(Trailer do filme Gomorra)
O escritor italiano Roberto Saviano, autor de “Gomorra”, acusou os governos de toda a Europa – não só o governo italiano – de nada fazer para travar a lavagem de biliões de euros provenientes das atividades do crime organizado italiano. Segundo Saviano, a Mafia injeta por ano na economia italiana, perto de 100 biliões de euros de lucros e em lavagens de dinheiro, o que é exatamente dez vezes mais do que a faturação anual da FIAT e torna a Mafia simplesmente na… maior empresa italiana e, sem dúvida, numa das maiores empresas europeias.
As três maiores mafias italianas retiram o grosso dos seus rendimentos do tráfego de droga, segundo Saviano que proferiu estas declarações numa conferência em Paris sobre o tema de iniciativas anti-droga. “Como podem a Europa, a França e a Itália, lidar com estes investimentos?” Aludindo ao efeito dramático que a súbita evaporação destes branqueamentos de capitais teriam em economias já em recessão.
Saviano vive em local incerto e permanentemente escoltado por mais de 20 carabinieri (a única polícia italiana que se diz ser imune à corrupção mafiosa) devido ao seu polémico, mas aparentemente muito verídico livro “Gomorra” que daria origem a um filme, já exibido em Portugal e… um mandato de execução da mafia.
Um exemplo muito concreto do poder da mafia em Itália é o que se passa (ainda) em Nápoles… Onde 13 milhões de toneladas de lixo industrial e urbano desaparecem da região todos os anos, uma operação gerida pela Mafia e que lhe rende por ano perto de 132 biliões de euros.
Fonte:
http://www.eubusiness.com/news-eu/1227270721.13/view
Hahahahahhaha.
E foram eles que ganharam aquele premio multimilhionário da loteria européia. ^^
Já tinha ouvido falar desse escritor gostaria de ler o livro o u ver o filme mas até passar aqui no brasil… vai demorar.
Isso se os vampiros que controlham as programaçoes de tv não o colocarem no pior horário possível.
boa sorte, então!
por aqui também ainda não passou nas TVs…
Agr, imaginem uma Holding de máfias..Rússa, Chinesa ,italiana,Japonesa…seriam + mt + bilhões de dolares.ainda bem q ñ se uniram p isso…aki um cara tentou unir todos os grupos tentando matar os chefes dos mesmos…ainda bem q ele falhou.ñ deu certo ; ainda.
Se juntasse toda a máfia existente, imagina o que daria, mas mesmo não juntando, ainda temos alguns que estão no poder que parecem que são ate mafiosos, ate piores que os italianos e chineses. ahhahaha
No Brasil eles ajudaram a fundar o pcc, eles precisavam de uma base para transportar drogas e para o trafico de pessoas não somos a Broadway para eles somos mais uma boa rota para o trafico e um bom ponto de refugio, mas seria interessante ver algo sobre essas atividades não só no Brasil(http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2009/01/mfia-italiana-ajudou-criar-o-pcccamorra.html), mas também no México ((http://es.wikipedia.org/wiki/Guerra_contra_el_narcotr%C3%A1fico_en_M%C3%A9xico)
o PCC continua hiperativo, por aí? Essas notícias sairam meio de foco por aqui… ainda que o abate do heli da polícia tenha merecido um grande destaque, especialmente agora que os JO foram para o Rio… É imperativo que o esforço contra o crime no Brasil seja agora redobrado, para que os JO não fiquem prejudicados.