Ainda sobre a reativação dos SA 330 Puma na FAP

//www.emfa.pt)

(SA 330 in http://www.emfa.pt)

A Força Aérea Portuguesa (FAP) desativou em 2006 os seus helicópteros SA330 Puma. Contudo, problemas com a sua nova frota de helicópteros AugustaWestland 101, criados pela falta de pecas, levaram à reactivação de cinco Pumas, os quais tiveram que ser alvo de uma profunda revisão e recolocados em serviço.

Os cinco Pumas serão utilizados pela Esquadra 752, reativada para a ocasião a 24 de setembro e que recomeçou a operar a pleno a 1 de outubro.

Os problemas com peças dos AW101 deverão estar prestes a serem resolvidos graças a um acordo assinado entre o governo português e a AugustaWestland e que vai implicar o estabelecimento de uma subsidiaria portuguesa da construtora aeronáutica para oferecer todo um completo leque de manutenção aos helicópteros. Outro contrato foi também assinado com a empresa portuguesa ‘Locação de Equipamentos de Defesa, AS” cobrindo a manutenção a longo prazo dos 12 AW101 da FAP.

Os problemas de manutenção com os AW101 atingiram uma tal escala que em agosto deste ano, dos 12 aparelhos, apenas seis estavam ao serviço. Esta taxa de indisponibilidade colocou em risco o bom cumprimento das missões de Busca e Salvamento (SAR) que Portugal tem o dever de assegurar na sua Zona Económica Exclusiva. Esta escassez de disponibilidade levou à decisão radical de reativar os Puma.

Ate que os problemas de manutenção com os Merlin estejam totalmente resolvidos devem passar mais dois anos, havendo planos por parte da FAP para utilizar os cinco Pumas ate pelo menos 2010. Esta situação anómala e profundamente preocupante para as obrigações internacionais de Portugal, já que se por acaso os Puma já tivessem sido vendidos ou estivessem impossibilitados de voar, então Portugal teria que passar pela humilhante experiência de deixar que a aviação e a armada espanhola cumprissem missões de Busca e Salvamento nas aguas portuguesas… E tudo isto, porque durante o mandato Portas à frente do ministério da Defesa, na assinatura do contrato de aquisição dos AW101, os negociadores portugueses se esqueceram de incluir a manutenção destes fantásticos mas muito complexos helicópteros…

Fonte:
Air Forces Monthly, novembro de 2008

Categories: DefenseNewsPt, Defesa Nacional, Portugal | 3 comentários

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3 thoughts on “Ainda sobre a reativação dos SA 330 Puma na FAP

  1. Pegaso

    Que suadades dos pumas dos aloentesIII quando eles levavam doentes aos hospitais era momentos unicos sempre com os motores a trabalhar e mais de 300 pessoas a ver helecopetro a terrar. Adrenalina subia.Aquela correria toda para salvar mais uma vida.

  2. magíficos helicópteros, de facto!
    robustos, ágeis… e muito resilientes!
    quando penso que ainda recentemente enviámos um para Timor! um aparelho da guerra colonial!

    e um video de um voo num Alloutte III:

    que magnífica vista de cabine!

  3. LUIS PEDRO DE LACERDA MATOS

    TENHO ACOMPANHADO O DESENROLAR DO FOLHETIM ACERCA DOS MERLIN.SE NAO ME ENGANO TALVEZ SO EM 2008-2010 PODERA ESTAR A FROTA DE MERLINS TOTALMENTE OPERACIONAL. PARECE-ME UM POUCO RIDICULO QUE UM PAIS COMO A INGLATERRA AINDA NAO TENHA POSTO DE PARTE OS SEUS PUMAS E NO PAIS RICO COMO PORTUGAL DE UMA ASSENTADA ACABAMOS COM TODOS.TODOS? TODOS NAO PORQUE A ‘BRONCA’ FOI TAO GRANDE QUE NOS ACORES JA LA ESTAO 4 COM ENCOMENDAS PARA MAIS 2.NA MINHA MODESTA OPINIAO E ACOMPANHANDO A EVOLUCAO DA FAP NAO TERIA SIDO MELHOR INDO INCORPORANDO OS MERLIN A POUCO E POUCO VERIFICANDO AS SUAS GRANDES POSSIBILIDADES EM RELACAO AOS PUMA MAS NAO ESQUECENDO O QUE ESTES PUMAS JA FIZERAM E QUE PELOS VISTOS VAO CONTINUAR A FAZER.SO ESPERO QUE DENTRO DE 5 A 8 ANOS NAO SEJA MAIOR A FROTA DE PUMAS DO QUE DE MERLINS.TENHO RAZAO OU NAO? DESCULPEM QUALQUER EXAGERO MAS NA MINHA OPINIAO ALGO DE MUITO ERRADO SE ESTA A PASSAR.ESCREVO ESTA MENSAGEM DE UMA FORMA CONSTRUTIVA E TOMARA EU VER A FROTA INTEGRAL DOS MERLIN NO AR. COMO TIVE A SORTE DE VIAJAR A BORDO DE SA330S VARIAS VEZES ACHO ESTRANHO QUE SE ADQUIRAM HELIS DE ULTIMA GERACAO ALGUNS DELES QUE COMECAM AO FIM DE ALGUNS MESES JA A SER CANIBALIZADOS.NA MINHA MODESTA OPINIAO SE A INGLATERRA AINDA NAO DESCARTOU OS SEUS SA330 PORQUE NAO HAVEREMOS NOS DE REABILITAR OS QUE AINDA O PODERAO SER.PODERIAM INCLUSIVE EXECUTAR TRABALHOS DE COMBATE A INCENDIOS FLORESTAIS, BUSCA E SALVAMENTO AEREO, EVACUACOES AEROMEDICAS, TRANSPORTE PROTECCAO CIVIL, VIGILANCIA E PATRULHAMENTO E PATRULHAMENTO E SEGURANCA.AQUI DEIXO A MINHA MAIS QUE MODESTA OPINIAO MAS HA COISAS QUE A MINHA CABECA NAO CONSEGUE ENTENDER.HAVERA RAZOES PARA ESTES PROBLEMAS COM OS MERLIN?SE CALHAR ATE HA.CUMPRIMENTOS AERONAUTICOS. FALCAO SUPER MOR. LUIS PEDRO MATOS.TLM 965137323 (24H) POR DIA.MORADA:AV DO BRASIL, 168 3FTE 1700-077 LISBOA. OBRIGADO PELA ATENCAO.

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