A Saab e a Tata indiana acordam no desenvolvimento comum do Gripen NG

//www.segurancaedefesa.com)

(O Gripen Demo, o percursor do Gripen NG in http://www.segurancaedefesa.com)

A Saab acordou com a empresa indiana Tata desenvolverem em conjunto uma nova variante do seu caça de 4+ geração Gripen. A variante é uma resposta direta ao concurso indiano pelo fornecimento de 126 aviões de combate à força aérea indiana por cerca de 12 biliões de dólares (basicamente, o maior negócio do género nos próximos dez anos, no mundo).

Esta parceira entre a Saab International e a Tata Consultancy Services, aumenta a participação indiana na proposta sueca e torna-a mais competitiva frente aos seus adversários russos, europeus e norte-americanos.

Em abril de 2009, a Índia vai iniciar testes com os aviões finalistas, decidindo então o modelo vencedor. Do qual comprará apenas 24 unidades, sendo as restantes fabricadas localmente.

A Saab oferece a transferencia de tecnologia para o seu parceiro indiano, assim como um papel central no desenvolvimento do Gripen NG, o mesmo aparelho que está a ser oferecido ao Brasil no âmbito do programa F-X2. Como idêntica proposta foi feita ao governo brasileiro, torna-se possível que se os suecos ganharem ambos os concursos internacionais, que o desenvolvimento do Gripen NG seja o produto de uma pareceria tripartida Suécia-Índia-Brasil, uma espécie de reedição do PAK-FA, onde a certa altura se falou também de uma parceria trinacional entre Rússia, Índia e Brasil…

Os suecos garantiram que mesmo que não ganhem o concurso indiano, manterão a parceria com a Tata, declarou o vice-presidente da empresa sueca, em Nova Déli. Este importante detalhe aumenta portanto as possibilidades de que os indianos possam mesmo a vir a surgir ao lado dos suecos na eventual adopção do Gripen NG pelo Brasil.

No concurso indiano, além do Gripen NG, estão também o F-16, o Super Hornet, o Typhoon, o MiG-29, o MiG-35 e o Rafale.

Fonte:
http://www.spacewar.com/reports/Saab_ties_up_with_Tata_to_develop_fighter_jet_999.html

Anúncios
Categories: Brasil, DefenseNewsPt | Etiquetas: , , | 14 comentários

Navegação de artigos

14 thoughts on “A Saab e a Tata indiana acordam no desenvolvimento comum do Gripen NG

  1. Cacetadas,os ianks estão incentivando os Suecos a oferecerem o mundo e os fundos aos indianos para tirarem os mesmos da esfera de influência Rússa, qual será a contrapartida dos cossacos?Mais que é inteligênte a isso é, no tabuleiro da geopolitica militar mundial, é uma excelente jogada…Quem vencerá..?

  2. neste concurso indiano? duvido… o F-16 e o SH dos EUA também correm contra o gripen NG…

  3. Sr. Clavis, por favor, ñ esqueça que os ianks são partícipes do gripen NG…está claro que é uma tremenda jogada, visando únicamente tirar as garras da águia bícefala Rússa da sua pretensa aliada , no futuro, contra as dentadas do dragão Chines, em seu vasto território, em tempos vindouros. A India por temor do dragão Chines, estava , ou está propensa a fazer um tratado militar com os Rùssos de ajuda militar…é os ianks , no seu tabuleiro de xadrez, está querendo cortar e/ou diminuir está presença…Que vença o pior…

  4. compreendo, mas os ganhos para os EUA seriam maiores….

  5. gaitero

    Ufa.

    Então o Gripen volta a disputa

  6. Os ganhos para os ianks seriam imensamente grande, isso até retarda a sua saída do cenário internacional como potência hegemônica no planeta…pois freia os ímpetos dos Rússos e Chineses, a próxima potência mundial ;dentro de no mínimo 17/35 anos…Que venca o pior.

  7. Sr. Gaitero, o Gripen ñ serve à india, um continente…tem de ser outra plataforma, e um caça pequeno, basixa manobrabilidade, e baixo raio de ação, e a volidade fica a desejar, para um caça que que reagir em uma saída estratégica…p/ fulminar com o inimigo..Agr, um outro..com correção deste problemas…ai tá mt bom, até p/ o BRASIL.+ cade ele ?

  8. gaitero: de facto, nunca saiu… tem vindo a esfumar é suas hipóteses, parece…

    carlos: o NG é um aparelho diferente, com outro raio de acção… e não será único no inventario indiano, havendo sempre os excelente SU-30 a complementá-los em missões de longo alcance.

  9. O novo gripen ng a ser montado, sobre nova plataforma e, uma poderosa e nova turbina….é isso, certo?

  10. não creio que seja um novo “gripen ng”, é o desenvolvimento do “gripen ng”, que ainda não existe (voou apenas o demonstrador “gripen demo”, que não é ainda o “gripen ng”).

    “Gripen NG

    A two-seat “New Technology Demonstrator” has been built,[14] and was presented on 23 April 2008. It has increased fuel capacity, a more powerful powerplant, increased payload capacity, upgraded avionics and other improvements. The new aircraft is also referred to as the “Gripen Demo”.[15][16]

    The new Gripen NG (Next Generation) will have many new parts and will be powered by the GE/Volvo Aero F414G, a development of the F/A-18E/F Super Hornet’s engine. The engine will produce 20% more thrust at 98 kN (22,000 lbf), enabling a supercruise speed of Mach 1.1 with air-to-air missiles.[17]

    Compared to the Gripen D, the Gripen NG’s max takeoff weight has increased from 14,000 to 16,000 kg (30,900-35,300 lb) with an increase in empty weight of 200 kg (440 lb). Due to relocated main landing gear, the internal fuel capacity has increased by 40%, which will increase ferry range to 4,070 km (2,200 nmi). The new undercarriage configuration also allows for the addition of two heavy stores pylons to the fuselage. Its PS-05/A sensor adds a new active electronically scanned array (AESA) antenna for flight testing beginning in mid-2009.[17]

    Gripen Demo’s maiden flight was conducted on 27 May 2008. The test flight took about 30 minutes and reached a maximum altitude of about 6,400 meters.[18] On 21 January 2009, the Gripen Demo flew at Mach 1.2 without reheat to test its supercruise capability.[19][20]”

    http://en.wikipedia.org/wiki/JAS_39_Gripen#Gripen_NG

  11. Clavis, a idéia do SU-30 complementar o Gripen pode ser utilizada também no Brasil. Talvez seja por isso que o ministro Jobim tenha aceito rever a proposta dos russos. Seria ótimo. Um caça para defesa de ponto e um interceptador de longo alcance. Será?

  12. Edmar

    Caros Amigos.:

    O “Saab Gripen NG” é um bom avião, e para o Brasil seria uma boa.., manutenção barata, hora voo de baixo custo, pequeno e agíl, pode pousar em pistas mal preparadas etc, etc e etc.
    O “Dassault Rafale F-3” ou o “Sukhói SU-35” poderiam ser os aviões para combate de longo alcance.

    Abraços.

  13. Miguel Junior

    Sr, Edmar, o Gripen seria uma boa para o Brasil…se nós fôssemos somente o estado de São Paulo ou Rio de Janeiro….é um bom avião para o Uruguai, Paraguai e Equador…só. O Rafale e o Sukhoi só servem para países continentais e aqueles que querem assumir autonomia Geopolítica no complexo cenário dos dias de hoje.
    abraço,
    Miguel Junior.

  14. o NG tem um alcance alargado (mais espaço interno para combustível), mas concordo, essa é a sua principal fragilidade neste concurso.
    que deve estar a uns poucos dias do desfecho…
    mantenho a minha aposta: Rafale!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: