
(Será que ele resistiu durante 20 minutos? in http://z.about.com/d/homeschooling)
Alguns dos estudos psicológicos mais interessantes de sempre foram conduzidos na área da “Satisfação Deferida” (ou “Deferred Gratification” em inglês)… Basicamente trata-se de estudar e medir a capacidade de alguém para esperar de forma a obter algo que deseja. Geralmente, acredita-se que esta característica da personalidade individual tem uma importante correlação com o sucesso individual de cada um e por isso tem sido alvo de diversos estudos desde a década de sessenta do século passado. Um dos gurus da “Inteligência Emocional”, Daniel Goleman acredita que a “Satisfação Deferida” é um dos mais importantes aspectos da “Inteligência Emocional”. Geralmente, a maioria dos autores julga que as pessoas que obtenham piores classificações nos testes para medir esta capacidade têm uma correspondente capacidade para controlar os seus impulsos muito baixa…
A mais famosa experiência de “Satisfação Deferida” é a “Marshmallow Experiment“, onde o professor Walter Mischel da Stanford University durante a década de sessenta testou um grupo de crianças de quatro anos dando-lhes um Marshmallow (uma espécie de bolo) e prometendo-lhes um segundo se conseguissem aguentar 20 minutos sem comer o primeiro. Algumas crianças conseguiram resistir, e outras não. Mais tarde, a equipa de Mischel seguiu as mesmas crianças durante a sua adolescência e posteriormente já em idade adulta concluindo que
Estudos recentes indicam que as crianças que nasceram de mães alcoólicas têm baixos níveis de “Satisfação Deferida” e os mesmos sinais foram registados nos mesmos sujeitos durante a adolescência, e atualmente, na idade adulta. Esses indivíduos revelaram uma tendência estatisticamente elevada para serem menos bem ajustados socialmente e terem empregos mais mal remunerados do que aqueles que exibiram níveis de “Satisfação Deferida” mais elevados. De facto, estes estudos revelaram até que era comum que estes indivíduos estivessem envolvidos com carreiras criminosas ou atividades nos limites da legalidade…
E você… Quer saber como se posiciona nesta característica? Bem, se tiver alguma paciência pode aceder ao site do Central Michigan University Psychology Department e responder a ESTE inquérito e ficará a saber…
Comentários Recentes