
Falcon 9 com cápsula Dragon em http://www.spacex.com
A SpaceX realizou com sucesso um teste de disparo de total duração de voo com o seu novo motor Merlin Vacuum a 7 de março, nas suas instalações em McGregor, no Texas. O motor funcionou durante seis minutos consumindo oxigénio líquido e querosene permanecendo estável durante todo o tempo do teste.
Este novo motor será o sistema de propulsão do Falcon 9 e neste teste provou que é atualmente o motor de hidrocarbonetos mais eficiente em construção nos EUA.
O motor baseia-se no Merlin 1C que serve de propulsor ao Falcon 1 que em 2008 colocou em orbita o seu primeiro satélite.
Em 2008, o Falcon 9 e a cápsula Dragon foram selecionados pela NASA para transportarem carga para a Estação Espacial Internacional depois do último voo do Shuttle, em outubro de 2010. O primeiro voo do Falcon 9 vai ocorrer em finais deste ano e será um teste decisivo para perceber se a empresa consegue satisfazer ou não as suas obrigações com a NASA e assim cumprir a promessa de realizar 12 voos entre 2010 e 2015, transportando até vinte toneladas de carga.
A SpaceX tem como objetivo construir uma família de lançadores e veículos espaciais que com fiabilidade, consigam reduzir os custos de lançamento até um factor de um para dez, em relação aos sistemas convencionais e o facto de ter provado com o Falcon 1 indica que os privados conseguem as mesmas realizações que as grandes agências espaciais, a uma fração dos seus custos e que a inventividade devidamente aguçada pelo instinto do lucro pode desempenhar o papel na exploração do Espaço.
Fontes:
http://www.spacex.com/multimedia/videos.php?id=38&cat=recent
http://www.spaceref.com/news/viewpr.rss.html?pid=27727
Comentários Recentes