
(Galil MAR in http://kalashnikov.guns.ru)
Uma das armas que mais têm aparecido nas imagens das televisões sobre os aparentemente eternos conflitos israelo-árabes é a “Galil Micro Assault Rifle” (MAR) da “Israeli Military Industries” (IMI). A arma que visualmente é algo incomum, começou a ser entregue ao exército israelita a partir do começo da década de noventa em substituição de um conjunto de submetralhadoras então utilizadas. Ainda que estas armas fossem adequadas para cenários de guerra urbana ou de atividade policial em utilizações militares revelavam-se inadequadas devido ao seu escasso alcance e à incapacidade de penetrar coletes à prova de bala.
A arma é especialmente adequada para ser transportada em espaços pequenos, como dentro de veículos blindados, graças ao seu desenho compacto.
A Galil MAR tem contudo um problema sério de concepção: quando é usada durante muito tempo, os locais onde o soldado a segura ficam muito quentes, a um ponto tal em que se torna impossível segurar a arma. O problema do sobreaquecimento ocorre sobretudo em modo de disparo automático ou semiautomático. Este problema, para além da existência de largos números de Galil SAR, bloqueou a entrada em operação de grandes números de Galil MAR. O baixo prestígio da arma, impediu também qualquer exportação e assim a arma permanece apenas em uso nas forças especiais das IDF.
Caraterísticas:
calibre 5,56 mm
comprimento, total: 710 mm
comprimento, fechada: 460 mm
comprimento do carregador: 190 mm
capacidade do magazine: 35 tiros
peso, com magazine vazio: 2980 g
Fontes:
http://kalashnikov.guns.ru/models/ka293.html
http://www.janes.com/extracts/extract/jiw/jiw_0389.html
http://en.wikipedia.org/wiki/IMI_Galil
http://www.imi-israel.com/Templates/Homepage/Homepage.aspx?FolderID=11
http://greenberet.no.sapo.pt/galil.htm
se é tão boas assim ,que continuem a usa-las, ñ esqueçam das luvas p/ o calor…
pois… se não escaldam-se, como diz o Povo por aqui…
(um problema danado, num país tão quente e desértico como Israel… como foi possível o problema não ter sido detetado na fase de desenvolvimento da arma???)
Opá…existem interesses “escussos” tbm entre o povo”escolhido” por Dedo, o povo que se defenda , esse é um exemplo..”como ñ sentiram..” ?