A Rússia oferece 10 MiG-29 ao Líbano

//www.sci.fi)

(MiG-29 in http://www.sci.fi)

A Rússia anunciou em finais de dezembro de 2008 que iria entregar à força aérea libanesa dez caças MiG-29 na forma de… “presente”. Para um país do tamanho do Líbano, estes aviões são uma importante alteração do equilíbrio regional e um incremento radical na capacidade aérea do Líbano.

É certo que estes dez aviões não irão tornar o Líbano capaz de enfrentar de forma paritária Israel ou mesmo a Síria… E sobretudo não se sabe que tipo de mísseis serão cedidos com estes aparelhos. Mas de qualquer forma qual será a intenção russa, por detrás desta oferta? A MiG enfrenta serias dificuldades financeiras, e esta poderá ser uma forma de a subsidiar, mas dez aviões dificilmente a salvarão… É mais provável que seja uma forma de irritar os americanos ainda a propósito da sua reacção aquando da Guerra na Geórgia, ou até de seduzir outros países árabes e de procurar cativar a sua atenção para a compra de armamento russo, através de uma tão generosa e desinteressada (?) oferta a um pequeno país da região…

Fonte:

http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3398986-EI8142,00.html

Anúncios
Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | Etiquetas: , , | 19 comentários

Navegação de artigos

19 thoughts on “A Rússia oferece 10 MiG-29 ao Líbano

  1. Seja o que for.. dez migs 29 com pilotos bem treinados, são um formidável arma..faz qualquer FA invasora de israel pensar tres vezes..eles estão modernizados..são cartões de visita.É que os ianks de ferrem…

  2. essa també, é a questão: como os treinar? um ou dois destes MiG serão na versão de treino? O Líbano terá que comprar um treinador (e logo… é uma oferta com água no bico) ou… serão pilotados por mercenários e em alturas de guerra recusam-se a voar, como fizeram no incidente líbio do Golfo de Sirte?
    Recordo ainda que não basta ter um bom avião… os sérvios e os iraquianos também tinham MiG-29 e nem por isso os conseguiram usar contra a NATO ou as forças da coligação.

  3. Certo..”bons pilotos” ,mt horas de treinamentos de guerra…até israel pensa tres vezes, canalhas.

  4. muitas horas, que raros países árabes concedem aos seus pilotos…
    e o MiG-29 que é um avião interceptor, não de ataque ao solo, missão onde seria mais útil no Líbano.
    Enfim, tenho as minhas dúvidas sobre a utilidades de MiGs…

  5. Ataque ao solo com um bom exército e tanques e caças tanques e o mig para derrubar os f 16 dos nazistas-sionistas-israelenses-homicidas-e-invasores..tá bom.Se é para conter os mesmos tá ótimo.

  6. paulo carvalho

    a russia pretende irritar os EUA,a russia não perdoa aos estados unidos e ingleses o bombardeamento aos seus irmãos servios e respectiva humilhação,a russia não perdoa aos estados unidos a independencia do kosovo,uma terra quase sagrada pelos ortodoxos . A russia avisou,o humilhação dos seus irmãos servios iria fazer com que a mãe russia passa-se a tomar uma atitude menos coperante com o ocidente,afinal de contas a russia foi traida e sente-se frida.A russia´de hoje é governada por nacionalistas racistas,é o efeito kosovo que um dia poderá trazer ao mundo dias muito dificeis,a culpa é dos estados unidos e seus aliados europeus que não tiveram a coragem de dizer a palavra “não” na altura que era necessaria aos EUA. O gigante adormecido pareçe estár a acordár !!!!!!

  7. E isso aíh, os Russos estão na politica “Bateu-levou”, vide os ucranianos e Geórgianos…o negocio está feio…mt pior p/os Palestinos,oa ianks apoiam oa nazistas israelenses.Assassinos.

  8. Nito

    Ok, os Mig-29 são de facto muito bons aviões mas os F-16 e F-15’s de Israel têm uma pequena vantagem são pilotos com muita experiência… vamos ver o que reserva o futuro…

  9. Pegasus

    Que legal, 10 alvos moveis para Israel treinar, nao interesa se sao os melhores avioes do mundo, sem apoio e armamento e treinamento, sao apenas alvos moveis.

  10. Pegasus

    Com respeito a Russia, esta agindo como criança mimada fazendo birra, chega ser uma total admissão de que nao tem como rivalizar com os EUA, quem te viu, quem te ve … a unica coisa que pode fazer é levar o mundo a um holocausto nuclear, isso se tivesse coragem, coisa fora de cogitação.

  11. É entrando em um mercado…sacanagem.

  12. sim, é isso. Sem armas corretas (que mísseis serão entregues??? a notícia é omissa neste importante aspecto) e sem treino (como é corrente nas FA dos países árabes) estes excelentes aviões nunca estarão à altura dos seus adversários.

  13. Spertnez

    Infelizmente se Israel quiser destroi estes aviões no solo. Que chances estes aviões podem ter contra a força aérea de Israel? Nem se forem pilotados por mercenários! O Libano não tem nem um AWACS para tentar equilibrar as coisas!
    Um colega mais atrás lembrou do Iraque e da Servia que tinham Mig-29 e mesmo assim levaram pau dos ianques! Só lembrando que no caso da Servia muitos Mig-29 decolaram com o Radar praticamente fora de ação dada a baixa disponibilidade dos caças, os servios praticamente decolavam para a morte, os aviões eram detectados pelos AWACS da OTAN mesmo antes de sairem do chão. Estes conflitos não são bons exemplos para julgar a capacidade do Mig-29.

    http://gustasou.blogspot.com/2009/06/russia-nova-rival-antiga.html

  14. sim, os AWACs são essenciais numa guerra aérea moderna, e ter aviões como o MiG-29 e não AWACs é no essencial, desperdiçar esses aparelhos e os seus pilotos…

  15. Camelo do Alaska

    Muitos falam muito sem saber algo da Historia dos Migs, subestimar essa maravilhosa arma é coisa de criança que ganha um brinquedo igual ao do vizinho e diz que o dele é o melhor…
    Quem conhece a historia dos Migs sabe a capacidade dessas armas, muitos falam dos caças americanos sem nem mesmo saber que muitos nunca entraram em combate em toda sua existencia…

  16. são grandes aviões e este 29 tem uma série de soluções de engenharia muito inteligentes, mas a fábrica está decadente e há sérios problemas de financiamento e de peças…

  17. spertnez

    Camelo do Alaska,

    não se trata de subestimar, o Mig-29 é um baita caça sem sombra de dúvidas, mas no caso do Libano (a notícia e o debate é referente a isso) o que podem fazer 10 Mig-29 pilotados por libaneses contra centenas de F-16 e F-15 pilotados por israelenses com apoio de AWACS? Se você me falar como o Mig-29 pode se sair bem nessa situação agente argumenta sua posição.

    Ja houve casos semelhantes, Iraque e Servia, e ambos eram muito mais bem preparados do que o Libano e mesmo assim seus aviões foram varridos dos céus.
    O problema não é somente o caça, mas o conjunto pilotos, treinamento, apoio em terra, apoio aéreo, eletrônica dos caças e por ai vai. Você qual versão e quais mísseis irão neste pacote? Isso também conta e muito!

    se quiser dar uma olhada neste link.
    http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/aam/bvr10allied.html

    http://gustasou.blogspot.com/2009/09/escolha-do-novo-caca-do-brasil.html

  18. Esses mig´s foram entregues ou não?

    • Excelente pergunta… Mas nunca mais nada transpirou para a imprensa internacional (que eu encontrasse) pelo que me resta presumir o mais razoavel ganaram juizo e nao, nao foram entregues.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: