A Noruega escolheu o F-35 para substituir os seus F-16

A Noruega anunciou em 20 de novembro de 2008 que escolheu o Lockheed Martin F-35 Lightning II como o substituto dos F-16 atualmente em operação na sua força aérea. O ministério da defesa norueguês declarou que o aparelho era o único – entre os últimos finalistas – a cumprir completamente todos os requisitos exigidos. Factor decisivo foi contudo o facto de o preço oferecido ser inferior ao Saab Gripen NG.

O Eurofighter Typhoon também estava em concurso, mas retirou-se em meados de 2008, quando se tornou manifesto que o vencedor ía ser o JSF.

A Noruega vai adquirir 48 aviões da variante CTOL F-35A.

Esta confirmação é especialmente importante para o programa multinacional do JSF, já que a Noruega não faz parte dos construtores e parceiros envolvidos com o desenvolvimento e construção e será assim o primeiro pais a importar o tipo, abrindo caminho a novas exportações… As missões de apoio terrestre que a Noruega lhe antecipa são efetivamente aquelas para as quais foi desenhado – ao contrario do Typhoon que aparecia aqui claramente fora de contexto – e até o Gripen que é um avião muito mais generalista. Resta agora saber que avião vai cumprir missões de intercepção e defesa aérea no estratégico (para a NATO) território aéreo norueguês… Typhoon ou Super Hornet?

Fonte:

Air Forces Monthly, janeiro de 2009

Categories: DefenseNewsPt | 14 comentários

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14 thoughts on “A Noruega escolheu o F-35 para substituir os seus F-16

  1. Pegasus

    Sera que sera fornecido algo mais que uma carcaça com avionicos deficientes em comparação a versão americana? E esperar pra ver.

  2. não era suposto… deve ser um aparelhos idêntico, ao que sei.

  3. Os srs. disseram “identico”, o que significa que ainda é um pseudo f 35… e desde quando os norugas tem dominio total do seus espaço aereo?

  4. Fred

    Pelo que fiquei sabendo haveria restrições de sensores,radares e obviamente do enlace de dados

  5. limitados? não vi isso ainda em nenhum lado, e aqui nada aparece:
    http://en.wikipedia.org/wiki/F-35_Lightning_II

    tens algum link?

  6. fico feliz de ler um comentário deste sobre um país grande, econômicamente falando,se submeter as cretinices dos ianks,é eles são sócios do projeto, se ñ me engano.Mo bosta esse f.35, com certeza os seaharries são até melhores, é só repontencializar os mesmos…eles ganhariam mt mais.

  7. Fred

    Não Clavis o que eu quis dizer é que as exportações dos F 35 são de diferentes versões e para usos diferentes dai que há diferença nos sensores e radares de acordo para cada operação. O Enlace de dados é codificado para cada país com modulos de interface para operação conjunta. Por exemplo, o F 22 até pouco tempo atrás não conseguia entrar em rede com os F15 e F16 da própria USAF. O módulo de interface ainda não estava pronto, na verdade ‘nem sei se já está.

    Para os USA haverá diverença entre os F 35 operados pelos Marines, que será diferente dos operados pela USAF e por sua vez diferente dos embarcados. Sem contar as diferentes versões A B eC, VSTOL e CTOL etc.

  8. ok. estou a ver.
    tinha reparado na wikipedia, que estes F-35s noruegueses tinham requisitos especiais, pedidos apenas pela noruega…

  9. Fred

    Sim e obrigatoriamente não terá outros requisitos em detrimento dos escolhidos pelos outros compradores

  10. de qualquer forma, é como dizia: são aparelhos para missões ar-terra.
    outros terá que haver para missões de reconhecimento e intercepção…

  11. exato:
    http://news.bbc.co.uk/2/hi/middle_east/7866357.stm
    lá vai ele…
    provando que agora o irão consegue colocar uma ogiva em qualquer ponto do globo…

  12. Bokaido

    Boas!
    Acho, na minha humilde opinião, que os noruegueses não fizeram a melhor escolha. Eles nem sequer têm navios com capacidade para aviões e o GripenNG parece-me ser uma melhor aposta, pela multifuncionalidade e por ser uma plataforma com potencial para muitas décadas a um custo inferior . Para não falar nas contrapartidas tecnológicas e económicas que os vizinhos suecos ofereciam.
    Também, a Noruega nada em petróleo, por enquanto..
    Política a mais, parece-me!

  13. eles têm contudo umas grandes águas territoriais para vigiar… isso pode ter pesado contra o Gripen, que mesmo na NG, continua a ser um avião para cenários de médio alcance.
    Mas concordo… o factor político (a Noruega sempre preferiu aparelhos made in USA) foi aqui determinante. Apesar de todas as hesitações…
    http://www.defenseindustrydaily.com/norway-to-back-out-of-f35-jsf-over-industrial-share-01969/

  14. Pingback: O Wikileaks e a máfia nórdica | Aventar

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