Enunciado de uma estratégia para combater a pirataria somali


Um pirata somali a bordo de um navio capturado em http://www.rnw.nl

A presente situação nas costas ao largo da Somália expõe uma verdade insofismável: os navios das marinhas modernas são demasiado grandes, pesados e complexos para este tipo de ameaça. Isto mesmo foi revelado pelo recente incidente com o Maersk Alabama. De um lado, temos Senhores da Guerra, mais ou menos ligados a grupos terroristas islamitas somalis e que a partir da segurança das suas bases na costa enviam pequenos grupos de piratas, armados de AK-47 e RPG-7 atacar e capturar cargueiros que passem ao largo da sua costa. Estes piratas, operando a partir de pequenas embarcações ou de barcos de pesca, obrigam à manutenção na região de uma grande força naval internacional, num custo que é tremendo e que ascende a vários milhões de dólares mensais (sem contar com o preço dos resgates e dos atrasos nas entregas de mercadorias). Contra estas pequenas embarcações, a Marinha dos EUA alinhou com um cruzador CGN 25 Bainbridge um navio de grandes dimensões, e por isso caro de manter e de construir, mas capaz de transportar vários pelotões de SEALs e de pequenas embarcações rápidas, para além de mini submarinos capazes de levar um grupo de SEALs na maior discrição até ao navio sequestrado e resgatar quaisqueres prisioneiros com baixas mínimas. Mas, na verdade tudo isso poderia ser assegurado por um cargueiro – apenas ligeiramente armado – mas rápido e provido de abundante equipamento de comunicações e deteção, uma espécie de navio especializado de combate a piratas, muito mais barato que estes pesados cruzadores concebidos na Guerra Fria e por isso mesmo, raros e insuficientes…

A única forma de realmente combater militarmente esta ameaça não é de a de enviar fragatas, destroyers e cruzadores atrás destes piratas que operam a partir de barcos de pesca ou de lanchas rápidas. É fazer com que todos os navios que cruzem estas águas naveguem em comboio, é colocar na região vários aviões de vigilância e colocar entre os comboios navios de guerra pequenos, rápidos e defendidos por pequenos grupos de fuzileiros. Manter uma tal estratégia ficará a apenas uma fração do custo atual de manter uma frota multinacional datada da Guerra Fria na região, com uma eficácia muito maior… já que tantos navios indianos, chineses, europeus e norte-americanos não conseguiram deter a captura de quase 30 cargueiros só nos primeiros três meses deste ano por parte dos piratas somalis.

E esta estratégia “ligeira” nem tem que ser necessariamente conduzida pelos governos nacionais… como quem em estado a suportar o essencial destes custos com resgates têm sido as Seguradoras, não deve faltar muito tempo até ver flotilhas de barcos ligeiros e rápidos, guarnecidos com mercenários pagos por estas empresas a patrulhar comboios como aquele que antevejo no capítulo anterior. E isto vai acontecer inevitavelmente quando o primeiro pirata perder a cabeça e disparar uma rajada de AK-47 ou um RPG sobre um petroleiro carregado e este… explodir causando um prejuízo de biliões de dólares à seguradora. Algo que – a este ritmo – irá acontecer dentro de muito pouco tempo. Até esse momento, as Seguradoras nada farão, e confiarão nos orçamentos de Defesa dos Estados para que estes continuem a fazer um trabalho que no essencial, lhes diz diretamente respeito. E aos nossos impostos, que financiam estas operações, claro.

Outra solução efetiva poderá passar pelo puro e simples bloqueio naval dos portos a partir de onde as flotilhas piratas operam… Bloquear o necessariamente limitado de portos a partir de onde os somalis podem operar iria exigir um número muito inferior de meios, especialmente quando comparado com os custos e a baixa eficácia demonstrada pela atual tática de patrulhar milhares de quilómetros quadrados de Oceano… Estes bloqueios poderiam depois ser complementados pela técnica dos comboios escoltados pelos navios ligeiros e equipas de fuzileiros apoiados por aviões e UAVs de vigilância naval indicados no parágrafo anterior.

Fontes:
http://www.defensetech.org/archives/004797.html
http://www.chinadaily.com.cn/china/2008-12/17/content_7311735.htm

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Categories: DefenseNewsPt, Defesa Nacional, Política Internacional | Etiquetas: | 14 comentários

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14 thoughts on “Enunciado de uma estratégia para combater a pirataria somali

  1. pedronunesnomundo

    …ainda assim, parece-me muito mais plausível a defesa de combóios de transporte em águas internacionais que bloqueios a portos

    pensa no chinfrim que não era se – sobretudo – os malandros dos americanos bloqueassem acessos estrangeiros ao mar
    que “atentado” e que “ingerência” não seria… lol

  2. Usar fogo cvontra fogo, embarcações pequenas é rápidas , é bem armadas com as mesmas armas que usam e um pouco +, visando manter a “ordem” e o bom fluxo do comèrcio muindial; dando é restaurando a ordem, e predendendo esstes srs. da guerra tbm.E dando a eles um meio decente de sobreviver,,se ñ outros viram ,interminavemente.

  3. pedro:
    é muito mais caro… é que portos de mar somalis, dignos desse nome, há muito poucos.
    e não há um verdadeiro “governo somali”, apenas um grupo de tipos que em Mogadixio de afirma como tal. E não seriam os “malandros dos americanos”: russos, chineses, indianos e europeus estão em grandes números na região e o bloqueio iria envolver forças de todos esse países.

  4. Mais pode ser tetulados pela ONU..então p/ que serve essa bosta de organização? Por isso q os ianks ñ respeitaram as suas determinações..mt menos os israelenses , ontem é hoje.Temos de fazer parar essa atitude “CORSÁRIA” DOS SOMALIS, + dar-lhes alguma coisda p/ poderem ganhar o seu sustento.

  5. Pegasus

    Não acredito no vulto que essa discusão tomou, acho incrivel que não começaram a explodir esses carinhas com seus botes e barquinhos.
    Essa é a ação tomada pelas forças armadas que estão por la com rebeldes que dão bem menos trabalho que esses.
    É de estranhar o que esta acontecendo, ate parece que querem que aconteça uma desastre por la…não sou a favor de execuções pura e simplesmente, mesmo poque essa ação não depende de minha opinião aqui, a milhares de quilometros, mas se tomarmos em conta que quase sempre se resolve algo assim exterminando o problema e de se admirar que não o tenham feito ainda…e ca entre nós, voce iria piratear se soubesse que se uma patrulha o encontrasse, explodiriam seu barco com voce dentro, ainda mais sabendo que ja o fizeram com outros sem dó nem piedade, por isso que estou estranhando os rumos e a apatia das nações envolvidas.

  6. Eu sempre achei que os Chinese ,fôssem exterminar uns barcos somalis…+ está mt proximo disto acontecer; já está dando nos nervos de algumas autoridade no local, dos navios de guerra…esperemos. Mais é necessário dar a eles uma alternativa, senão…

  7. o problema está em que é impossível distinguir estes piratas de pescadores, pelas suas embarcações, bandeiras, roupas, etc antes de atacarem um navio… e mesmo depois há questões de legalidade, que levaram muitos destes piratas a serem detidos e soltos logo a seguir (os dinamarqueses fizeram isso várias vezes).
    A questão é complicada e exige um mandato especifico do CS da ONU autorizando o bloqueio dos portos somalis e o uso da força, assim como a detenção nos países afetados desta gente.
    E o combate aos bancos (essencialmente do Dubai) que estão a lucrar e a receber estas transferências…

  8. Todo país que só tem conta numerada, paraiso fiscal, tipo suiça..é o elemento catalisador dos lucros ilegais…eu disse todo e são muitos.Cadê a ONU é seu CS ? Quer saber, esse bankmoom ,pra eu ele é boneco de certos grupos q dominam o CS.Ñ manda , ñ apita é só diz sim senhor…um nada.

  9. E a burocracia tem minado qualquer acção… Acho que se podia fazer comboios de navios e nem era preciso ter por lá navios militares… Que tal o velho conceito de “navio mercante armado”?

    • também pensei nisso, mas quem usaria essas armas pesadas nos cargueiros? os marinheiros?…
      e a maior parte dos cargueiros não fazem sempre as mesmas rotas, pelo que teríamos rapidamente cargueiros armados a cruzarem todas as águas do mundo, mesmo aquelas sem piratas, o que também não seria bom…

  10. Pegasus

    Deixar de tomar um remedio com medo dos efeitos colaterais??? Ta ai um paradigma que eu queria ver resolvido.

  11. neste momento, a tomada é inevitável, tal é o sentimento de impunidade dessa gente…

  12. Pegasus

    Ta me parecendo uma otima oportunidade para a Blackwater se oferecer para fazer proteção, ai sim estariamos lascados.

  13. sempre seriam mais úteis e teriam uma conduta eticamente menos questionável, que no Iraque…

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