Lost S05E16/17: “The Incident”: Comentários

1. Este episódio começa com uma das cenas mais reveladoras de toda a série: algures, no século XIX, encontramos a primeira visão direta e clara de Jacob. O misterioso líder supremo dos Outros aparece numa sala situada no interior da base das ruínas da estátua de quatro dedos (e aposto que é o mesmo número de dedos dos pés de Jacob) fiando uma tapeçaria semelhante aquela que veste. Esta tapeçaria tem frases em grego que alguém reconheceu como sendo segmentos da Odisseia: “possam os deuses conceder-lhe o que o seu coração deseja” e “possam os deuses dar-te felicidade”. Ou estes “deuses” são os antigos habitantes da Ilha, de que Jacob seria o último sobrevivente ou… São “aqueles que estão a chegar” do final da temporada…

A sala apresenta antigos motivos decorativos pseudo-egipcios e uma fogueira central assim como diverso mobiliário semelhante ao encontrado no túmulo de Tutankamon. Se Jacob vive neste local tão especial da Ilha fá-lo por uma razão e essa só pode ser a de que ele se identifica com os construtores de uma forma que não concede a nenhum dos Outros, nem aos mais fiéis. Nem mesmo Richard parece ser um Outro “original”, já que é tratado por “Ricardus”, um nome latino que pode representar a sua origem romana (um antigo legionário?) ou um marinheiro medieval (o registo de versões latinas dos antropónimos era comum durante a Idade Média). Jacob – como Richard – não envelhece, tendo ensinado ou passado essa característica para o seu “Conselheiro” e logo, pode ser tão antigo como a estátua, sendo o último sobrevivente da civilização (Mu?) que deixou tantas ruínas na Ilha.

2. Jacob, após preparar um peixe, olha para o horizonte para o navio Black Rock que surgiu na primeira temporada da série, o que automaticamente data a cena no século XIX que indicámos no primeiro comentário. Jacob não esta sozinho e a cena mostra-o com a chegada de um homem, vestido também uma camisa feita à mão, mas negra… Cor relevante. Este homem de preto pergunta a Jacob como é que o Black Rock encontrou a Ilha e logo depois acusa-o de ser responsável pelo evento dizendo que “acaba sempre na mesma” referindo-se certamente a outros naufrágios – ocorridos no passado – como aquele que pode ter levado Richard/Ricardus à Ilha. Aparentemente os dois personagens, Obama e o homem de negro já estão juntos na Ilha à muito tempo e têm visões muito diferentes sobre a sua missão aqui. O homem de negro diz que os novos chegados à Ilha trarão destruição e corrupção, enquanto que a Jacob alegar que isso é apenas “progresso”. Ora esta visão do homem de negro, conservacionista e tradicionalista não é aquela que esperaríamos de Cerberus, aka “o monstro de fumo”, o tal “mecanismo de segurança” que defende a Ilha? Ou seja, o homem de negro é, nada mais nada menos, que o Monstro…

3. Na cena de confronto do homem de negro e Jacob, este deixa bem claro que quer matar Jacob. Alega que um dia encontrará uma “fraqueza” em Jacob. É impossível ser mais claro: como a temporada encerra precisamente com a morte de Jacob às mãos de Bem sob as ordens de Jack-Monstro de Fumo cumprindo esta ameaça fica bem claro que este homem de negro é uma forma do Monstro.

4. Quando o homem de negro de afasta, a estátua que na atualidade apenas tem um pé de quatro dedos, é mostrada completamente e em maior detalhe revelando ser não o Anubis (deus da morte) que aparece noutros grafismos em ruínas presentes na Ilha mas Tawaret, a deusa egípcia da fertilidade. Esta deusa é importante, já que não nos podemos esquecer da obsessão dos Outros em resolver o misterioso problema que leva todas as mulheres que engravidam na Ilha, a abortar… Podemos lançar aqui a hipótese: será que foi precisamente por terem deixado de ter filhos que os habitantes da Ilha (Mu?) se extinguiram, deixando para trás apenas ruínas e… Jacob, o último muano?…

5. Aparecem neste episódio varias cenas em que Jacob acompanha a vida dos sobreviventes do Oceanic 815, mesmo muitos anos antes do acidente. No mesmo episódio, Bem reconhece que fora Jacob que elaborara a lista de sobreviventes a recolher pelos Outros (um dos mistérios de , agora resolvido). Assim se explica: fora Jacob que selecionará muito criteriosamente (mas sob que critérios?) os sobreviventes que haveriam de seguir nesse voo.

6. Se ainda dúvidas havia, deixaram de haver… Ilana aparece gravemente ferida num decrépito hospital russo e recebe a visita de Jacob. Logo, é uma Outra, mas que faz parte do núcleo exterior à Ilha.

7. Quando Jacob ajuda Jack e lhe entrega uma barra de chocolate Apollo (uma marca que só existe em Lost) acrescenta que: “Talvez tudo o que precisasse fosse um pequeno empurrão”. Esta indireta é uma referencia clara à estratégia de Jacob de introduzir na Ilha elementos externos (terá sido ele também o promotor da presença da Dharma Initiative).

8. Juliet cai pelo poço da escavação da Cisne e detona a bomba de hidrogénio com uma pedra até que esta explode numa luz branca. Este será assim o “Incidente” a que Alude o filme de treino de “Orientação” da Estação Cisne: a explosão da bomba e o efeito desta na bolsa magnética no subsolo da Cisne. De novo… Fica claro que as viagens no tempo em Lost ocorrem numa única timeline.

9. Frank Lapidus é promovido à condição de “candidato” a Outro pelo grupo chefiado por Ilana, que transporta uma misteriosa caixa metálica que se revela ser o caixão do… Verdadeiro John Locke. Porque o selecionaram, se não fazia parte de nenhuma das “listas” de Jacob?

10. Quando Ilana pergunta a Richard/Ricardus usa a frase reconhecimento “o que está na sombra da estátua?” a que este responde: “Ille qui nos omnes servabit”, o que em latim significa algo como “aquele que nos salvará a todos”. Jacob, portanto… A frase é uma afirmação do poder de Jacob sobre os Outros e o quanto dependem da sua vontade, mais do que de qualquer outra coisa.

11. Pouco antes morrer, às mãos de um vingativo Bem, Jacob diz “eles estão a chegar”. Quem? Não há dados sobre a identidade destes “eles”, mas será que Jacob se referia aos “eles” que estiveram ausentes nesta temporada de Lost, isto é, o grupo de sobreviventes que viajou no tempo até 1977?

12. Jacob quando vê entrar “Locke” percebe imediatamente que se trata do “homem de negro” que o ameaçara de morte, aquele que nos associamos ao “monstro de fumo”.

13. Sayid anda às costas com uma bomba de fissão nuclear “portátil” que estaria dentro da bomba de fusão “Jughead”. O problema é que na data em que essa bomba teria sido construída (1954) nenhuma dessas bombas de fissão “detonadoras” seria tão pequena ao ponto de poder ser transportada às costas por alguém…

Anúncios
Categories: LOST (Perdidos) | Etiquetas: | 23 comentários

Navegação de artigos

23 thoughts on “Lost S05E16/17: “The Incident”: Comentários

  1. ainda vou entender de “lapso de tempo”,essa serie vai ser inicio…ñ sei nada , nada sei .

  2. sim, quem não segue desde o 1º episódio, tem mesmo que comprar as caixas das 4 temporadas…

  3. Andei afastado do teu blog até ver o último episódio do Lost, isto para não cair em tentação de ler Spoilers!

    Sei que não és apologista, nem acreditas na teoria dos reptelianos, mas o que é certa é que a mitologia humana está repleta de referências, sendo Mu parte dessa mitologia, e sendo a estátua da ilha Tawaret, será que não há aqui uma menção disfarçada a uma hibridação humana, e a capacidades sobre-humanas de certos indivíduos?

    Mas uma coisa acho que é certa, a destruição da estátua está associada a não haver nascimentos na ilha, porquê?? Isso não sei!

  4. hehehe… fizeste bem, o que não aqui são mesmo “spoilers”…
    a tese dos reptilianos, aplicada a Lost, não colhe… logo num dos primeiros podcasts da série, os produtores deixaram bem claro que em Lost não haveria a presença de ETs no enredo. E os reptilianos, são ETs, logo…
    Tawaret é uma deusa, de origem muana (no mundo alternativo de Lost) e transferida posteriormente para a civilização egipcia, sua suposta herdeira.
    Isso, contudo, não exclui a existência de híbridos em Mu (o que me lembra algumas das ideias loucas de Blavastki).
    A questão de não nascerem crianças na Ilha é curiosa e ainda foje a explicações claras, mas fiquei com a impressão que as famílias da Dharma tinham crianças nas “Barracas” e como essa questão não era levantada nas suas reuniões (apenas entre os Outros) isso quererá dizer que esse problema data da luta entre a Dharma e os Outros e que logo, não tem a ver com a destruição da estátua.
    Mas concordo que tem que haver uma relação entre esse problema dos nascimento e esta ser a deusa da fecundidade e este é um ponto que muito bem observaste…

  5. Falei na parte dos reptilianos porque estão associados à mitologia de Mu, no que tenho lido.

    Os produtores também falaram não a viagens temporais, e estas existem e em grande quantidade.
    Acho que eles também podem tentar cortar a desmistificação de alguns factos ao verem que a teoria dos fãs apontavam nessa direcção.

    Uma coisa curiosa, referente ao Jacob e ao outro homem:
    será que estando com a camisa preta não simboliza o lado negro o mal? já que por algum motivo quer matar Jacob, de camisa branca. Ou seja o bem e o mal estão interligados e não podem coexistir um sem o outro, parte de um equilíbrio…. curioso o nome do navio que o outro fez chegar a ilha: Black Rock!

  6. Nito

    A questão da fertilidade é de certeza ligada à estatua.
    Acho estranho a morte do Locke / Monstro de fumo, visto o Locke estar dentro da caixa da Ilana. Era um dos personagens mais engraçados e com algum mistério. Talvez volte na próxima season. Veremos

  7. Os produtores já antes mataram personagens muito fortes… como Mr. Eko (e admitiram o seu arrependimento mais tarde, num podcast). Locke é, com Jack e Kate o trio mais forte da série. Admito que será dificil ver Lost sem Jack… Mas também Eko, Michelle e tantos outros o eram, e nem por isso não deixaram de desaparecer…

  8. Nito

    Ou então ficamos com a nova versão do Locke / Smoke monster.
    Tenho acompanhado todas as terças mas agora que faltam 4 episódios admito uma certa ansiedade ..
    Admito que os argumentistas tenham uma certa dificuldade em cruzar as 2 linhas temporais da 5ª Season.
    Como explicar que alguns elementos vão para a linha actual (Lapidus,Ben, Sun e Locke) e ooutros para 1977, e já agora porquê uns e não os outros (?).
    Outra dúvida onde andou o Faraday ? Uns estão 3 anos na ilha mas um deles desaparece e volta no submarino.
    Por que raio o Hurley levou uma guitarra ?

    Enfim dúvidas…
    Ah.. depois envio-te um link para resolver outro Hoax mistério e mais uns Quids (Já que não participo posso dificultar as coisas..eheh)

  9. sim… pode ser, mas eu acredito mais em aparições fugazes em flashbacks como acontece, p.ex. com a Lilly…
    acho que vão unir as duas timelines.
    mesmo nesta season, havia momentos em que ficava confuso e não se percebia bem em que tempo estávamos…
    o farady esteve no continente, aparentemente… a trabalhar com os Outros (a sua mãe é um dos seus líderes, recordemo.nos)
    o hurley não bate bem…

  10. Nito

    Não bate nada bem Dude… 🙂
    Acho que ainda vamos ter uma aparição do Charlie, daí a guitarra.

    Se de facto o Locke é o Smoke Monster, como é que ele entra no templo vai buscar uma corda para ajudar o Bem a sair do buraco e ao mesmo tempo se transforma na Alex e vai ter com o Ben ??

    Enfim ainda temos muito mistério para desvendar..

  11. por acaso desconheço se o Charlie ainda está em contrato… isso responderia à pergunta… Lilly, está, p.ex.
    e sim, acho que isso é um mero erro de produção… repara como muitas vezes o smoke monster, quando materializado, parece incapaz de tocar em coisas físicas, mas depois temos esse erro (?) e outros semelhantes que apareceram…

  12. Nito

    Seria para replicar as condições do vôo anterior ? Sayid ia algemado tal como a Kate, Guitarra com Hurley & Charlie, Caixão com o Locke e Christian .
    Mhh.. não sei se o materializar do monstro está ligado ao tocar, visto o Christian num destes episódios trás na mão uma lamparina à noite e agarra na moldura com a foto de Dharma 1977.

    Poderá não ser uma questãode contrato, apenas de um ou dois episódios como “Special Guest”.

    Vamos ter pano para mangas para dissecar os próximos episódios 🙂

  13. mas então porque é que o Monstro-Christina estava com locke na cavrena, caído de perna partida este lhe disse que não o podia ajudar? e porque é que disse o mesmo a Ben na sala da roda?…
    pois vamos… pena é o maldito hiato até ao recomeço da season 6… 😦

  14. Nito

    Pode ser justamente por estar na sala da roda por ser um local especial ou porque o escolhido a desempenhar essa tarefa não pode ser ajudado, não sei. Ou poderá ser essa a razão e a produção/realização ter errado.

    O que terá acontecido à Claire e ao casal Rose/Bernard durante esses 3 anos ?

    Vou aproveitar para rever as várias seasons até ao começo da 6ª… 🙂

    Só na última revisão é que reparei que o Widmore comprou o diário de bordo do Black Rock no leilão a um familiar do Hanso da iniciativa Dharma..

  15. a Claire… Dizem que vai regressar logo no começo da Season 6.
    O irritante casal esteve a fazer nickles e a morfar comida Dharma, na praia, aparentemente…
    Yep.
    O Black Rock ainda vai aparecer mais, é um palpite…

  16. Nito

    Vi uma parte do Jacob na praia a falar com outro tipo, e o Black Rock estava a chegar à ilha, agora como foi para no meio da selva (?), por mim o casalinho podia nem aparecer..tal como o Charlie.

    Com a última cena da Juliet a rebentar uma bomba com uma pedra (??) voltamos ao triângulo amoroso inicial
    (Jack – Kate – Lafleur), que também já cansa. Espero que venham mais umas miúdas giras a Charlize Theron por exemplo..

  17. materializou-se como o avião Beachcraft que voava na Nigéria e se materializou no meio da ilha…
    Juliet escapou…
    charlize theeon?…
    querias!

  18. Nito

    O avião vemos a cair quando o Locke leva um tiro do Ethan nesta Season, se não me engano num dos intervalos temporais.
    A Juliet do que vi no mini-trailer, cai no poço (deveria ter ficado em migalhas visto a altura do mesmo, mas enfim…) e depois está com uma pedra a martelar numa bomba, não sei se sobrevive, mas tenho duvidas..

    Charlize Theron seria a primeira escolha sim, depois poderiamos ter a Ashley Judd ou a Scarlett Johansson, não sou muito esquisito.. eheheh

  19. DS

    uns colegas meus emprestaram-me a primeira serie no natal… só sei que aquilo mais pareceia uma maratona, queria ir para a cama mas não consegui, só me apetecia ver o que vinha a seguir e estava até às tantas acordado. Vi as quatro séries nas férias de Natal todas seguidas e em Janeiro começou a quinta, só sei que era uma correria para chegar a casa, ligar o computador e ir ao megavideo ver o novo episódio para no dia a seguir o irmos discutir para a escola, mas o pior de tudo era a espera.
    Quando a quinta série acabou foi uma desgraça, deixou tudo em suspense, e pergunto-me o que acontecerá a seguir, só sei que a sexta série nunca mais sai, estou mesmo desejoso.
    Antes de começar a ver a série já tinha ouvido falar dela, mas nunca pensei que me vicia-se tanto. Parece que tudo foi pensado ao pormenos, sem dúvida que é uma grande série e que os escritores e produtores são óptimos.

    Vi o comentário o último comentário que deixaram e falavam da Juliet. É provável que ela já não participe na 6ª série, se aparecer é só num ou dois episódios porque ela vai participar numa nova série e faz parte do elenco principal.

  20. todas seguidas?… ena pá… infelizmente vi uma a uma, sem a imersão de experiência que ver esta magnífica série pela primeira vez e toda de seguida, deve dar. Parabéns por isso e.. bemvindo aos losties! (os adeptos de Lost)

    Matew FOx, admitiu recentemente que a Season 6 vai começar com o que Juliet viu após detonar a Bomba… Logo. sim, vai voltar!
    http://tv.ign.com/articles/993/993835p1.html

  21. DS

    yah é provável que ela apareça, mas o que quis dizer é que já não deve parrticipar em toda a série, não tenho a certeza

    Um colega meu que é fanático em séries disse que a Claire também vai voltar nesta série. Só sei que nunca mais começa a nova season.

    Tens aqui o link para a nova série com a Juliet, se te interessar:http://www.youtube.com/watch?v=LQoSCEMzJYE

  22. DS

    não sei se consegui mandar uma resposta ao teu comentário, porque passou-se o cena com a net

    se não consegui, disse que a Juliet não devia aparecer na série toda

    aqui tens mais um link da série “V”

  23. sim, num podcast eles (os produtores) tb confirmaram o regresso de Claire. Assim como da francesa (uma das minhas personagens favoritas)
    E de Juliet sim, o que se sabe é isso. Que a Season começa com ela… nada mais… Mas se aparece uma vez…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: