Bagram e Guantanamo: Obama está em plena “assimilação sistémica”?…

Base Aérea de Bagram em http://schema-root.org

Base Aérea de Bagram em http://schema-root.org

Obama está já em pleno processo de “assimilação sistémica”… Nos seus discursos de campanha, foi difícil encontrar pontos de discordância ou crítica. Mas agora, que já assumiu responsabilidade governativas, começam a revelar-se as incoerências… Desde a sua negação que os membros da CIA fossem julgados pelos seus crimes de tortura a suspeitos, agora, e em total contradição com a sua decisão de encerrar a Prisão ilegal de Guantanamo, optou por manter em funcionamento o presídio militar de Bagram, no Afeganistão. Aqui, como em Cuba, são várias as organizações não-governamentais que exigem o acesso à Justiça daqueles que os soldados dos EUA aqui mantêm prisioneiros vários suspeitos afegãos e “combatentes internacionais” ligados à Al Qaeda e aos Talibãs.

Os números exatos de detidos em Bagram são desconhecidos, mas supõe-se que andarão entre os 600 e os 650 prisioneiros. Nenhuma entidade independente está autorizada a entrar no perímetro de Bagram e não são conhecidas fotografias do recinto, das instalações e, sobretudo, das condições em que os presos são aqui mantidos. A Cruz Vermelha e a Amnistia Internacional alegam que nos últimos anos vários milhares de pessoas teriam passado períodos de tempo diversos em Bagram tendo relatado a maioria situações de tortura, maus tratos e espancamentos.

Em Bagram – como em Guantanamo – não se aplica a lei dos EUA, o que permite todo o tipo de abusos ou ainda mais, já que em Guantanamo existe pelo menos um tipo mais ou menos simulado de Justiça com Tribunais, advogados e juizes e em Bagram nada de semelhante foi alguma vez implementado.

Apesar de toda a retórica moralista, Obama ainda não fez publicar nenhum decreto que proíba a “rendition”, isto é, a captura e o transporte de prisioneiros até países onde estes não estejam protegidos por quadros legais modernos e onde sejam livremente sujeitos a tortura e sevícias várias. Além, de permitir que a CIA continue a realizar os voos ilegais que tanta polémica deram no passado recente, Obama irá não só manter o presídio de Bagram em funcionamento, como até expandi-lo até este ter a capacidade para manter mil prisioneiros. Será que o anunciado encerramento de Guantanamo foi apenas uma medida popular – há muito reclamada pela maioria da população americana – e que não tinha bases morais? Se as tivesse Bagram não estaria também em vias de ser encerrada? Se Bagram fosse tão conhecida como Guantanamo na época da campanha presidencial não estaria também em encerramento? E assim se prova aquilo que muito receámos… Obama é apenas mais do mesmo, apenas mais inteligente, mais culto e sensível, mas… Essencialmente semelhante a Bush.

Fonte:
www.dw-world.de

Anúncios
Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | Etiquetas: , , | 10 comentários

Navegação de artigos

10 thoughts on “Bagram e Guantanamo: Obama está em plena “assimilação sistémica”?…

  1. É uma imoralidade a base de gantanamo e um abuso bagram, o q prova o caracter predador da POTENCIA IANKS E SEU NAZISTA DE PLANTÃO deveriam sair da cuba e prender td os que assassinaram e tortutam dentro de bagram eos que derqam as ordens. Cade o TPI da ONU? Quem vai condenar o jorge bush(BURRO) e toni bleyer e todos oe qu invadiram e mataram os civis irakianos (381…)Quem?

  2. Pegasus

    Seria absurdo admitir que um unico homem, dentro de um sistema dominado por lobistas e corporações financeiras, pudesse mudar o sistema sem encontrar oposição, é claro que Obama ja poderia saber que isso aconteceria, mas todo mundo estava acreditando que ele poderia tudo e consertaria o que estivesse errado dando um novo rumo aos EUA.
    Talvez ele deva admitir que deveria mudar seu slogan de “Nós podemos” para “Eu achei que poderiamos”.

  3. continuo a acreditar que Obama é bem intencionado – muito bem intencionado mesmo – como Clinton. Mas o sistema, o chamado “complexo político-militar” norte-americano é tremendo e não duvido que haja muita coisa que nunca chega ao Presidente… Tipo Roswell, p.ex.
    Mas no caso de Bagram, porque é público, é diferente… Obama poderia ter decidido impor aqui alguma moralidade e legalidade.

  4. pedronunesnomundo

    meus caros amigos… eu vou a um extremo e a outro

    vou ao extremo de achar que – da forma mais distorcida que concebamos – Bush agiu em consciência, levando a América por um caminho que julgou ser o melhor (consederados todos os referenciais de sociedade e cultura que o orientavam…)

    e ao extremo de achar que quem menos culpa tem na eleição de Obama é… o próprio Obama
    nem um negro instruído, polido e com um discurso de revolução de mentalidades poderia nunca chegar à Casa Branca sem uma poderosíssima máquina de propaganda atrás de si a suportá-lo, nem essa máquina se sustentaria algum dia sem os maciços financiamentos que a sustiveram (e que se querem mais tarde ou mais cedo de volta!)

    por isso acho caricato condenar sem apelo um Bush eleito e reeleito através de olhos não-americanos cheios de superioridade e rancores
    por isso continuo (como no início) a achar um total salto no escuro a eleição de um Obama – já o tenho dito e repetido – Candidato da Manchúria, sujeito basbaque o mundo à primeira das manipulações: a da venda de um Presidente Global Perfeito

    mas cheira-me que esta história não vai acabar apor qui
    e que vai acabar muito mal

  5. também acredito (ao contrário da maioria, penso) que Bush sempre agiu em boa consciência, isto é, acreditando realmente que estava a agir bem e pelo melhor bem comum. Mas era um individuo muito manipulável e extremamente inculto, o que o tornou um títere de interesses que se movem e que regem de facto os EUA há muitos anos…
    Continuei sempre (mesmo sob Bush) a admirar os EUA, a sua resiliência, o seu dinamismo e a capacidade para dar a volta às crises que já salvou duas vezes a Europa num só século, por isso, deram a volta a Bush e darão também a volta a esta recessão… e a eleição de Obama é o primeiro sinal disso mesmo.
    Por isso, acho que a prazo sou mais otimista do que tu… 😉

  6. Pegasus

    Bush agindo em boa conciencia…Obama podera mudar e ajudar o povo americano e não os Lobys…lamento caros amigos, mas o otimismo ou ingenuidade aqui, esta alem da minha compreensão e totalmente avesso aos fatos que a cada dia contradizem suas afirmações(ou esperanças).
    Os EUA são predadores financeiros e cada passo é dado nessa direção, arranjam guerras e lucram com os despojos dela, arruinam nações pára controla-la por um preço bem barato e o presidente Obama so é mais uma peça e esta na posição certa e na hora certa para manter o povo e o resto do mundo com esperança de uma mudança, que não vira.
    Um pais do tamanho dos EUA que não controlam sua propria moeda e esta na mão do sistema financeiro…não posso esperar que ande num caminho correto, entre la quem entre.

  7. Claro ,nê, q o hidrófobo do bush(burro_) agiu julgando -se um agente comissionado do deus dele ; ele é um fundamentalista cristão,um louco, q autorizou , logo fez, praticou torturas e assassinatos ; em bagram e guantánamo. Todos os seus dedos, os seus agentes, tem de serem presos , condenados e ficarem em celas fora do território iank, e supervisionados por policiais da ONU e do seu TPI…p/ ontem e moralizar , como aviso, que outras merdas iguais ñ seram aceitas no planeta.Que se faça justiça aos gritos silêncioso dos mortos do irak e outros.

  8. o “discurso de Deus” também não anda muito longe da boca (e do pensamento?) de Obama… mas teria sido eleito se assim não fosse?
    A matriz cristã é muito forte nos EUA…

  9. É mt perigoso, quando se juntam essas duas religões:O Nacionalismo e Outras formas de religiões,; em nome de Deus , mata-se milhões de pessoas em todo o planeta, o caminho p/ o inferno está cheio de cadáveres, feito em nome de Deus. Todo cuidado é pouco, e tem de ter punições , por isso o TPI da ONU.

  10. e o Iraque dos últimos dias que o diga…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: