Bob Woodward: “há capacidades operacionais secretas que foram desenvolvidas pelos militares para localizar e matar líderes da Al Qaeda”

(Será que é um destes a “arma secreta” dos EUA no Iraque?)
Segundo o conhecido jornalista norte-americano Bob Woodward o sucesso atual das forças da Coligação no Iraque teria uma raiz essencial na utilização de um “programa de operações especiais sofisticado e letal”. Descrevendo-o de forma muito lacónica para o jornalista que na década de 70 expôs o “Escândalo Watergate” o agora jornalista da CBS escreveu no seu último livro “The War Within: A Secret White House History 2006-2008” que este sucesso se deveria a uma tecnologia militar secreta tão radicalmente nova, como o a introdução do tanque ou do avião o foi para a sua época. Entrevistado por Scott Pelley, da CBS: “Este é um segredo muito sensível e muito secreto, mas há capacidades operacionais secretas que foram desenvolvidas pelos militares para localizar e matar líderes da Al Qaeda no Iraque, líderes da Insurgência, e líderes renegados das milícias.”
Quando Scott Pelley lhe perguntou: “Mas do que é que está a falar? De algum tipo de definir alvos somente para as pessoas que procura? A liderança do inimigo?” ao que Woodward respondeu: “Gostaria muito de entrar em detalhes, mas não o vou fazer”. Já que estes, afirmou, iriam comprometer todo o projeto e que a sua natureza era tão revolucionária como a “introdução do tanque ou do avião”, na 1ª e na 2ª Grande Guerra… E acrescentando ainda “é o tipo de coisa sobre a qual se escrevem romances”…

Os pudores de Woodward quanto a dar mais detalhes sobre este programa são estranhos… É claro que podem ser unicamente motivados por intuitos comerciais para melhor vender o seu livro, fazendo criar uma aura de mistério sobre o “segredo”. Por outro lado, se ele é assim tão “secreto”, como é que chegou a Woodward e, sobretudo, como é que deixaram que a sua existência (ao fim ao cabo, o ponto principal para o preservar) fosse escarrapachada num best seller???

Bem, como se viu, não tenho grande fé na existência desta “arma secreta” que estaria a virar decisivamente a guerra no Iraque a favor dos EUA. Desde logo, por tudo aquilo que acima escrevi. Por outro lado, se essa arma existe, porque não está a ser usada no Afeganistão, onde a situação piora um pouco mais em cada dia que passa?

Mas ainda assim, admitamos que essa “arma secreta” existe… E admitindo essa tese, então acreditamos que pode ser uma de duas coisas:

1. Visão Remota… Da qual existem vários projectos nos EUA, alguns da CIA datando da década de 70 onde o “stargate” foi o projeto mais amplo tendo sido “oficialmente” terminado apenas em 1995… Não vou aqui aprofundar este tema, mas se não houvesse nada de substancial por detrás deste projeto a CIA iria financiar o mesmo durante trinta anos consecutivos? E porque o “encerrou” subitamente, ou… o passou para “programa subterrâneo”, encerrando-o oficialmente… Um programa de “Visão Remota” cumpriria a primeira parte da enigmática frase de Woodward (“localizar”), mas não o “destruir”, o que me leva à segunda tese:

2. Microrobots insectóides, telecomandados e transportando pequenas cargas de explosivos… A tecnologia já existe, é muito eficaz, permitindo “localizar e destruir” como refere a frase de Woodward, como se vê aqui, neste artigo do Washington Post…

Fontes:
Anúncios
Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | Etiquetas: , | 8 comentários

Navegação de artigos

8 thoughts on “Bob Woodward: “há capacidades operacionais secretas que foram desenvolvidas pelos militares para localizar e matar líderes da Al Qaeda”

  1. Daniel Souza

    Isso me lembra o drone que o MIT desenvolveu, ele voa para qualquer lugar via GPS e através de sensores desvia de obstáculos, tanto que ele consegue passar por dentro de ambientes fechados.

  2. há alguns ben espantosos… capazes de voar com um erro de 5 cm, em túneis e recintos fechados… nesta área haverá grandes desenvolvimentos nos próimos anos… daí a minha convicção de que esta “arma” poderá ser já uma utilização destes engenhos… talvez ainda menores que os do filme ou com outras formas.. inectóides, p.ex.

  3. Lorota..vendendo uma idéia vir-a-ser, quantos aos robos insetos..aí sim.., drone..uma realidade, está parecendo irmã siamesa do progeto , akele q pode ler a mente acoplado ao aschelon dos ianks…onde está o binlanden? hahahahaha

  4. sim, porque se a tecnologia já é popular a este ponto:

    o que não andará a sair dos corredores secretos da DARPA?

    O Bin… pode estar a fugir de um destes “insectos”, algures numa cova no Paquistão Ocidental…

  5. Fenix

    Depois de criarem o mostro agora querem o matar.acho que se alguem tem culpa é cia quando durante anos os apoioram contra a antiga urss nessa altura não eram terrroristas eram resistentes a invasão russa. Pois mais uma prova do sinismo americano. Para mim é uma caça as bruxas ou mesmo incobadora de outras al qaedas.

  6. Ele seria, o Binladen, o alvo número “UM”..e até o momento..certo?

  7. sim… Bin Laden é mesmo uma criatura de CIA que fugiu ao controlo… disso não há hoje grandes dúvidas.
    e enquanto estiver livre há “gás” para alimentar todas as medidas de redução das liberdades dos últimos anos… uma fuga muito conveniente e suspeita, admito.

  8. .Caramba..então vc acredita q ele ñ foi preso p/ sustentar a diminuição dos direitos da pessoa , nas terras ianks, e por tabela no mundo..a velha teoria da conspiração, + é bem possível sim. Já ouvi pessoas sérias , falando serio a respeito. e enumerar uma séries de “provas” ñ explicadas…p/ortoridades ianks.Tudo é possivel.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: