Os piratas atacaram… os piratas que recebiam o resgate do superpetroleiro saudita

//www.telegraph.co.uk)

(Piratas somalis in http://www.telegraph.co.uk)

Um grupo de cinco piratas somalis que abandonava o superpetroleiro saudita Sirius recentemente capturado ter-se-ía afogado depois de o libertar em troca de um resgate de 3,5 milhões de dólares. O valor foi o acordado entre as partes depois de uma longa e dura negociação que começou nos… 25 milhões de dólares. Aparentemente, o barco onde seguiam os cinco piratas mais o seu resgate ter-se-á virado quando fugiam de um outro grupo de piratas que os haviam seguido e que, queriam abordá-los para recolher parte do resgate! Isto é, a sanha é tanta que os piratas até já se atacam uns aos outros.

O resgate terá sido lançado de paraquedas sobre o superpetroleiro, mas agora, com os afogamentos a devolução do navio foi adiada, não sendo claro o que aconteceu às notas do resgate… Se foram ao fundo, poderá ter que ser pago novo resgate já que a carga de dois milhões de barris vale mais de 100 milhões de dólares.

Se o tiroteio de outros piratas que levou à rápida mudança de direção da lancha pirata tivesse ocorrido perto do petroleiro, um grande desastre poderia ter ocorrido…

O incidente revela além do detalhe curioso de saber como é que os piratas recebem os resgates de forma segura para eles (por largadas de sacos de dinheiro por helicópteros), mas também que não têm o tipo de controlo centralizado que existia por exemplo nos reinos muçulmanos do norte de África, onde os sultões, como o famoso Barbaroxa argelino, administravam todos os bandos piratas autónomos, mas dependentes de si. Na Somália, não há tal coisa, já que os piratas praticamente de devoram uns aos outros, como demonstra este episódio do Sirius… O episódio – pela grande quantia envolvida – recorda-nos ainda que tamanhas quantias de notas (3,5 milhões de dólares) acabam sempre depositadas num Banco na região, geralmente num Banco do Abu Dhabi, país que curiosamente não tem aparecido nas notícias com navios interceptados… Porque será?

Fonte:
www.cnn.com

Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | 16 comentários

Navegação de artigos

16 thoughts on “Os piratas atacaram… os piratas que recebiam o resgate do superpetroleiro saudita

  1. Criaram um novo tipo de “emprego”, fazendo pirataria… é a alta miserabilidade africana ; eles vão se machucar com esta nova atividade, bem antiga;ñ + velha que a prostituição,é com aprovação da ONU. O BRASIL (com “S” ), deveria estar presente nesta missão, prestando ajuda ao bom transito de navios naquelas águas, ao livre fluxo do comércio ..

  2. abc

    sou eu que tenho as notas

  3. carlos:
    e muito rentável… num país sem opções, agora os piratas passeiam-se de SUVs…
    Sim, a ausência do Brasil, aqui, é gritante… Está lá a Índia, a China, a Rússia, a NATO, Portugal deve enviar uma fragata e o Brasil que exporta tanto por via marítima, prima pela ausência.

  4. Fenix

    Na somalia não á rei nem rock é pais destroçado politicamente e economicamente á bandos de marginais á solta pelo pais inteiro depois de os americanos terem falhado a “sua missão de paz”agora são Etiopes que andam lá também haver navios.A miseria das pessoas os marginais sem justiça alguns grupos terroristas baroes da droga esse já lá estão desde a saida dos americanos.Mais um sitio para criar mais radicais islamicos.Foi um superproleiro saudita os saudicas tem miuto dinheiro mandei eles para lá as sua fragatas e já agora em vez de andarem a criar mulçumanos radicas dando dinheiro para madrastas os suadista mandei tropas para por a ordem e dem dinheiro para contrução dos pais.

  5. os etíopes estão agora também a sair e ninguém os quer substituir apesar do apelo do UA…
    Ou seja, a situação ainda se vai agravar mais e é quase certo que os islamitas radicais, cedo cedo, vão se reapossar do país.
    talvez aí acabe a anarquia.
    mas em troca de mais um regime islamita radical na região (que era mesmo o que estávamos a precisar)

  6. A miseria está ditando os rumos das vidas deste povo,,ou nós unimos para ajuda-los …ou vamos ter terrorristas a nossas portas…pirataria eles já praticam, o q + virá?

  7. Boa tarde meu caro,

    permita-me apenas passar uma ideia que corre na blogoesfera internacional :

    – De acordo com o que tenho lido, nao seria possivel que os 3,5 milhoes tivessem sido entregues por para-quedas…. o que foi parar ao sirius, deve ter sido apenas um adiantamento para que os Piratas que la estavam saissem, pois o grosso do dinheiro deve ter sido mesmo transferido para algum desses paraisos off shore de que tanto se fala, 3,5 milhoes nao cabiam nos botes utilizados por eles…
    Quanto ao facto de os mesmos terem sido atacados por outros piratas, tambem pelo que consta na blogoesfera internacional ligada ao meio é de que eles se afogaram devido ao mau tempo, mas que apenas morreram 5 dos 9 que estavam a bordo “da casca de nós”.

    http://ocontentor.blogspot.com/

    – Quanto aos navios e armadas presentes no Golfo de Aden, inicialmente apenas estavam navios de guerra dos paises que maior trafego tinham na zona, depois veio a Nato com mais alguns navios e onde vai estar uma das nossas fragatas MEKO… quanto ao Brasil, não está lá, pois não tem quase nenhum navio a passar por ali, se tivesse com toda a certeza de que ja la teria tambem alguns barcos de guerra.

    Ja agora, para que saibam a unica forma de terem a zona completamente vigiada, seria terem no golfo de Aden cerca de 700 navios de guerra…. actualmente já lá estam 300 mais ainda faltam muitos mais para que se possa dizer que a zona é segura à navegaçao.

  8. Nuno, sim talvez tenha sido um pagamento parcial para os tipos que guardavam o Sirius. O resto pode ter seguido para Abu Dhabi, como é usual nestes casos. É plausível.
    Ainda que o Brasil não use muito essas rotas (como seguem as suas exportações de alimentos para a Ásia???), tem o dever moral de se juntar às maiores nações do mundo no combate a esse flagelo, acredito eu.
    Sim, claro, a zona é imensa e agora os piratas atacam quase junto ás águas quenianas. É impossível patrulhar toda essa zona. Mas usando aviões de vigilância marítima é possível rentabilizar os meios navais.

  9. Eles tem é que ter cuidados com os Sinos é Rússos, eles ñ fazem prisioneiros…

  10. M4Jor

    Mt estranho, segundo li há de facto um organizador central na pirataria somali, pelo que um segundo barco presente parece-me um pouco estranho..
    Mas em África n se pode fiar em nada.

  11. uma espécie de líder mafioso?
    desconhecia essa tese. é meio incrível porque no caos que é a Somália não dou muita credibilidade à capacidade de alguém de se afirmar como “líder único” daquela grande salganhada somali… poderá haver um “chede de piratas” por porto, como o de Eyl http://www.britishblogs.co.uk/theme/ship-crew-somali-pirates-oil-tanker-us-navy/
    mas um capaz de mandar em toda a Somália?…

  12. Um grupo se deu bem, outro viu e copiou,e acoisa está se alastrando;virandoa porta de saída p. os “enes” problemas pela falta de oportunidades econômicamente viável.Ou os ajudamos a rescontruirem sua agroeconômia ou daqui a pouco teremos atentados em nossas portas, recrutados pela jihard islamica, a alkaída.Esse povo tal qual os Palestinos , estão mt sofridos, sem os israelenses assassinos expansionistas.A ONU tem de bolar uma recontrução do país, e logo. Que Deus os ajude (Alá os ajude )

  13. M4Jor

    se calhar estou a confundir com a nigéria…
    vou tentar verificar. é q, como diz, a salganhada é tanta q custa me ver um unico país como deve de ser..

  14. Desculpem-me + o que significa salgadanhada, por favor.

  15. M4Jor:
    Talvez não… acho improvável que o seu poder se estenda a toda a Somália, mas não é impossível que seja o “Senhor dos Piratas” de uma das principais cidades piratas da Somália, como Eyl

    Carlos:
    Hehehe. estou a ver que não têm aí essa expressão! 😉
    A palavra aqui é usada para significar “confusão”. Tem origem na palavra salgalhada que vem da junção de salgar com alho, que eram misturados (confundidos) e lançados sobre a carne dos navios dos Descobrimentos, para a melhor conservar.

  16. Ah!Valeu= confusão…obgd, gostei, salganhada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

<span>%d</span> bloggers like this: