O fechamento da muralha em torno da nova versão “fortaleza Europa” prossegue… Depois da chamada “diretiva do retorno”, para a qual já aqui publicitamos esta petição on-line, a Europa, senhoreada agora pela França, levanta as suas muralhas mais alguns metros e lança na forja um novo “pacto sobre imigração e asilo”.
Logo desde o primeiro momento, o acordo foi contestado por associações de imigrantes e de apoio as migrações, e endurece significativamente a política europeia neste domínio.
O texto comum define regras comuns sobre o direito de Asilo e determina restrições sobre regularizações massivas de imigrantes como aquelas realizadas em Portugal nos últimos anos. O novo conceito europeu gira em torno do principio da “imigração escolhida”, de forja francesa e, de facto, é apenas mais uma fila de tijolos no muro cada vez mais alto da “fortaleza Europa”.
O acordo que será aprovado em Outubro, e enquadra-se numa política comum de emigração que visa favorecer a “imigração laboral”, limita a reintegração familiar e reforça o combate contra a imigração ilegal. No que concerne a “imigração laboral”, nada temos a objectar, desde que existam nos países de origem organismos dedicados a captar por vias legais os futuros imigrantes. A Europa não precisa de mais desempregados, por isso é um truísmo e uma redundância defender que todos os imigrantes devem trabalhar e ter um posto de trabalho assegurado na sua chegada ao pais de acolhimento. Mas discordamos de qualquer restrição na reintegração familiar. Esta favorece a integração comunitária e social dos imigrantes, reforça, através do afluxo de crianças e adolescentes a demografia europeia que está em estado vegetativo desde há décadas e funciona como elemento pacificador em relações comunitárias por vezes muito turbulentas.
Fonte:
Euronews
Já assinou a PETIÇÃO MIL: CONTRA A “DIRECTIVA DO RETORNO” E EM PROL DO “PASSAPORTE LUSÓFONO”?
Clavis, essas casamatas são da linha Maginot ou da Siegfried?
Caro Clavis, ainda que fora do contexto do post, dou-te os meus parabéns pelo blog.
[Manter um blog como o teu não deve ser mole…]
Gostei principalmente dos “Quids”, que sou capaz de roubar para o meu blog! LOL
A propósito, respondi ao velhinho “Quid 2: Que filme?”.
Foi mesmo à minha medida.
Melhores cumprimentos
PN
não é não!
dá mesmo muito trabalho, mas obriga-me a estar sempre atualizado com um imenso leque de temas e assuntos! o que é muito bom…
força, a ideia não está registada! sem problemas…
convido-te a participar dos quids, eles são lançados todos os dias úteis, de 2ª a 6ª e a série 12 corre agora bem concorrida…
fred:
acho que são restos de fortificações alemãs em França, da época de Rommel.
hum!! imaginei que fosse da siegfried! tem bem cara de alemã!
Li uma vez em algum lugar que os franceses estavam vendendo alguns trechos da Maginot!
🙂 morar num fortaleza subterrânia! Já imaginou? (desculpe não resisti ao trocadilho)! 🙂
sim…
vai um castelito, perto da linha?
http://www.leapfrog-properties.com/department/Bas-Rhin