A Saab e a Tata indiana acordam no desenvolvimento comum do Gripen NG

//www.segurancaedefesa.com)

(O Gripen Demo, o percursor do Gripen NG in http://www.segurancaedefesa.com)

A Saab acordou com a empresa indiana Tata desenvolverem em conjunto uma nova variante do seu caça de 4+ geração Gripen. A variante é uma resposta direta ao concurso indiano pelo fornecimento de 126 aviões de combate à força aérea indiana por cerca de 12 biliões de dólares (basicamente, o maior negócio do género nos próximos dez anos, no mundo).

Esta parceira entre a Saab International e a Tata Consultancy Services, aumenta a participação indiana na proposta sueca e torna-a mais competitiva frente aos seus adversários russos, europeus e norte-americanos.

Em abril de 2009, a Índia vai iniciar testes com os aviões finalistas, decidindo então o modelo vencedor. Do qual comprará apenas 24 unidades, sendo as restantes fabricadas localmente.

A Saab oferece a transferencia de tecnologia para o seu parceiro indiano, assim como um papel central no desenvolvimento do Gripen NG, o mesmo aparelho que está a ser oferecido ao Brasil no âmbito do programa F-X2. Como idêntica proposta foi feita ao governo brasileiro, torna-se possível que se os suecos ganharem ambos os concursos internacionais, que o desenvolvimento do Gripen NG seja o produto de uma pareceria tripartida Suécia-Índia-Brasil, uma espécie de reedição do PAK-FA, onde a certa altura se falou também de uma parceria trinacional entre Rússia, Índia e Brasil…

Os suecos garantiram que mesmo que não ganhem o concurso indiano, manterão a parceria com a Tata, declarou o vice-presidente da empresa sueca, em Nova Déli. Este importante detalhe aumenta portanto as possibilidades de que os indianos possam mesmo a vir a surgir ao lado dos suecos na eventual adopção do Gripen NG pelo Brasil.

No concurso indiano, além do Gripen NG, estão também o F-16, o Super Hornet, o Typhoon, o MiG-29, o MiG-35 e o Rafale.

Fonte:
http://www.spacewar.com/reports/Saab_ties_up_with_Tata_to_develop_fighter_jet_999.html

Categories: Brasil, DefenseNewsPt | Etiquetas: , , | 14 comentários

Navegação de artigos

14 thoughts on “A Saab e a Tata indiana acordam no desenvolvimento comum do Gripen NG

  1. Cacetadas,os ianks estão incentivando os Suecos a oferecerem o mundo e os fundos aos indianos para tirarem os mesmos da esfera de influência Rússa, qual será a contrapartida dos cossacos?Mais que é inteligênte a isso é, no tabuleiro da geopolitica militar mundial, é uma excelente jogada…Quem vencerá..?

  2. neste concurso indiano? duvido… o F-16 e o SH dos EUA também correm contra o gripen NG…

  3. Sr. Clavis, por favor, ñ esqueça que os ianks são partícipes do gripen NG…está claro que é uma tremenda jogada, visando únicamente tirar as garras da águia bícefala Rússa da sua pretensa aliada , no futuro, contra as dentadas do dragão Chines, em seu vasto território, em tempos vindouros. A India por temor do dragão Chines, estava , ou está propensa a fazer um tratado militar com os Rùssos de ajuda militar…é os ianks , no seu tabuleiro de xadrez, está querendo cortar e/ou diminuir está presença…Que vença o pior…

  4. compreendo, mas os ganhos para os EUA seriam maiores….

  5. gaitero

    Ufa.

    Então o Gripen volta a disputa

  6. Os ganhos para os ianks seriam imensamente grande, isso até retarda a sua saída do cenário internacional como potência hegemônica no planeta…pois freia os ímpetos dos Rússos e Chineses, a próxima potência mundial ;dentro de no mínimo 17/35 anos…Que venca o pior.

  7. Sr. Gaitero, o Gripen ñ serve à india, um continente…tem de ser outra plataforma, e um caça pequeno, basixa manobrabilidade, e baixo raio de ação, e a volidade fica a desejar, para um caça que que reagir em uma saída estratégica…p/ fulminar com o inimigo..Agr, um outro..com correção deste problemas…ai tá mt bom, até p/ o BRASIL.+ cade ele ?

  8. gaitero: de facto, nunca saiu… tem vindo a esfumar é suas hipóteses, parece…

    carlos: o NG é um aparelho diferente, com outro raio de acção… e não será único no inventario indiano, havendo sempre os excelente SU-30 a complementá-los em missões de longo alcance.

  9. O novo gripen ng a ser montado, sobre nova plataforma e, uma poderosa e nova turbina….é isso, certo?

  10. não creio que seja um novo “gripen ng”, é o desenvolvimento do “gripen ng”, que ainda não existe (voou apenas o demonstrador “gripen demo”, que não é ainda o “gripen ng”).

    “Gripen NG

    A two-seat “New Technology Demonstrator” has been built,[14] and was presented on 23 April 2008. It has increased fuel capacity, a more powerful powerplant, increased payload capacity, upgraded avionics and other improvements. The new aircraft is also referred to as the “Gripen Demo”.[15][16]

    The new Gripen NG (Next Generation) will have many new parts and will be powered by the GE/Volvo Aero F414G, a development of the F/A-18E/F Super Hornet’s engine. The engine will produce 20% more thrust at 98 kN (22,000 lbf), enabling a supercruise speed of Mach 1.1 with air-to-air missiles.[17]

    Compared to the Gripen D, the Gripen NG’s max takeoff weight has increased from 14,000 to 16,000 kg (30,900-35,300 lb) with an increase in empty weight of 200 kg (440 lb). Due to relocated main landing gear, the internal fuel capacity has increased by 40%, which will increase ferry range to 4,070 km (2,200 nmi). The new undercarriage configuration also allows for the addition of two heavy stores pylons to the fuselage. Its PS-05/A sensor adds a new active electronically scanned array (AESA) antenna for flight testing beginning in mid-2009.[17]

    Gripen Demo’s maiden flight was conducted on 27 May 2008. The test flight took about 30 minutes and reached a maximum altitude of about 6,400 meters.[18] On 21 January 2009, the Gripen Demo flew at Mach 1.2 without reheat to test its supercruise capability.[19][20]”

    http://en.wikipedia.org/wiki/JAS_39_Gripen#Gripen_NG

  11. Clavis, a idéia do SU-30 complementar o Gripen pode ser utilizada também no Brasil. Talvez seja por isso que o ministro Jobim tenha aceito rever a proposta dos russos. Seria ótimo. Um caça para defesa de ponto e um interceptador de longo alcance. Será?

  12. Edmar

    Caros Amigos.:

    O “Saab Gripen NG” é um bom avião, e para o Brasil seria uma boa.., manutenção barata, hora voo de baixo custo, pequeno e agíl, pode pousar em pistas mal preparadas etc, etc e etc.
    O “Dassault Rafale F-3” ou o “Sukhói SU-35” poderiam ser os aviões para combate de longo alcance.

    Abraços.

  13. Miguel Junior

    Sr, Edmar, o Gripen seria uma boa para o Brasil…se nós fôssemos somente o estado de São Paulo ou Rio de Janeiro….é um bom avião para o Uruguai, Paraguai e Equador…só. O Rafale e o Sukhoi só servem para países continentais e aqueles que querem assumir autonomia Geopolítica no complexo cenário dos dias de hoje.
    abraço,
    Miguel Junior.

  14. o NG tem um alcance alargado (mais espaço interno para combustível), mas concordo, essa é a sua principal fragilidade neste concurso.
    que deve estar a uns poucos dias do desfecho…
    mantenho a minha aposta: Rafale!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

%d bloggers like this: