O Irão prepara-se para lançar um satélite e… dos passos seguintes do seu programa espacial


(Lançamento do
Kavoshgar 1)


(Lançamento do Kavoshgar 2)

O Irão está a avaliar o envio de foguetões para o Espaço contendo animais, como forma de preparar o posterior envio de astronautas. A declaração confirmando estas intenções foi proferida por
Mohammad Ebrahimi, o responsável máximo pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial, no mesmo momento em que anunciava que brevemente o país ía lançar mais dois foguetões, os Kavoshgar 3 e o Kavoshgar 4. O último lançamento de um foguetão desta classe, o Kavoshgar 2, transportou sensores de pressão e velocidade do ar e conduziu “testes astronómicos” não especificados a altitudes entre os 50 e os 200 km. Uma vez esgotado o combustível, o foguetão iniciou uma queda balística e aterrou ao fim de quarenta minutos depois do lançamento por via da ativação de um paraquedas. Os foguetões Kavoshgar parecem ser evoluções a partir dos mísseis militares Shahab-3, mas ao contrário destes têm um terceiro estádio que o Irão designa de forma um tanto bombástica como “laboratório espacial”. Para além do Kavoshgar, o Irão dispõe também dos foguetões “Safir“, na verdade uma designação do míssil balístico Shahab-3 que tem a capacidade teórica de colocar em órbitas baixas (LEO) um microsatélite de até 20 kg de peso.
No seu estádio presente, o programa espacial iraniano parece bastante modesto… Têm a tecnologia suficiente para construir um satélite, tendo enviado num foguetão russo Cosmos-3M o satélite Sina-1 em 2005. Mais recentemente graças aos Kavoshgar, a república islâmica tem recuperado atraso também no segmento dos lançadores e deverá estar para breve o lançamento de um satélite construído localmente por um destes foguetões… um lançamento que deverá ocorrer ainda em 2009, já que o prometido lançamento do “Omid” para meados deste ano acabou por não suceder. Para um país como o Irão, colocar um satélite no Espaço será uma importante forma de afirmação internacional e de orgulho nacional. É claro que todo o programa espacial deriva do programa militar balístico, e este, por sua vez, de tecnologia norte-coreana (a base do Shahab-3 é o missíl No-Dong coreano, mas com um alcance aumentado dos 1500 km para os 2000 km). Tudo indica que 2009 será um ano decisivo para o programa espacial do Irão: o lançamento do primeiro satélite usando um lançador nativo… Seguido de um provável lançamento de um animal dentro do “laboratório espacial” do foguetão, irão preparar o Irão para o próximo e ambicioso passo: colocar um astronauta no Espaço através de meios próprios…
Anúncios
Categories: SpaceNewsPt | Etiquetas: | 10 comentários

Navegação de artigos

10 thoughts on “O Irão prepara-se para lançar um satélite e… dos passos seguintes do seu programa espacial

  1. antonio marcelo

    vivemos um clima de “paz armada” entre israel,irão,EUA,quando os iranianos obtiverem as suas tão desejadas armas nucleares,o mundo irá viver momentos muito dificeis,parem o irão enquanto é tempo !!!!!

  2. Droga nenhuma, parem Israel…quem eatá massacrando Palestinos?Quem invadiu e coloca assentamentos em terras palestinas ? Não são os Iranianos. Quem apoia os assassinatos de palestinso nos CS ?Quer + fatos ?

  3. Estão de Parabéns, melhor que o BRASIL , nesta área.felicidades e exitos. Ah, pode repassar-nos sua tecnológia..é para colocarmos um satélite geoestacionário para defender nosso territoto e nossas costas maritimas. OBGD.

  4. Israel tem sabidamente + 275 bombass atômicas…porque os árabes não podem te-la? É mais…

  5. Ah! Estando washington e telavivsob os alcançe dos “missies ” iranianos , eles terão + um pouco de paz…vão pensar duas x.Parabéns.

  6. Pegasus

    Sempre fiquei intrigado, porque os EUA defendem tanto Israel, eu me lembro uma vez que um lider israelense falou abertamente em discurso que Israel nao deveria se privar de fazer o que achava que deveria no ambito militar pois eles controlavam os EUA e nao o contrario, e depois vem me dizer que o livro, “Protocolo dos Sabios do Sião” é uma farsa, o cara que escreveu aquilo é o maior vidente da historia ou ele é real. Pra deixar bem claro, não sou antissemita

  7. Eu tbm, ñ sou antisemita, gosto de Árabes e de israelemses,são descendentes de Ibrain/Abraão , israel e uma nação comum como qualquer outra( Col:3:11, gal 3:7 e outros.. .)Essa pergunta tbm eu a faço. e quem controla quem, o triste de tudo e saber que o novo presidente barake obama “tem de obedecer” od sábios de sião ;sabendo que os mesmos descumprem acordos de ñ proliferação de ter armas nucleares ..Pobres Palestinos, coitados doa Árabes.

  8. Pegasus

    Existem acontecimentos em que a razão não manda, nestes casos uma nação estabelece suas prioridades e faz o que for necessario para alcança-la, assim se portou os judeus, tinham a necessidade de um territorio e o queriam, aproveitaram que os atos da alemanha na segunda guerra causaram comoção mundial e aproveitaram a chance de fazer pressão para criarem um territorio só seu e com uma certa pressãozinha economica, os ingleses lhe deram o territorio que queriam.
    Isso nos remete ao nosso velho instinto animal em que se conquista e defende um territorio não importando o que tenhamos que fazer.
    O assunto do oriente medio é bem complexo e virtualmente impossivel de solução na base de intendimento, ali sempre vai se manter quem tiver a força maior.
    O mais incrivel é que aquele pedaço de deserto pode determinar ações que podem abalar o mundo todo, não tem petroleo, não tem minerios e nem algo palpavel que se possa determinar, todo o conflito se baseia em um pedaço de deserto carregado de ideologias, se alguem me disser algo mais ilogico que isso, eu gostaria de ouvir.

  9. Eu desconfio que o sr.barak obana,vai atacar irã e deixar as coisas como estão no oriente médio, os donos dele , os membros do grupo “dos sábios de Sião”,ñ permitirá nada a favor dos miseráveis Palestinos, eu tenho sangue de judeu, sou VIEIRA,+ torço para que os israelenses saiam das terras palestinas…terra pos paz;plano da Liga Árabe, ou que se destrua os assentamentos novos ou velhos…Vcs israelenses é que são os criminosos ,por invadir terras palestinas . eles estão defendendo o que e deles tembém.a divisão foi feita para Vcs e os Palestinos.Lembram?

  10. Hoje, o Irã, lançou o seu satélite, exito absoluto, estão de parabéns; e certos países preocupados, aumentou seu poder de resposta militar..enquanto isso , um certo país, o sul maravilha tupíniquim….nada, nada e morre afogado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: