Sobre a eventualidade de uma operação terrestre em Gaza e do Hamas

Israel terá perto de 9000 homens, incluindo MBTs Merkava, APCs e peças de artilharia junto à fronteira com Gaza. Existem vários valores para a quantidade de forças que o Hamas terá em armas. Supõe-se que terá 15 mil homens de “élite” e outros 10 mil civis armados no seu ramo armado designado de “Brigadas Izz ad-Din al-Qassam”.

As Brigadas têm dado provas de serem extremamente resiliente, sendo capaz de resistir a várias mudanças de liderança mantendo sempre elevados graus de eficiência, devido à sua estrutura de comando altamente autónoma e descentralizada. Isto permite também uma rápida regeneração da liderança, e permitiu ao movimento resistir eficazmente a várias incursões israelitas. As suas ligações com o Irão e com o Hezbollah libanês são evidentes, tendo recolhido do segundo muitos ensinamentos da derrota israelita no Líbano e encontrado no Irão o seu principal financiador e fornecedor de armamento, entre os quais se contam os conhecidos foguetes artesanais Al Qassam, assim como foguetes de médio alcance convencionais, além de mísseis anti-tanque e anti-aéreos. Os bombardeamentos dos últimos dias terão destruído perto de um terço do stock de armamento do Hamas, mas este terá ainda perto de 2000 foguetes e mísseis, ou seja, o bastante para alimentar uma resposta pelo menos durante duas semanas…

Além das Brigadas, o Hamas pode ainda alinhar uma força de polícia, formada a partir de Maio de 2006, com alguns milhares de homens, que enfrentou com sucesso as milícias da Fatah, em Gaza, expulsando-as para a Cisjordânia.

Perante tal força, no terreno mais densamente povoado do mundo (Gaza) e contando com forças numericamente inferiores, mas tendo retirado as devidas lições do fracasso da ofensiva contra o hezbollah libanês, não acreditamos que as IDF tenham nos seus planos uma reocupação da Faixa de Gaza. Para tal precisariam de mobilizar pelo menos dez vezes os recursos que têm agora na fronteira. Tudo indica que estas forças estão aqui para cumprir um quadro múltiplo de missões muito mais limitadas que a simples reocupação do território:

1. Servir de tampão contra as previsíveis incursões de comandos do Hamas para o interior de Israel.

2. Dar cobertura a operações “relâmpago” de forças especiais como aquelas que o Hamas diz ter repelido ontem em Shijaiyah pelas 23:00, avançando com meios pesados (blindados) se estas forças ligeiras se virem encurraladas.

3. Ocupações temporárias de pequenas regiões fronteiriças a partir de onde sejam lançados ataques e foguetes.

É de esperar que estas operações – principalmente aéreas – das IDF prossigam até à tomada de posse de Barack Obama a 20 de janeiro. Por isso, e tendo em conta que a lista de perto de 50 alvos estratégicos elaborada pelos serviços secretos israelitas está praticamente esgotada, haverá daqui em diante os chamados “ataques de oportunidade” a líderes do Hamas e a depósitos de armamento ou concentrações de forças armadas até dia 20, intercalados por operações de forças especiais, reservadas para operações que sejam impossíveis de realizar exclusivamente com meios aéreos. É também do interesse de Israel terminar rapidamente com estas operações… Quanto mais tempo elas durarem, mais vítimas civis haverá e mais difícil será para a a Fatah, na Cisjordânia, aparecer como opositora do Hamas e mais apoios locais ganhará entre uma população onde começava a perder o apoio (menos de 20% da população de Gaza apoiaria em novembro o Hamas, segundo uma sondagem da Fundação Fredrich Ebert).

Fontes:

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1354815&idCanal=11

http://en.wikipedia.org/wiki/Hamas

http://en.wikipedia.org/wiki/Izz_ad-Din_al-Qassam_Brigades

Anúncios
Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | Etiquetas: , , | 62 comentários

Navegação de artigos

62 thoughts on “Sobre a eventualidade de uma operação terrestre em Gaza e do Hamas

  1. Para isso acabar é só os sionistas israelenses sairem desocuparem as terras palestinas , retirar os assntamentos e desmantelar os antigod, isto é “OCUPAÇÂO” ,e invasão territorial.Ex.: se eu invadir sua casa , vc vai tratar-me com respeito ? Oestado israelense é o agressor , os palestinos estão se defendendo…Estão promovendo um genocídio ,matando os palestinos .TPI neste estado terrorrista é invasor.

  2. Uma invasão por terra os Nazistas israelenses teriam pesadas baixas, o q seria mt bom para eles aprenderem tbm com a mortes dos seus , se Fátima chora pelas mortes do marido e do filho que sara tbm sofra , com as mortes dos seus ; e psnsem o “custo” desta invasão.

  3. Não basta a Israel sair de Gaza e da Cisjordânia… Tem também que deixar para trás um país terrotorialmente coeso e economicamente viável. E atualmente não é nem um nem o outro o caso…
    O modelo de “federação” (tipo Bósnia) poderia ser uma opção, com Jerusalém entregue à administração permanente da ONU, pelas suas especificidades…
    Todos matam, todos morrem… Não tenho especial simpatia pelo Hamas (fanático) nem pela Fatah (imensamente corrupta). Nem pelos “falcões” israelitas que exageram na resposta militar e depois anulam assim os dividendos das operações e dos mortos sofridos.
    Penso que as IDF tinham que reagir aos repetidos ataques do Hamas. Isso era correto e inevitável. A escala da reação, num local tão denso como Gaza é que é perigosa pelas vítimas civis que acarreta (já morreram mais de 70 crianças…). As IDF deviam limitar-se a alvos militares claros e a líderes do Hamas, ainda que só os atacando quando houvesse segurança quanto à inexistência de baixas civis e sacrificando assim a eficácia das operações.

  4. E está a “Maldição”, nunca israel terá paz enquanto continuar a ocupação das terras palestinas, e cuidado, o Hesbollah pode ajudar os seus…então o negocio vai ser mt pior para os invasores Sionistas nazistas israelenses..Desmontem os assentamentos novos e antigos e aceitem o plano da LIGA Árabe , terra pos paz..Israel deixou a muito de ser a nação escolhida, Siló já veio , é seus antepassados o marataram…DEUS YAVEH , Ñ É PARCIAL. Deixe os palestinos geri os seus destinos é vivam suas vidas. PAZ/PEACE/SHALOM .

  5. Sim, a atitude israelite de aumentar os colonatos na cisjordãnia foi muito contraproducuente… Israel teria tudo a ganhar em negociar um acordo de paz favorável aos palestinianos da fatah e assim provar ao 1,5 milhão de palestinianos presos em Gaza, nas mãos do hamas que a fatah era melhor interlocutora. Infelizmente não o fez, e está agora a engrossar terrivelmente as hostes de bombistas assassinos do hamas… Um movimento que estava a ficar impopular em gaza, mas que agora vai ressurgir como o melhor opositor a Israel.
    Aqui, Israel falhou em toda a linha.

  6. Veja sr.Clavis, eles , os israelenses, apoisados pelos ianks está levando os palestinos a se sacrificarem como “bombas” vivas, pela sua terra, por suas familias, por sua liberdade, ao modo deles; isso é prova de “desepero”, eles estão fabricando loucos é homicidas, do ponto de vista de israelense;a quem recorrer por ajuda para deter as sacanagens e invsões dos sionistas nazistas?São todos pró Isaelelnses?!?!Em quem confiar? Tendenciosos.Que Deus os Ajude.

  7. Aém d homicidas invasores, = aos ianks são mt burros, fortaleceram o HAMAS, q tal qual fênix renasceu. ( O Cerco a Cuba pelos ianks, e o desmonte dos exército do irak ), e israel ao ñ fazer a paz com os palestinos , são várias as formas e modelos..são mt estúpidos. Homicidas invasores, os palestinos estão certos , estão defendendo o que e delesa , conforme a resolução da ONU de número 00240;. q iesraelñ cumpre até hoje. Quem os poderá os ajudar ?

  8. Curioso

    Hamas disse que só vai responder com armas biológicas se forem atacados com artilharia com pó radioativo em primeiro lugar.

  9. Curioso

    Clovis

    O Hamas é fantoche do Mossad? Já vi vários artigos de fontes confiáveis dizendo isso…Pta q pariu! se isso for verdade eles são muito otarios mesmo!

  10. duvido que o hamas tenha armas biológicas… se as tivessem já as teriam lançado sobre Israel e não as estariam a guardar para os soldados da IDF que estão melhor preparados para lidar com elas do que os civis…

    Há rumores de que a Mossad criou o hamas, na década de oitenta para dividir a Fatah… são plausíveis, mas desconheço se têm substância… ainda que seja verdade, hoje é como com a Al Qaeda: a criatura fugiu ao criador…

  11. Curioso

    se o Hamas for um fantoche nunca teriam a permissão de lançar um atauqe biologico contro o povo judeu.

    Há humores de que Obama não é natural dos EUA. Agora estão dizendo que Osama e Obama são mesmas pessoas. De fato são muito parecidos! sera q são parentes?

    http://halturnershow.blogspot.com/2008/12/osama-obama-same-guy.html

  12. essas teses sobre Obama não me parecem muito credíveis…
    e tenho confiança e que Obama seja mesmo capaz de sacudir o capote da “ditadura das multinacionais” que se instalaou faz tempo nos EUA.
    Veremos se estou apenas a ser demasiado ingénuo.
    Espero que não…

  13. O Presidente lula está de parabéns pela condenação de israel sionista nazistas invasores homicidas,espero que qu tanatos recebam os sionistas com festas.É verdadeira essa história q foi o mossad q criou o hamas dentro das prisões deles p/ dividir o FATAH..se deram mal. Israel vai pagar por enterrar o processo de paz natimorto do oriente médio.Fogo neles, Palestinos. Que paguem o preço por invadir terras do outros.Que sara (s) tbm chore.

  14. O hesbollah deveria ter enviados uns misseis p/ presentear os sionista…..orra que falta de irmandade..são uns merdas esses árabes, em especial os egipcios e sauditas, que morram, são cumplices dos israelenses e ianks , nas mortes de inocentes palestinos, que estão defendendo a posse de suas terras invadidas por esses judeus assassinos, mataram o filho de Deus, porque ñ matriam Palestinos.

  15. os árabes nunca gostaram dos palestinianos…o egipto nunca os apoio e desinteressou-se do destino de Gaza… A Síria expulsou a Fatah, assim como a Jordãnia. De facto, o maior apoio atual do hamas, não é árabe, mas persa… o Irão.

  16. Mt menos inglese e ianks estão dando tempo para qu os sionista matem o maior número possivel de menbros do hamas, se tem mulheres e crianças ..e o custo da “guerra”, com exercito armado so de fuzil …vale mencionar atiradeiras, fundas e mt pedras, mt…nem se armarem eles podem p/ se defenderem dos nazistas israelenses. Mt triste, mt covardia…

  17. O Hamas está a defender-se, nas ruas… o terreno é-lhes favorável e têm condições para criar baixas severas na IDF… De qualquer uma batalha já ganharam, que é dos coraços dos civis palestinianos, a primeira derrota de Israel neste conflito.

  18. Espero sinceramente que cause as maiores baixas nas forças de invasão sionistas, que tanatos colabore, e terá o seu premio , israelenses. Que sara(s) chore as morters do filho e do marido, tal qual fatima está chorando.O s ianks/ingleses são junto co egipcios e sauditas partícipes nestas mortes ;dos palestinos, pela omissão e sinal verde aos Nazistas israelenses. Que Alá proteja os Palestinos, estão lutando pela liberdade de sua terra invadida.

  19. não desejo a morte de ninguém, e não gosto dos fanáticos do Hamas, que quebrarem as tréguas e lançaram rockets sobre civis inocentes… nem dos mortos que os bombardeamentos das IDF fazem.
    Confesso que acreditava mais no Hamas para lograr uma paz com Israel do que na corrupta Fatah, mas agora…
    Tudo vai de mal a pior e os radicais estão agora no melhor dos mundos, e os civis de ambos os lados, no pior.

  20. Fenix

    Acho que é uma boa altura para israel invadir a faixa de gaza acabar com o hamas.Os proprios palestinianos estão dividos apesar do odio que tem por israel.A propria fatah vê com bons olhos esta invasão.vai ser rapida e curta no tempo vai ser uma guerra de guerrilha continua por parte hamas mas israel terá uma entrada forte que com a sua aviasão e artelharia e meios navais bombardia todo o meche A infantaria entrara facilmente o pior será deixar organizar o hamas com faz quaquer grupo de guerrilha que foge, despreça-se e organiza-se para voltar em pequenos grupos á carga voltando outraves fugir… Terá israel capacidade e paciencia para esta guerra? Não a menos que israel dei o maior exemplo de força ao mundo arabe utilizado bombas nucleares de pequena potência. Isto num contexto radical sem um grupo de capacetes azuis manutenção de paz depois da operação terrestre claro.

  21. Curioso

    Soldado do Hamas com estrela de David?

    Hamas é um fantoche?

  22. O hamas esá tão bem armados, que não causaram a menor baixa entre os sionistas invasores e homicidas das dorças de oscupação de israel..Acabou o hamas milhares de palestinos assassinados e com o apoio da população de isarael(73% ) Parece a Alemanha dos anos “40”…lá , foram os Soviéticos …e agora quem poderá os “ajudar”? Os árabes ñ contam, querem + que os palestinso morram, em especial os ianks, inglese, egipcios , sauditas…Teram de lautar pela “casa” deles de estilingue e mt, mt pedras.Que Ala os protejam.

  23. aos árabes interessa que os palestinianos desapareçam todos… porque é que se esgotam em vãs palavras de apoio e não encetam uma reação armada a Israel? O Egipto e a Síria de hoje estão menos desfasadas em armas, treino e equipamento que os dos anos 73 e poderiam bater as IDF… Se o Hezbollah conseguiu…
    Só que não querem!

  24. É imoral ,insana, homicida, e um flagante derespeito as leis imútavel de Deus..um fraticídio, e eles se acham “escolhidos” por Deus (II cor.4:4, I Joã.5:19 …) israel tem o direito a existir , + o spalestinos tem os mesmos direitos e as suas terras invadidas..É por elas que eles estão lutando, os sikonistas são os invasores. O palestinos tem de contar só com eles mesmos…Que Deus lhes faça justiça..amém. )

  25. rui pinto

    A historia já nos ensinou uma coisa que só os menos atentos não fazem caso.A historia ensina-nos que quem ousa atacar ou subejogar o povo judeu acába sempre por sofrer,assim aconteceu com o egipto aquando escravizou o povo judeu,asim aconteceu com o imperio romano que acabou por cair,assim aconteceu com portugal e espanha com a inquisição,ambos viram o seu imperio a se desvaneçer,assim aconteceu com a alemanha de hitler,o mesmo aconteceu com os sovieticos e recentemente aconteceu com sadam que na primeira guerra do golfo bombardeou israel com os seus scuds e recentemente teve o seu destino,a forca.. todos aqueles que atacaram,presseguiram ou escravisaram os judeus tiveram o mesmo fim,a desonra,a vergonha e uma morte pouco gloriosa,Parece-me que o hamas quer seguir o mesmo destino dos outros !!!!!!
    d`us disse ao seu povo “… de muitas nações virão bastantes para perseguir o meu povo,com difrentes linguas,com diferentes costumes,muitos virão para causar a dor e o sofrimento ao meu povo,mas no fim,virei sempre em socorro ao povo de israel….”
    SHEMA ISRAEL ADHONAI ALOINO ADHONAI HEZRAD

  26. esta guerra é uma estupidez. para ambos os lados.
    ainda nenhum percebeu que terao que se entender e: ceder Israel o direito à existência, esquecendo a retótica fundamentalista e: conceder um Estado viável aos palestinianos.
    Provavelmente, sob a forma de federação e deixando Jerusalém como uma espécie de cidade-livre ou como 3º membro paritário dessa federação…
    E sim, como provavel descente de judeus (como 1/3 de todos os portugueses e lusodescendentes) sinto-me naturalmente solidário com Israel e com os israelitas. Bem mais do que perante os fanáticos islâmicos do Hamas, admito.
    O que não me cega perante os excessos… de ambos os lados, sendo que um tendo mais força militar, tem também mais impacto no efeito desses excessos.

  27. rui pinto

    clavis prophetarum,os portugueses descendentes dos judeus superam bem á vontade trinta porcento da população,há estudos que apontam para os sessenta porcento,principalmente os beirões,transmontanos , alto dourienses e alto alentejo ,quase toda essas muito boas gentes são descendentes de judeus,e não fosse a malvada igreja catolica com as suas acções diabolicas (inquisição) ,hoje muitos de nós portugueses amariamos d`us seguindo as tradiçoes de muitos dos nossos antepassados judaicos.O hamas,al-quaeda,hezbolh,guerra santa,atentados suicidas,não é mais do que a continuação da inquisição mas agora com um protagonista diferente,o islão.
    tal como tu,sou português e sei que muito do nosso povo carrega um legado enorme que fora apagado pela força e pelo terror já á muito tempo,o legado judaico.talvez seja judeu e não saiba, tal como muitos portugueses sejam judeus e nem sequer desconfiem de tal ligação. Amo aquele povo,deixem aquela muito boa gente em paz de uma vez por todas,deixem-os amar d´us segundo as leis de moisés,eles tambem têm o direito a existir.
    PS. sabe-se que muitos sobrenomes comuns portugueses têm uma forte ligação judaica,rodrigues,cardoso,sampaio,lopes,nunes,barros,machado,ferreira entre outros

  28. Esse povo os palestinos, são descenters de Ismael , filho de abraão/Ibrain…são judeus , então por origem.Ainda assim está sendo massacrados pelos “parentes” …(Gal. 3:7 e mt outros..) É Deus ñ é parcial…

  29. Rui:
    Eu próprio tenho o dito “nariz semita”…
    Recomendando a este propósito:
    “sobrenomes bem cristãos, tais como “dos Santos”, “de Jesus”, “Santiago”, etc. Certos sobrenomes, porém, aparecem com maior freqüência, tais como “Mendes”, “Pinheiro”, “Cardoso”, “Paredes”, “Costa”, “Pereira”, “Henriques”, etc. O de maior incidência, no entanto, foi o “Rodrigues”.”
    http://www.geocities.com/heartland/1074/nomes.htm.

    e a percentagem, a Sul, é efetivamente mais elevada:
    “O estudo revelou que, em média, os espanhóis e portugueses têm 19,8% de genes de ancestrais judeus sefarditas e 10,6% de ancestrais norte-africanos. Em alguns locais, como o sul de Portugal, a mistura gênica de judeus chegou a 36,3%.”
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u475560.shtml

  30. To ferrado..tenho então sangue de luso/judeu, negro/indio sou uma coleção de genes de “enes ” etnias…e BRASUCA, TÔ QUASE FELIZ SÓ FALTA ARRANJAR UMA FACULDADE 0800, SÓ DURO é pardo.( que eufemismo feio..)

  31. Curioso

    Os árabes e as nações islamicas são descendentes de Ismael, e os judeus e seus descendentes ao redor do mundo são descendentes de Isaac. Há presença genetica judaica em todos os contionentes do mundo, especialmente na Europa, America etc.

    Presença judaica em lugares distantes..http://moshiach.com/tribes/index1.html

    Seria deus cruel?

  32. ou seja, a “Tribo perdida de Israel” anda de facto no sangue de todos nós…

  33. pedro reis

    vivo no distrito de vila real,sei que aqui por estas aldeias existiam uns rituais relegiosos que fugiam ao padrão católico,até á bem pouco tempo aqui na minha região os pais tinham como tradição mergulhar os seus filhos varões de tenra idade em lagares de vinho,era um ritual efectuado sempre em festividade,chamavam aquele ritual de “baptisado”,sei tambem que os pertences das meninas eram mergulhados em tinas de agua,dizia-se que dava sorte ao longo da vida,sei tambem que por estas terras do distrito havia muitas senhoras que efectuavam as limpezas da casa sempre ás sextas de noite,são tradições que eu não vi nem vivi,tenho 29 anos,mas o meu pai as viveu e viu,as pessoas mais velhas por vezes falam destas praticas e de outras tantas,pelo o que me foi referido estas praticas foram herança destes judeus (cristãos-novos) que passavam de geração em geração.Por aqui tambem se come o pão de azeite,penso tambem que seja uma iguaria judaica.
    alguem me sabe ilucidar melhor sobre estas praticas, e se de facto elas tem ligações judaicas !?

  34. esse batizado parece-me mais uma tradição pré-romana, ou mesmo romana, do que judaizante. O mesmo com as meninas (a água como simbolo de fertilidade, e o vinho como Baco)
    Limpezas à sexta… no clue…

  35. pedro reis

    clavisprophetarum
    sei tambem que em muitas das familias que praticavam muitos desses rituais acima descritos era ensinado a seus filhos que a cruz não passava de um “pau com um boneco pendurado”,evitavam as igrejas,e quando exporadicamente iam ás mesmas recusavam-se a fazer o simbolo da cruz,muitas destas familias tambem não celebravam o natal ou pascoa,santos e cruzes não havia nas suas casas,Como já disse não vivi nem vi estas praticas,tenho 29 anos, mas o meu pai lembra-se de as vêr por varias aldeias do distrito de vila real,o meu avô (já falecido) tambem me falou destas tradições.Estou a falar de conselhos tais como,santa marta de penaguião,mesão frio,regua entre outras.
    Mas nunca fora ouvido por parte de muitas dessas familias que eram judeus,aliás,quase toda a gente era baptisada,pelo tambem que me foi dito,por aquelas terras andou um tal de capitão barros bastos,um marrano de amarante,que dizia ter a missão de resgatar os esquecidos,ou seja,esses tais judeus perdidos pela erosão do tempo. sei tambem que este suposto marrano não foi muito bem aceite por parte de alguma população,foi me referido que este marrano tinha familia judaica em santa marta de penaguião.
    não sei se na minha região de vila real a presença judaica se fez sentir de uma maneira significativa mas tenho as minhas desconfianças que sim mas não tenho certezas.
    Li tambem que fora efectuado um estudo genetico e que se chegou á conclusão que cerca de 1/3 da população portuguesa era de origem judaica,com maior predominancia a sul,gostava de saber a que sul se estão a referir esses estudos efectuados,será Lisboa? se for então o estudo tem que ser reavaliádo,pois não nos devemos esquecer que a maior parte dos lisboetas de hoje são de origem beirã,transmonstana e alentejana.Gostaria saber tambem que zona do norte do pais foi efectuado estes tais estudos,Porto?! se sim,não nos devemos esquecer que a maior parte dos habitantes do porto são de origem beirã,transmontanos ,minhotos,beira litoral.E tenho uma ultima questão:
    Se é realmente verdade que a população do sul tem mais ligações judaicas do que as do norte do pais,então porque é que as unicas comunidades marranas do pais que ainda existem se fazem vêr no norte? caso de belmonte(beira-baixa),vimioso,e torre de moncorvo (ambas no distrito de bragança)?!
    gostava que alguem me esclarecesse
    saudações

  36. Qual a origem do nome “VIEIRA” é de cristão novo, concha..?+ os sionista estão matando livremente as crianças na escola da ONU..maneiro…aprenderam com os alemães , estão de parabéns..continuem , podem matar a vontade; osarabes são para isso mesmo.Joguem um artefato nuclear tático.O que estão esperando?

  37. “..israel tem luz verde até para usar artefato tático nuclear, pode usar.A liga Árabe ñ existe, a ONU mt menos…estão com a faca e o queijo na mão, são homicidas mesmo, invasores e violam as resolução da CG ,00240…eles td podem Árabes é para se matar mesmo, em especial oa Palestinos estão desarmados ..tiro ao alvo.bom para treinar.

  38. Espero em nome de Alah que o Hesbollah presentei-e os Sionistas-nazistas-homicidas-invasores-israelense com uns misseis Iranianos, são seus parente Palestinos sendo massacrados, dêem um suporte aos mesmos…por favor, e toda essas coisas.

  39. revo

    Tropas israelenses usam bombas sonoras de alta potencia para explodir fetos dentro do utero das mulheres gravidas.

    http://www.whatdoesitmean.com/index1188.htm

    Soldados isreelenses esmagam a cabeça de bebes palestinos.

    http://www.whatdoesitmean.com/index1189.htm

    Noticia confirmado pelo midia

    Israel bombardeia deliberadamente duas escolas da ONU necessariamente com refugiados em Gaza

    http://www.estadao.com.br/internacional/not_int303192,0.htm

    Eles demostram ser os mais crueis, autoritários, vingativos, rancorosos e psicóticos do planeta!

  40. israel diz que foram feitos disparos a partir do edificio… isso é consistente com os pergaminhos do hamas, devo dizer.
    Mas de facto, nunca saberemos.
    Ainda que um soldado em batalha seja sempre demasiado “triger happy”

  41. E continua o “baile”…quantos mortos mais, estou falando dos invadidos e inconformados Palesrtinos…podem matar, são árabes…

  42. Israel está impondo a ótica do vencedor..o azar são os observadores da ONU; já cometeram “enes” crimes de guerra…+ ñ vai dar em nada, os inaks tortutaram e nada mudou e nada aconteceu cos os torturadores Abhgraib ,Árabes /Palestinos são para serem assassinados mesmos,sinal verde. É continua a matança….quem será pór nós ?

  43. Como sempre os ianks desmoralizam o CS da ONU ,quem precisa de uma organização que só retifica o que os merdas dos ianks determinam?Os nazistas -sionistas-invasores-himicidas, invadem e massacram os palestinos..e o que a ONU faz? Nada…Os Rússos é sinos poderiam ,juntos com a frança..esboçar uma reação verbal como a frança; fingir de se interessam .Dêem armams aos palestinso , é eles serão capazes de se defenderem , com vantagens dos israelenses.Os egipcios /mubarak,ão valem nada, ñ tem o menos respeito e consideração aos Palestinos..abra a fronteiras e permita observadores na frnteira com gaza, de países neutro, nunca iank/ingleses…Ajude aos Palestinos …use de empatia, são semitas é filhos de Abraão, tbm..ajudem-nos, por favor em nome de seus Deus…

  44. Anónimo

    O hamas realmente ñ tinha e agora ñ tem forças capazes de enfrentar os soldados sionistas se ñ vir a paz vão ser massacrados..tbm , sem armas, até os exercitos latinos, ganham deles.O egito é o > culpado da débilidade do hamas;. mt covardes, sauditas e outros . Tem q denúnciar os ianks e o estado israelense ao TPI ,são doisa estados terrorristas..O pior é q o novo presidente vai ser o mt do mesmo i.e, nada vai fazer p/ ajudar os Palestinos, se ele for ao menos justo, vai retirar os assentamentos novo e antigos das terras palestinas;ai teremos paz.

  45. Os sionistas acabaram com o hamas, o presidente egipcio está feliz da vida , o trabalho sujo foi feito , as custa da vida de milhares de crianças e mulheres palestinas…nem resistir homem a homem , podem..ñ tem armas e FALTA TREINAMENTO ..que grupo perigoso é este? Cadê a ONU..o + triste é que os Árabes acreditsam nesta instituição capenga e desmoralizada comaNDADA PELOS IANKS…Que acabe como a liga das Nações…ñ serve p/ nada..Os sionistas nazistas cometem crimes de guerra..quem os irá punir?O seu aliado Ianks, q tbm são torturadores ?Que Deus nos ajude.amém.

  46. acabaram?… duvido muito… mesmo que matem um por um os 15 ou 20 milicianos do Hamas, no fértil terreno de Gaza e dos seus 1,5 milhões de habitantes, novos recrutas não tardarão a brotar do chão…
    não, esta guerra não se ganhará “manu militari”.
    ganhar-se-á negociando com os palestinianos moderados, dando importantes cedências e a independência à cisjordânia e provando ao mundo e aos palestinianos que a via da radicalização do hamas e da jihad é um beco de sangue sem saída possível a não ser morte e o auto-genocídio.
    infelizmente, os líderes israelitas ainda não tiveram esta sabedoria… talvez porque estejam a ser atacados com os Qassam e porque isso lhe retira a racionalidade.

  47. bem… se fosse eu a comprar, ía como Marrocos…
    para o C-27J
    http://www.areamilitar.net/Analise/analise.aspx?NrMateria=16

  48. Se eles olhassem desta forma , a mt , bem a mt que existiria o Estado Palestino… + ñ são lá mt observadores…

  49. Agentes da ONU confirmaram ; execuções súmaria o uso de fósforo no campo de guerra , que é proibido pela conveção de genebra, etc,etc.., O que vai acontecer com os nazistas sionistas , NADA? Os nazistas ianks vão vetar quasquer punição…Então nada aconteceu em GAZA …O mundo em que vivemos.A lei dos + forte.

  50. os mesmos relatos já surgiram aliás, aquando do recente conflito no Líbano…

  51. É quantos foram punidos, desde o líbano, quantos?Os vencedores matam, como mataram sadam,estão fazendo a justiça dos vitoriosos.O hamas vai sair + forte, os sionistas eram p/criarem o estado palestinos e mostrar aos hamas que exixte outra vía,; são burros e assassinos.Quem os vai punir pelos crimes de guerra? Pobres palestinos, até os arabes, seus irmãos, os abandonaram…

  52. é impossível ser mais desunido e menos solidário que os árabes… o poder de Israel hoje é inferior (relativamente) ao poder combinado de Egipto, Jordânia e Síria, falando apenas destas.
    E hoje – mais do que nunca – é improvável que estes se ergam…

  53. el magro

    Egito, Arabia Saldita, Jordania, Siria, Libano etc, são todos fantoches dos sionistas. eles nada podem fazer para mudar essa situação…se continuar assim os arabes estão fadados ao fracasso, e os palestinos fadados a extinção…

  54. Vão levar eles a extintinção, serão absorvidos pelas outra sociedades árabes,+ neste ínterim, causaram mt baixas , ainda que financeiras aos nazistas sionistas… e eventuais mortes…mt bom. A ONU ñ existe, nada faz a favor dos mesmos, os invsores das terras sao os sionistas, quem ñ cumpre as ordens da ONU são os israelenses eos ianks..Cadê o TPI ?

  55. O sr Obama está empossado como novo dono do mundo…espero que o grupo dos sábio de siaõ aceite seu governo, eu desconfio que o vice ainda vai assumir..e que o mesmo faça a paz no oriente médio..no plani da Liga àrabe terra po paz e reconhecimento diplomatico…Que Deus o ilumine e seje ele justo com os palestinos e com o resto do mundo. É ñ faça as merdas do bush (burro).

  56. bem… disto:


    vou ter saudades…

    esta é montada, mas está muito bem esgalhada:

  57. rui pinto

    ISRAEL AM CHAI

  58. Depois de dias de trégua , israel volta a tacar os Palestinos, já é o 2 ataque,o historiador Ahron Bregmann recnhece que israel usou fosfóro no massacre contra os Palestinos…Será que alguém vai ser punido? Claro que não, a ONU/TPI ñ poderá , os inaks vão impedir qualquer ação , vão vetar qualquer coisa; o obama e mt do mesmo. É os seus patroões , os sábios de sião ,pode botar o vice no lugar dele, aliás ele tem que se cuidar , a teoria da conpiração está em alta na capital iank…heheheheh.

  59. E continua o ataque dos porcossionistasnazis israelenses…

  60. essa operacao militar foi totalmente desproporcional, considerandoos estragos caudados pelo hamas em comparacao aos danos causados a populacao cuivil de gaza, tal operacao é um crime de guerra nada mais

    eu achei isso sobre a invasão de gaza são fotos incríveis, que não foram vinculadas por muitos meios, espero que gostem.

    http://ainanas.com/must-see/sociedade-must-see/imagens-da-guerra-fotos-israel-palestina-gaza-hamas/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: