A Igreja Etíope vai expôr publicamente a Arca da Aliança?

O Patriarca Etíope em http://www.adnkronos.com

O Patriarca Etíope em http://www.adnkronos.com

O patriarca da igreja ortodoxa da Etiópia anunciou que ia apresentar ao mundo a Arca da Aliança. A ser verdade estaríamos perante a revelação de um dos objetos mais míticos, lendários e reverenciados do mundo. Como consta na tradição da igreja cristã etíope, a Arca tem sido conservada desde há séculos numa pequena igreja, guardada por um sacerdote que transmite hereditariamente o seu cargo aos seus descendentes.

A igreja onde hoje estará guardada a Arca da Aliança em http://neveryetmelted.com

A igreja onde hoje estará guardada a Arca da Aliança em http://neveryetmelted.com

O patriarca etíope, Abuna Pauolos, que esteve recentemente em Roma para um encontro com o Papa e afirmou à imprensa que “Brevemente o mundo poderá admirar a Arca da Aliança descrita na Bíblia como a guardiã das Tábuas da Lei que Deus entregou a Moisés.” e prometeu mais revelações numa conferencia de imprensa a realizar posteriormente, no dia 26 de junho.

O patriarca etíope declarou “a Arca da Aliança está na Etiópia há muitos séculos. Como patriarca via-a com os meus próprios olhos e muito poucas pessoas o puderam fazer, até hoje.

A Arca da Aliança é, segundo a tradição bíblica, o contentor dos Dez Mandamentos assim como do bastão de Abrão e de uma amostra do Manna, o alimento divino que nutriu os israelitas durante a sua errância no deserto. Segundo a Bíblia, a Arca foi construída seguindo as indicações precisas de Deus a Moisés. A lenda que coloca a Arca na Etiópia é muito disputada e alega que teria sido movida do Templo de Salomão até à ilha egípcia de Elefantina e depois para a ilha de Tana Kirkos, e finalmente até à igreja de Santa Maria do Sião, em Axum, onde se encontrará até aos dias de hoje.

A Igreja etíope acredita que a Arca ficará à guarda do seu país até ao regresso do Messias, sendo-lhe então entregue para que finalmente possa regressar ao Templo de Salomão reconstruído.

Chegado o dia 26 de junho a aparição pública do patriarca etíope em Roma verificou-se, como prometido… No Hotel Aldrovandi em Roma, aparecendo o Patriarca Pauolos acompanhado do príncipe Aklile Berhan Makonnen Haile Sellassie e pelo Duque italiano Amedeo D’Acosta. Mas nenhuma Arca foi exposta, nem presencialmente, nem fotograficamente. De resto sem grande espanto, porque não se acreditava que Pauolos tivesse viajado para Itália com tão preciosa bagagem e que, logo, a suas declarações após a entrevista papal tinham sido bombásticas, mas infundadas.

Na conferencia de imprensa o Patriarca limitou-se a declarar que iriam mover a Arca do resguardo onde se encontra atualmente e que será colocada num museu etíope de forma a que possa ser vista pelo público, algo que acontecerá nos próximos anos… Mas sem a expor diretamente aos olhos do publico, protegendo-a com um véu. Ou seja, basicamente, os turistas (porque este é o público-alvo, naturalmente) vão ver um objeto coberto que lhe dirão ser a Arca da Aliança e é tudo.

O museu que irá mostrar a Arca da Aliança está a ser construído com recursos oferecidos pela Fundação D’Acosta em Axum, não muito longe da igreja onde se encontra hoje e será aberto ao público nos próximos anos.

Fontes:
http://www.wnd.com/index.php?fa=PAGE.view&pageId=102119

http://www.adnkronos.com/IGN/Speciali/MAE/?id=3.0.3437754525

Categories: História, Mitos e Mistérios | Etiquetas: , | 36 comentários

Navegação de artigos

36 thoughts on “A Igreja Etíope vai expôr publicamente a Arca da Aliança?

  1. Daniel de Souza Telles

    Arca da aliança, sei. Isto está mais para pedra camuflada. Mais um simulacro em nossa sociedade.

  2. mudámos de logo, Daniel! 🙂
    na Etíopia acredita-se mesmo que a Arca está naquela Igreja…
    Agora se este Patriarca é de confiança… francamente duvido muito.
    Gosta demasiado das câmaras e do dinheiro da fundação A’costa, parece-me…

  3. Eu espero mt p/ ver a arca da alinça…será a mesma arca dos dias de Moises?…Ñ creio.

  4. Daniel de Souza Telles

    A arca de Noé também deve estar por lá.

    • coordenadas da arca de noé no google earth na região do monte Arara39 26 26 N, 44 14 E 5,3 ou escreva no buscador Üzengili/Ağrı Province, Turkey mostra a região onde dizem estar a arca, ja descobriram uma estrutura de madeira (em formato de barco )petrificada com mais de 5000 mil anos soterrada

  5. bem, eu gostava de ver pelo menos um dos grandes mistérios resolvidos antes de bater a bota… podem ser os OVNI, a Arca, o Graal, qualquer coisita!
    Por isso, acho que esta arca etíope é o melhor que anda por aí, agora, neste contexto…
    I want to believe, como dizia o outro.

  6. Igor Alencar

    Sim, esta é a verdadeira arca da alianca dada a Noé. E foi levada pelo filho de Salomao com a rainha de Sabah para ethiopia antes de Jerusalem sucumbir.
    Para quem nao sabe todos os maiores pesquisadores do mundo sobre o assunto ja constataram de que a arca foi de fato levada pra la.
    Se isso acontecer essa será a revelacao do milenio.
    Acreditem ou nao esta é a verdade.

  7. eu acredito… mas gostava de a ver…
    ps.: a Arca contudo pode ainda estar sob o Templo, segundo reza outra lenda…

  8. JEFF

    O meu ponto de vista é:
    As escrituras indicam que existiu a arca do pacto, pois é mencionada na Bíblia. Não era algo a ser venerado, mas representava a presença de Deus entre os hebreus.
    Porem depois da destruição de Jerusalém pelo exercito babilônico em 607 AEC “A Arca não (foi) alistada entre os objetos do templo levados embora. Igualmente, não há menção de ela ter sido devolvida e colocada no templo reconstruído de Zorobabel; nem foi ela substituída. Não se sabe quando e em que circunstâncias a Arca desapareceu. — 2 Reis 25:13-17; 2 Cronicas 36:18; Esdras 1:7-11; 7:12-19.”(referencia: Estudo Perspicaz das Escrituras volume I , pg 182).
    Quanto à lenda que ronda o seu misterioso sumiço a enciclopédia Wikipédia diz: “Conta a história que, aos 22 anos, Menelek (Teórico filho de Salomão com a rainha de Sabá) vai a Jerusalém apenas em busca de conhecimento e não de riquezas, onde é imediatamente reconhecido por seu pai, Rei Salomão, que quer fazer dele seu sucessor sobre o povo de Israel, mas tem seu desejo negado (o mesmo teria ocorrido com a Rainha Makeda, que prefere voltar e atender a seu próprio povo) graças ao desejo de retorno de Menellek à sua terra natal. Após a divisão das 12 tribos, e consequente enfraquecimento do Império Israelita, Menellek retorna à Jerusalém para levar a Arca da Aliança a Igreja Etíope.” Fonte: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kebra_Negast).
    Os fatos encontrados nas Escrituras Sagradas provam que a lenda não é verídica, pois o reinado de Salomão foi do ano de 1037 a 998 AEC e a arca é mencionada na Bíblia durante o Reinado do Rei Josias (2 Crônicas 35:3) (642 AEC) há 357 anos após a divisão das dez tribos. Isso quer dizer que o suposto filho de Salomão (Menellek) teria que ter mais de 350 anos de idade antes de retirá-la de Jerusalém.
    Embora a lenda seja falsa não podemos dizer que a arca que está na igreja etíope seja falsa ou que realmente haja uma arca e se essa arca é a autêntica arca do pacto, pois ainda não foi analisada por peritos.
    Visto que a arca representava a presença de Deus entre os hebreus ela também era símbolo do pacto feito entre Jeová e o seu povo; pacto esse que seu próprio povo o quebrou. Se ela existi ou não, não tem relevância alguma do ponto de vista do Deus, pois ele promulgou um novo pacto (Jeremias 31:31-34) que só passou a vigorar com sangue derramado (o sacrifício da vida humana) de Jesus Cristo, cujo valor foi apresentado a Jeová depois da ascensão de Jesus para o céu. (Mateus 26:28).
    Seria muito interessante se realmente a arca original fosse apresentada ao publico, mas a atitude do patriarca da igreja etíope de dizer que vai apresentá-la e depois voltar a traz em sua declaração, reforça a conclusão que eles não ha possuam ou possuam uma arca ilegítima. (a maioria dos argumentos foi reforçado pelo livro Estudo Perspicaz das Escrituras sobre o verbete: pacto, arca do pacto , Salomão)
    TJJEFF

  9. SSS

    SSSSS

  10. ALBERTO SANTOS

    EU NÃO ACREDITO

  11. Em suma:
    1. a existência da Arca é certa, do ponto de vista histórico
    2. os etíopes acreditam que ela é verdadeira, mas podem estar enganados
    3. parece haver agora um “interesse comercial” da igreja etíope em aproveitar este filão.
    4. A sua existência ou não prova ou refuta a existência de Deus.
    5. Os etíopes nunca a submeterão a exames laboratoriais… Logo prova científica, é algo que nunca teremos…

  12. diogo

    esse patriarca está enrolando, eu quero saber ele viu aonde
    essa arca? Seja mais específico!

  13. sobre essa “revelação” da Arca, esta é notícia mais recente que dá conta do adiamento desta revelação…
    http://www.adnkronos.com/IGN/News/Cronaca/?id=3.0.3445266776

  14. ..dúvido, ñ existe tal arca…é outra coisa , menos a “ARCA DA ALIANÇA” .Ela foi destruida p ñ ser + um objeto de adoração..YHAVÈH, o Deus dos desuses, a destruiu…Sal. 83:18 95:1/3 ,Joã. 17:.20 e Rev. 1:1 e 3:12…

  15. a história tem a sua plausibilidade…
    a “arca” etíope é contudo (pelas descrições) bem menor que a biblica.
    Será “falsa”?… ou… uma réplica muito antiga?
    veremos…
    se algum dia for mesmo revelada.

  16. Nem uma coisa nem outra, + um símile , próprio inerente a religiosidade deles…nunca à antiga “Arca” a primeira é única. Vamos ver….

  17. a menos que a descrição bíblica seja imperfeita (muitas retraduções e passagens do oral) e afinal, o correto seja mesma a versão etíope da arca… isto é, muito fina, quase sem mais espaço interior do que o bastante para conter alguns manuscritos.

  18. charles freire da silva junior

    Se realmente a arca da aliança estiver por lá a bíblia é mentirosa por que em apocalipse João diz que ve no céu a arca da aliança.

  19. GIO

    TEM MUITA GENTE MANIPULADA POR FALSON PASTORES. ESSAS PESSOAS NÃO PROCURAM LER OU SE ATUALIZAR COM O QUE ESTÁ SENDO DESCOBERTO EM GRANDE ESCALA NOS ULTIMOS ANOS. MUITOS DOGMAS CAIRAM. MUITO DO QUE FOI DITO, NÃO ERA VERDADE.FOI DITO APENAS PARA CONTROLAR AS MASSAS. AFINAL DE CONTAS. RELIGIÃO É O “ÓPIO” DO POVO, QUE NÃO CONSEGUE RACIOCINAR COM O QUE LHE É IMPOSTO PELOS CHAMADOS, ” LIDERES ” ESPIRITUAIS. UFA! PESQUISEM MAIS. PAREM COM OS CLICHÊS…

  20. reza a lenda quê esse preciozissímo tesouro arqueológicamente e históricamente biblico a quem devemos profundo respeito,pelo fato de ter sido o próprio Deus,quem forneceu as medidas ao Patriarca Moisés,que se encontra lá na Etiópia,porêm não se sabe se ela está naquela determinada igreja creio que não,ou se em alguma caverna ainda irrevelável,o fato é que se alguém sabe o paradeiro da mesma jamais dirá antes do tempo do fim,com tados indianas jhones por aí seria loucura abraços.

  21. riquepqd

    Bom, se for a verdadeira Arca, bem que poderia vir para o Brasil, para ser guardada no novo Templo de Salomão que está sendo construído em São Paulo.

    http://www.otemplodesalomao.com/

  22. Ê nisso que acreditam convictamente os etíopes, pelo menos…
    Nota: tecnicamente, a arca nao foi dada a Nope, mas sim as tabuas que contem. A arca foi fabricada, posteriormente, pelos judeus.

  23. Paulus Aracnideo

    Examinai as escrituras

  24. Rafael

    Os Etíopes dizem q ela realmente esta la, existe até um documentario sobre isso “Provando a existência de Deus” da history chanell, dizem q 3 pessoas tentaram ver a arca e 1 morreu na hora, 1 dois meses depois e um outro ficou cego.
    Fora isso só os anciãos etíopes tem permissao pra ver a arca … eu não sei, mas talvez eu acredite nessa história. =/

  25. Antônio Carlos

    se é a palavra de Deus estou junto .Amém!

  26. Antônio Carlos IKO de O URO PRETO MINAS GERAIS

    Louvado seja osenhor Jesus Cristo,e para sempre louvarei a ele

  27. Joffre Soares Costa

    Jamais a Arca seria colocada em mãos errada, a Arca é um segredo de Deus com seu Povo é como um voto oferecido aos cristão o puro Hebreus.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: