T-95: o novo MBT russo


(O T-95, o novo MBT russo)

A partir de 2009 as forças armadas russas vão começar a receber um novo MBT, o T-95. O T-95 será superior em todos os parâmetros aos tanques actualmente em serviço nas forças armadas russas. Ao contrário dos tanques actualmente em serviço (T-90, T-90S, T-80 e T-80S e outros modelos mais antigos) este será um veículo totalmente novo, não um desenvolvimento directo de modelos anteriores.

Os protótipos do T-95 estão actualmente a ser testados na fábrica russa Uralvagonzavod, conhecendo-se muit pouco sobre as suas características. Supõe-se que terá um canhão de 152,4 mm, numa torre de controlo remoto, uma solução que pretende aumentar a sobrevivência da tripulação já que o compartimento da tripulação está separado do compartimento de munições. A tripulação deverá ser de 3 elementos, todos no próprio casco do veículo. O tanque pesará cerca de 50 toneladas, sendo exteriormente idêntico ao T-90, mas mais baixo e compacto

Anunciado pelo ministério da Defesa russo em 2000, o T-95 não deverá estar pronto em tempo útil, pelo que se espera que entretanto o T-90, seja adoptado como transição para o T-95. Contudo, estas informações são negadas por outras fontes que dão como certa a entrada em produção do T-95 já nos finais de 2008, havendo uma encomenda de 30 unidades do MBT e enviado para o Extremo Oriente para a 4ª divisão de tanques da Guarda, um sinal da importância estratégica que a Rússia dá à sua fronteira com a China…


Fontes:
http://www.tanksim.com/topic8.htm

http://www.spacewar.com/reports/Outside_View_Russias_tank_woes_Part_1_999.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/T-95

Anúncios
Categories: DefenseNewsPt, Política Internacional | Etiquetas: | 17 comentários

Navegação de artigos

17 thoughts on “T-95: o novo MBT russo

  1. Bokaido

    Boas,

    É um carro inovador, decerto ainda há muito a trabalhar neste projecto.

    Os carros de combate, apesar de serem cada vez menos decisivos em guerras modernas, continuam a ser a força básica da guerra convencional. E são devastadores para as populações..

    Mas a indústria de armamento russa está a recuperar. Mais uma vez, parece ser a riqueza “súbita” que o petróleo e o gás conferem a vários países, muitos deles não tão estáveis quanto o desejado, a alimentar as encomendas de material bélico.
    E a própria Rússia necessita de se reforçar, pelo menos para assegurar a política do senhor Putin na Ásia.

    Outra fonte, http://www.defense-update.com/newscast/1207/news/301207_bmpt_t95.htm

  2. a rússia perdeu imenso poderio (por obsolescência de meios) na década de 80 e 90… agora, só agora, está a atualizar alguns desses meios. Mas perderam quase 20 anos e a factura, está aí, agora… conseguem esmagar um país como a Geórgia, mas nas comparações internacionais aparecem bem aquém de Espanha, p.ex… (sem contar com o nuclear, claro)

  3. gaitero

    mas eu ainda não confio neles…

  4. os russos são imprevisíveis… como agora se demonstra cabalmente.
    e aliás, suspeito até que se luta pelo poder… entre medvedev e putin, um dizendo que quer a paz o outro… mandando avançar os tanques.

  5. Srs. , o ex-presidente já era..ele tem q se cuidar e colocar a barba de molho , pode ser demitido…por enquanto está exitindo encontro favorável nas opiniões..e Quanto ao t-95 , que arma..realmente os georgianos começaram..os russos vão acabar c a festa deles…

  6. veremos!
    palpita-me que Putin ainda puxa todas os cordelinhos nos bastidores e que Medvedev é uma criatura que está agora a testar a sua liberdade (suposta) do criador…
    veremo se se dá mal!

    ao que sei, os russos não o usaram nesta guerra, só T-72 e T-90… todos com aquele conhecido problema da explosão da torre, como as imagens têm aliás sobejamente demonstrado… é que nem todos aqueles tanques são georgianos…

  7. Nito

    mandei uns links sobre o Black Eagle e o T-95 mas pelos vistos o WordPress estava com fome e almoçou os ditos…

  8. já foram libertados das trevas!

  9. “The most significant difference between the new tank and T-80 is the completely redesigned turret (at Omsk’97 a full-sized mock-up was presented) and the lengthened hull with 7 roadwheels per side.

    The new turret will have a larger degree of protection than the current Russian MBTs. The steep slope of forward armor plates on the turret reflects designers’ desire to maximize protection from APFSDS rounds in a duel situation, when tanks fight “face to face”.

    For additional protection, the tank is fitted with Kaktus ERA and the new Drozd-2 APS.

    It was originally planned to install a 152 mm gun that is being developed for a future Russian MBT. However, since this tank is not going to be fielded with the Russian Army, it carries a 125 mm 2A46M-series gun.

    Another innovation is a new automated ammo storage/loader, located in a turret bustle. It is separated from crew compartment by an armored bulkhead which greatly increases crew survivability. This design has several reasons. First, the Chechen war has shown that the carousel used in T-72/T-80/T-90 is too prone to ammo detonation when penetrated, invariably killing the crew”
    http://armor.vif2.ru/Tanks/MBT/b_eagle.html

    Onde se repara que o malfadado problema da torre foi finalmente resolvido…

  10. CAMBUMA

    ESCREVO DE MOCAMBIQUE E SINCERAMENTE FICO SEMPRE ESCANDALIZADO PELO IMENSO SENTIMENTO ANTI-RUSSIA DA MAIORIA DOS BLOGUISTAS. OS EUA SAO CLARAMENTE UNS COBARDES E INTERESSEIROS E DESORDEIROS. QUANDO ANALIZAMOS OS FACTOS VEMOS QUE A RUSSIA SEMPRE PROIMOU PELA DEFESA DOS POVOS OPRIMIDOS` DESDE ASIA, AFRICA E AMERICA LATINA. COMPREENDO QUE OS PORTUGUESES E OS ANTIGOS BURGUESES NAO NUTREM E NUNCA NUTRIRAO SIMPATIAS COM ESTE COLOSSAL PAIS-CONTINENTE POR ISSO NAO SE POUPAM EM ESFORCOS PARA DENEGRIREM E DESQUALFICAREM AS SUPERIOR CAPACIDADE RUSSO EM VARIOS DOMINIOS. ANDAM AI A GLORIFICAR OS EUA TIPO SAO UMA POTENCIA. COM QUE ESTA ALUTAR NO IRAQUE MESMO? E NO AFEGNISTAO? TENHAM VERGONHA. SEI QUE ” GENETICAMENTE” MUITOS JA NAO DESGRUDAM DO SENTIMENTO ANIT-RUSSO. A VERDADE E ESTA: ELA JA E UMA SUPERPOTENCIA, MEUS SENHORES.

  11. CAMBUMA

    DEIXEM DE ODIA OS RUSSOS. ENTENDAM UMA COISA: ELA RESURGIU COMO UMA SUPERPOTENCIA. TODOS SABEM QUE OS EUA SAO UNS AUTENTICOS DESORDIEROS E NAO OS RUSSOS SO QUE ELES CONSEGUEM SEMPRE MANIPULAR A OPINAO PUBLICA E TORNAM-SE OS BONS DA FITA. O QUE OS EUA ESTAO A FAZER NA RUSSIA MESMO? TENHAM VERGORNA.

  12. gaitero

    Eu particularmente não odeio os Russos.

    E acho que ninguem aqui pensa assim, a primeira coisa que eu disse quando a Russia entrou na geórgia é que os EUA estão no iraque e afeganistão a muito tempo e não se fala tanto quando se fala da russia.

    Eu aprecio muito os caças russos, são sem duvida um dos melhores do mundo.

    Mas a questão vai muito além disto, todos ou praticamente todos os aviões do Brasil tem algo norte americano imbutido, agente pensa que eles não transferem tecnologia, mas não é verdade.

    O que falta no Brasil é um plano diretor, uma meta, objetivos, melhor distribuição do dinheiro, esta tudo errado, enquanto continuarmos assim, nossa educação nossa saude, segurança e defesa não vão melhorar, o dinheiro do povo brasileiro é muito mau investido e isto não é apenas no governo lula isto acontece a mais de 20 anos. Temos que parar sentar e reorganizar, pensei que lula teria peito, estava enganado espero que o proximo presidente o faça.

  13. É isso aí..ninguém está gritando da presença homicida dos invasores ianks no irak, até nossos cordiais franceses/alemães, estão caladões, os loucos estão kerendo ficar ad eternum..a liga Árabe era p/ estar policiando e reiterando o pedido dos indadidos, digam o dia e hora da saída. Cadê a ONU e seu TPI ?Os sauditas nada diram são os submetidos dos ianks …é lamentável.

  14. a verdadeira resposta russa e mostrar para os americanos nao subistimen o poderio russo ,pois esta bem a frente em tecnologia…pois os russos estao modernizando/ deis de novas vesçao de caças,tanques, misseis,porta avioes,etc….

  15. estão modernizando… mas devagar…
    só acreditarei no pak-fa, p.ex. quando o vir voar lá para 2009…

  16. Ficou provado q os geórgianos q cometeram atrocidades ao iniciar uma guerra, os rússos só defenderam os seus.E kanto ao pak-fa …já era..e cada um por sí e Deus po todosMas os russos são ,sem dúvidas uma “nova” potência em crescímento no cenário. Mais um p/ eclipsar e adiantar o ocaso da potência ianks. É vai tarde..já foram?.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

aprender e aprendendo

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

O Futuro é a Liberdade

Discussões sobre Software Livre e Sociedade

%d bloggers like this: