O Brasil ultrapassou a França como o sexto maior fabricante automóvel do mundo. Nos próximos anos, esta liderança deverá ser ainda mais consolidada, com crescimentos anuais previstos da ordem dos 10 por cento ao até 2013, pelo menos, devendo nesse ano ultrapassar as cinco milhões de unidades fabricantes.
A indústria automóvel é um dos segmentos mais importantes da indústria brasileira e esta importância deve muito ao papel da Volkswagen, cujas vendas no Brasil subiram 18,4% apenas no primeiro semestre de 2008 por comparação com o mesmo semestre de 2007. O presidente de outra empresa alemã presente no Brasil com várias instalações industriais, a Bosch sublinhou a tecnologia flex fuel, desenvolvida no Brasil que permite a utilização de gasolina e alcóol etílico no mesmo motor automóvel. Atualmente, os veículos automóveis com motores flex representam 88% de todas as vendas no Brasil e o sucesso desta tecnologia sustenta em grande medida este crescimento sustentado da industria automóvel brasileira.
Para além de uma melhoria generalizada dos padrões de vida, também o aumento da procura por veículos comerciais ou agrícolas motivado pelo grande desenvolvimento que a agricultura brasileira tem conhecido recentemente estarão na base das explicações para este tão notável crescimento da industria automóvel brasileira. Como exemplo, saiba-se que o mercado de camiões subiu mais de 30 por cento, apenas em 2008.
Faltam ainda vias rodoviárias adequadas à dimensão continental do país e a continuação do desenvolvimento económico assim como a melhoria da repartição da riqueza para que o sector industrial brasileiro permaneça saudável e isento das fúrias deslocalizadoras que arrasaram o sector em Portugal…
Fonte:
Comentários Recentes