Isto quer dizer que os reatores destas centrais irão ser utilizados durante muito mais tempo do que aquele para que foram originalmente concebidos e por muito bem mantidos que estejam (e estão) e bem monitorizados que estejam (e também o estão) há um risco acrescido que não pode ser escamoteado.
O Governo socialista está a ser pressionado para perigosa extensão da vida útil dos reatores pelos elevados níveis de Desemprego, já que as seis centrais e oito reatores empregam milhares de pessoas por central e que a dependência espanhola das importações petrolíferas iria aumentar ainda mais com estes encerramentos, já que não existem fontes renováveis ainda instaladas para substituir os 20% de energia com que o Nuclear contribui para o consumo espanhol.
Fonte:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1390124
Comentários Recentes