H1N1: o vírus da “Gripe Suína”

Um grupo de estudantes neozelandeses, que passavam ferias no México, parecem ter sido infectados com o vírus da “gripe suína”. Esta nova e muito perigosa variante do vírus da gripe humana tem sido reportada em vários locais nos EUA e no México, país onde se registam já pelo menos 103 mortos e 11 nos EUA (Na fronteira e em Nova Iorque), com mais de 1600 infectados. A situação levou já vários países do mundo (Japão, Coreia do Sul, Canadá, entre outros) a recomendarem aos seus cidadãos que evitassem viajar para o México e a Organização Mundial de Saúde já emitiu um alerta internacional.

O vírus em questão é o H1N1, ou “vírus suína”, uma variante do “influenza A” e ainda que possa como a mutação teórica da “gripe das aves” ser combatida com o Tamiflu a taxa de morte atual (1 para 100) é muito elevada e o vírus muito mutante, o que causa ainda mais preocupação com uma forma mais letal que ele possa assumir numa nova mutação.

Dos 25 estudantes e professores neozelandeses, 14 revelam sintomas gripais, com 4 deles em situação de maior gravidade. Estando atualmente todo o grupo de quarentena, em casa. E pelo menos dois grupos de estudante norte-americanos também já revelaram sintomas, tendo estes contactado centenas de pessoas, nos EUA, o que faz aumentar o receio de que possa já haver focos locais da doença. A Cidade do México ordenou o encerramento temporário de todas as escolas e universidades. Estão atualmente internadas, em todo o México cerca de 1300 pessoas com sintomas gripais, desconhecendo-se destas, quantas terão o H1N1.

Este vírus é especialmente preocupante porque deriva diretamente de uma variante muito comum do vírus da gripe humana e porque foi capaz de infectar uma tão grande percentagem de alvos humanos jovens e saudáveis, como o grupo neozelandês. O vírus merece também muita preocupação porque se sabe que embora seja originário dos suínos, pode propagar-se aos seres humanos e sabe-se que pode depois expandir-se, mutando-se sempre, é esta maneabilidade que o torna difícil de combater e impossível de tratar por via de uma vacina.

Depois de todo o alarme criado no ano passado pelo “vírus da gripe das aves”, que muitos especialistas temiam que fosse mutar para uma variante humana (e ainda temem), não deixa de haver uma certa ironia no facto desta mutação perigosa estar a acontecer num dos animais que geneticamente mais próximo esta do Homem: o porco… O surto começou no México, o que é também uma grande fonte de preocupação, já que é um dos países mais populosos do continente americano e com um sistema de saúde público muito ineficiente. O México tem também uma longa e muito permeável fronteira com os EUA, assim como uma grande comunidade migrante neste país. Daqui, o vírus poderá rapidamente propagar-se – por via aérea – a outros países do mundo, já que os EUA são dos países centrais no trafego mundial aéreo de passageiros. Se na Idade Média, a Peste Negra levava décadas a passar da Crimeia às Ilhas Britânicas, hoje com o avião, uma “gripe suína”, letal e viral, pode rapidamente espalhar-se por todo o globo em poucas semanas… Por outro lado já há vários casos reportados em Espanha, país que alberga uma grande comunidade de emigrantes mexicanos e se o vírus se instalar em Espanha – devido à inexistência de fronteiras no Espaço Shengen – irá propagar-se rapidamente, estando Portugal, pela sua fronteira comum e pela intensidade de trocas comerciais e turísticas entre os dois países ibéricos, na linha da frente e um dos países que brevemente conhecerá também casos desta “gripe suína”.

Acompanhemos pois com muita atenção o que se passa no México com este H1N1 e recomendemos prudência a todos aqueles que conhecemos e que estavam a planear férias em território mexicano…

Fontes:
http://www.cnn.com/2009/HEALTH/04/26/swine.flu/index.html?eref=rss_latest

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1376818&idCanal=62

Anúncios
Categories: Ciência e Tecnologia, Saúde, Sociedade | Etiquetas: | 56 comentários

Navegação de artigos

56 thoughts on “H1N1: o vírus da “Gripe Suína”

  1. Significa que esses animais, foram alimentados com restos de aves contaminadas, possibilitando , o cruzamentos de genes H1N1 , já q os mesmos são mutavéis. Estamos literalmente em perigo ; todo os planeta. Temos de lembrar-nos q samos interdependêntes, o q fazemos aqui ,pode respingsar em outros Lá, berm “lá” longe; no outro lado do globo. O efeito Borboleta.

  2. H1N1 é esse o vírus …

  3. este virus é um mutante do virus suíno, a designação “gripe suína” é pois ainda que popular, um tanto incorreta, já que ele se propaga de humano para humano… e é aí que está o grande risco.

  4. Anjo

    Em meio a catastroficas cenas de terror e guerra surgem terremotos e fenomenos naturais a tacam paises que antes ja mais sofrera com tais fenomenos… logo após surge um terror na mídia assustando todo o planeta com uma suposta “Crise economica mundial”, suposta porque tenho razões para crer isso é mais um terror informativo e especulativo. Seguindo toda esse roteiro terroristico surge um vírus feito em um laboratorio que, se falam mais no virus do que no laboratorio que o fabricou… gente, um conselho, leiam sobre: Blue Bean Project, Skull and Bones, Illuminati, Bohemian Grove, Repitilians, PLANETA X, NIBIRU, e tudo relacionado a isso q eu expus aqui. Por favor, não sejam ignorantes e leigos mais do que temos sido até os dias de hoje. Somos apenas marionetes de um sistema que nasceu com um proposito a milhares de anos e ainda esta imperando. O que nós julgamos ser sem importância e infantil é justamente o que os protege. Acreditem nada esta acontecendo por acaso, e só Deus pode vencer esse sistema, pois ele é o proprio Lucifer.

  5. Ouvi que o mesmo já vem atacabdo desde março deste ano,sacanagem ficar tanto tmpo se levar ao conhecimento do público; todo o planeta corre perigo.

  6. daqui a uma semana saberemos se estamos perante uma pandemia ou perante um problema mexicano com ramificações secundárias a alguns países.
    Neste contexto, o que se passar no méxico esta semana é crucial e deve ser acompanhado com grante cuidado.
    E todas as viagens para esse país deviam estar já a ser proibidas.

  7. viviane

    a gripe suina j atacou mais de 4 paises e o brasil corre esse risco?

  8. Adriano

    uahsuahsuash olha essa, a gripe suina confirmada no Brasil http://www.noticiasbizarras.com.br/2009/04/comer-porco-da-sim-a-famosa-gripe-suina/

  9. flavia

    tomara q essa doença nao chegue aqui pq c nao vai ser hummpesadelo para nos

  10. laiza

    o que é gripe suina ?
    quem causa?
    como pega?
    quais os sintomas?
    existe tratamento?
    pode evoluir mais

  11. Luiz Marcelo

    Como surgiu esse vírus no México? Pq lá?

  12. kaka

    aiai…
    se fosse escrever da gripe
    o que é gripe suina ?
    quem causa?
    como pega?
    quais os sintomas?
    existe tratamento?
    iria escrever mtu
    usahusahusahukss

  13. ola eu tenho 11 anos,e quero saber o q é (gripe suina)
    a minha professoura mandou eu fazer uma pesquisa sobre isso, mas eu não sei de nada sobre a (gripe suina),porisso quero saber o que é isso

  14. Como se proteger da GRIPE SÚINA

  15. sem citar fontes, ei-las:
    1. lavar muito as mãos, especialmente depois de tossir
    2. usar máscaras de rosto

    uma e outra, são a base da recomendação da OMS, que aliás pode ser consultada em:
    http://www.who.int/csr/disease/swineflu/frequently_asked_questions/what/en/index.html

  16. thais

    issso esta acabando conosco

  17. por enquanto não… a gripe espanhola continua sendo muito mais nociva.
    e esperemos que assim continue!

  18. gracyelle

    oi meu nome e gracyelle tenho 13 oxe escrevi pra karai e olha que foi so um resumo rsrsrsrs

  19. Natalia

    Por que se chama gripe suina ?

  20. NADINE

    oque os porquinhos tem a ver com isso?
    ??????

  21. Data : 5/5/2009
    Pessoal !!! Não Fiqueem Coom Medo ! Por Que é Isso Que As Pessoaas Quereem ! Juntoos Agente Pode Combateer Essa ” Gripe Súina ” ” H1N1 ” ” Gripe A ” Agente Vaii Consseguiir !

    o Brasiil Está Em Suspeitaa ! Se Vc’s Fizereem Essas Seguintees Dicaas Irão Está Bastante Preparadoos Para Enfrentar Essa Doença Terriveel e Abominaveel !

    Diica :

    1- Lavar As Mãos Ao Pegaar Em Animaiis , Pessoas Etc…
    2- Evitaar Viageens Para Outroos Paisees. Se Possiveel For !
    3- Se Não Deer Para Desmarcaar Seu Compromisso Viage Maiis Leve Remedios Receitadoos Por Médicoos e Use Mascará.

    Se Todoos Colaborareem !

    Nós Iremoos Venceer Essa Guerra

  22. po meu a verdade e que eses caras metido a sintista e que fiseram a droga toda. sao todos inconpeteintes e eles q tem q serem e fequitados ……… estou indiginado con tudo iso…….

  23. ana karine

    como se transmite a gripe suina? e quais sao os cuidados?

  24. Daniel:
    não creio na tese da fabricação… o vírus da gripe é suficiente manhoso para se ter mutado sozinho… ao fim ao cabo é isso que faz há milhões de anos, com grande sucesso.
    Ana:
    pelo ar, por espirros, tosse, cumprimentos de mãos infectadas, etc. Todas as formas normais de propagação da gripe.

    E estes são bons conselhos:
    “1- Lavar As Mãos Ao Pegaar Em Animaiis , Pessoas Etc…
    2- Evitaar Viageens Para Outroos Paisees. Se Possiveel For !
    3- Se Não Deer Para Desmarcaar Seu Compromisso Viage Maiis Leve Remedios Receitadoos Por Médicoos e Use Mascará.”

    (ver tb o link da OMS)

  25. ARTUR

    Moçada, a verdade é a seguinte:
    os suinos tem receptores tanto pra gripe comum(humanos) quanto pra gripe aviaria, e por meio dessas duas geraçoes virais, houve dentro das celulas do suino uma mutaçao…Pois o virus é de RNA, ou seja, mais suceptivel na hora da duplicaçao do mesmo, ou seja, a RNA polimerase por algum mutivo codificou o gene errado e, consequentemente resultou na gripe suina…
    Provavelmente ela veio da Ásia, todas as influenzas A vieram da Asia, pois lá nao tem nenhum orgao fiscalizador nas granjas, é humanos morando perto de granjas e por ai vai, e quando você olha o Brasil e EUA por exemplo, tem toda uma precauçao pra nao haver contagio.

  26. Amanda Inês

    Olá, tenho 12 anos e vou na 7ª série.Minha professora de Ciências está pedindo para nós uma pesquisa da Gripe Suína, você poderia me dar as seguintes respostas?

    a)O que é o Vírus da Gripe Suína?
    b)Quais são os cuidados que se deve tomar em relação à doenças desse tipo?

    Muito obrigada!

  27. jacintha

    essa gripe se parece com a gripe humana???qual os sintomas?????????

  28. os mesmos… difere “apenas” na gravidade, bem mais letal do que a Gripe comum

  29. giulia fulgino

    ola eu sou giulia tenho 12 anos e queria saber aonde o virus da gripe suina se instala dentro do corpo de uma pessoa.responder o mais rapido possivel por favor.

    muito obrigada

  30. os locais são os mesmos da Influenza (Gripe) comum
    aliás, o virus é-lhe muito idêntico, sendo mais letal e propagando-se mais facilmente
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_(H1N1)

  31. Não sei o que é mas estou com muito medo de contrair a gripe!!!

  32. Até ver, a mortalidade associada ainda é relativamente baixa… Ainda não é nenhuma “gripe espanhola”, veremos se à antivirais suficientes, se o vírus não se muta nos próximos meses (até ao próximo outono) e se as técnicas de contenção permanecem eficazes… Se assim for, não devemos temê-la mais do que gripe comum (que todos os anos mata dezenas de milhar de pessoas pelo mundo fora).

  33. P*

    possa como a mutação teórica da “gripe das aves” ser combatida com o Tamiflu a taxa de morte atual (1 para 100) é muito elevada e o vírus muito mutante, o que causa ainda mais preocupação com uma forma mais letal que ele possa assumir numa nova mutação.

    Dos 25 estudantes e professores neozelandeses, 14 revelam sintomas gripais, com 4 deles em situação de maior gravidade. Estando atualmente todo o grupo de quarentena, em casa. E pelo menos dois grupos de estudante norte-americanos também já revelaram sintomas, tendo estes contactado centenas de pessoas, nos EUA, o que faz aumentar o receio de que possa já haver focos locais da doença. A Cidade do México ordenou o encerramento temporário de todas as escolas e universidades. Estão atualmente internadas, em todo o México cerca de 1300 pessoas com sintomas gripais, desconhecendo-se destas, quantas terão o H1N1.

    Este vírus é especialmente preocupante porque deriva diretamente de uma variante muito comum do vírus da gripe humana e porque foi capaz de infectar uma tão grande percentagem de alvos humanos jovens e saudáveis, como o grupo neozelandês. O vírus merece também muita preocupação porque se sabe que embora seja originário dos suínos, pode propagar-se aos seres humanos e sabe-se que pode depois expandir-se, mutando-se sempre, é esta maneabilidade que o torna difícil de combater e impossível de tratar por via de uma vacina.

    Depois de todo o alarme criado no ano passado pelo “vírus da gripe das aves”, que muitos especialistas temiam que fosse mutar para uma variante humana (e ainda temem), não deixa de haver uma certa ironia no facto desta mutação perigosa estar a acontecer num dos animais que geneticamente mais próximo esta do Homem: o porco… O surto começou no México, o que é também uma grande fonte de preocupação, já que é um dos países mais populosos do continente americano e com um sistema de saúde público muito ineficiente. O México tem também uma longa e muito permeável fronteira com os EUA, assim como uma grande comunidade migrante neste país. Daqui, o vírus poderá rapidamente propagar-se – por via aérea – a outros países do mundo, já que os EUA são dos países centrais no trafego mundial aéreo de passageiros. Se na Idade Média, a Peste Negra levava décadas a passar da Crimeia às Ilhas Britânicas, hoje com o avião, uma “gripe suína”, letal e viral, pode rapidamente espalhar-se por todo o globo em poucas semanas… Por outro lado já há vários casos reportados em Espanha, país que alberga uma grande comunidade de emigrantes mexicanos e se o vírus se instalar em Espanha – devido à inexistência de fronteiras no Espaço Shengen – irá propagar-se rapidamente, estando Portugal, pela sua fronteira comum e pela intensidade de trocas comerciais e turísticas entre os dois países ibéricos, na linha da frente e um dos países que brevemente conhecerá também casos desta “gripe suína”.

    Acompanhemos pois com muita atenção o que se passa no México com este H1N1 e recomendemos prudência a todos aqueles que conhecemos e que estavam a planear férias em território mexicano

  34. o que e ?

    prevenção ?

    tratamento ?

    cura?

  35. sumariamente:
    prevenção: vacinação (quando a houver), máscaras e lavagens frequentes de mãos
    tratamento: antivirais
    cura: sim, quando o paciente reage bem aos antivirais (o que não sucede sempre)

  36. Carol

    porque o nome de gripe suína?

  37. http://www.cdc.gov/h1n1flu/
    porque inicialmente se acreditava que o vírus resultava de uma mutação direta do vírus da gripe dos porcos…
    algo que não se confirmou, já que no seu DNA seguem traços do vírus da gripe humana e das aves, juntamente com esses.
    mas, como em muitas coisas, foi o nome mais sonante que ficou, e não o mais oficial e “cinzento” de “gripe A”.

  38. eu quero fçar tbemmm

  39. Márcio

    Tenho uma curiosidade:
    Só vejo falar nesta gripe suína, mas este vírus é provocado realmente por algum tipo de bactéria??? ou algum vírus que escapou de um sigilo nuclear que estava sendo guardado para ser usado em uma arma quimica????

  40. um vírus não é uma bactéria.
    um vírus é muito menor e os antibióticos não têm efeito sobre ele, razão pela qual trazer do médico um antibiótico para uma crise de gripe é inútil…
    os antivirais, como o Tamiflu, têm algum efeito, mas nem sempre.
    há vírus desenvolvidos na Guerra Fria que poderiam ser usados e que devem estar ainda em stock algures…
    mas não é este o caso.

  41. E agora

  42. andressa

    Gostariia de saber 10 viroses sobre a gripe suina (urgente)

  43. vinicius

    Quando Ira Lançar A Vacina Para a Vacina Para A Gripe ”Suina”?

  44. Leonardo

    Primeiro, o nome gripe suína está errado, a Organização Mundial de Saúde já fez a correção do nome da doença, para gripe H1N1. (Isto porque o suíno não é comprovadamente o responsável pela doença, é ignorancia dizer que começou com a alimentação do suínos com restos de aves; e apontar o animal como origem do vírus não é correto pois não tem-se animais com o vírus, nem morrendo como no caso da gripe aviária)
    Os sintomas são como os da gripe comum, as pessoas que têm morrido por causa da doença em geral já apresentam algum problema de doença e tem a defesa baixa em decorrencia da doença pré existente. Esta doença mata menos que a gripe comum, portanto se querem se propteger de algo, vão se proteger da gripe comum….

  45. Leonardo

    Gostaria de deixar uma dúvida,se realmente o vírus que tem causado tanto transtorno no mundo é do suíno, por que não foi encontrado este vírus no suíno, a não ser onde o humano acabou transmitindo o mesmo para o animal??
    Imagino que estamos colocando culpa em uma espécie através de suposições de que ele poderia estar sendo a máquina de mutação e esquecemos que nós humanos também temos os receptores e temos o vírus da influenza também e sofrendo mutações.

  46. Monica

    Como se previne da Gripe suína? E ela é transmitida pelo porco?

  47. não pelo Porco, não absolutamente.
    Transmite-se como a gripe comum (Sazonal), isto é: pelas mãos e pela boca (saliva)

  48. o que é o virus da gripe suina????????
    responder rapido se puder
    meu muito obrigado!!!!!!

  49. rafael: é ler o artigo…

  50. a gripe suina e uma gripe qui esta matando muitas pessous!!!!!!

  51. gabriela

    a gripe suina e um tipo de gripe

  52. A gripe h1n1 esta matando muitas pessoas e por se previnirmo-nos
    obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: