O caça stealth japonês: o “Mitsubishi ATD-X Shinshin”

(Modelo do caça “Stealth” japonês, o ATD-X in http://www.strategycenter.net)

A Mitsubishi está a desenvolver um caça de 5ª geração, o “Mitsubishi ATD-X Shinshin“. A sigla “ATD-X” significa “Advanced Technology Demonstrator – X” e pretende testar se existem na indústria japonesa as tecnologias suficientes para constuir um caça de 5ª geração. Não se trata assim de um puro projecto para um caça, mas para a construção de vários protótipos de “demonstradores tecnológicos” e que deverão começar a voar a partir de 2014.

Os desenhos já conhecidos assemelham-se aos do PAK-FA russo, ao caça Steatlh chinês e, naturalmente ao único avião de 5ª geração da actualidade, o F-22 Raptor da USAF. Como estes, apresenta impulso vectorial e logo, uma elevadíssima capacidade de manobra e evasão em vôo. Contudo, as saídas das turbinas não estão cobertas e isso implicará uma assinatura no radar superior à do F-22. O aparelho deverá não pesar mais do que oito toneladas e possuir dois motores de 5 toneladas de impulso, cada.

Este desenvolvimento surje no contexto da recusa dos EUA em vender ao seu mais fiel aliado no Oriente o seu excelente F-22, em resposta o Parlamento japonês impulsionou o desenvolvimento de uma alternativa local que entrará em produção num prazo não superior a dez anos, havendo registos de uma possível colaboração da empresa americana Lockheed Martin. Contudo, dez anos é um prazo demasiado dilatado para o problema iminente que é da substituição da perigosamente envelhecida mas numerosa frota de 90 aviões Phanton F-4… Para o seu lugar, o Japão não poderá contar com o ATD-X ou o seu sucessor, mas um avião a adquirir nos próximos anos e que esteja já disponível… Assim, poderá ter que adquirir F-35s, ou as versões mais avançadas do F-18 (o SuperHornet) ou do F-15 que fabrica localmente sob licença. Alternativamente, poderá procurar alternativas fora do seu fornecedor habitual de armamento, os EUA, já que a recusa dos EUA em lhe vender o F-22A caiu muito mal em muitos sectores da governação nipónica… Logo o europeu Typhoon ou o Rafale françês são também alternativas plausíveis.

Sabe-se que em 2005, a Mitsubishi enviou para França um modelo do avião para que este fosse aqui testado e isso pode implicar que haverá uma coparticipação francesa, já que não há vontade política de ver americanos no projecto, depois do fiasco que foi a recusa de compra de F-22…

Fonte:
Strategy Center

Categories: DefenseNewsPt | Etiquetas: | 16 comentários

Navegação de artigos

16 thoughts on “O caça stealth japonês: o “Mitsubishi ATD-X Shinshin”

  1. moises

    Eu achei o ATDX uma modernização direta de um F15 o Japão ainda não se decidiu se vai levar a serio o desenvolvimento de um caca de 5 geração , eu acho que eles deveriam investir pesado neste projeto e provar que eles são capazes de desenvolver armamentos tão capazes como os do EU, Verbas não faltam, tecnologia também não creio que seja um problema, o problema seria a indecisão do parlamento japonês em deixar o EU de lado, os próprios japoneses criticam os valores de verbas destinadas a este projeto apenas US$ 400 milhões muitos acham que se deveria investir logo US$ 40 bilhões no projeto, Fica a duvida de o que a China acharia do Japão voltar a desenvolver armamentos.
    E sabe la do que os japoneses podem fazer no futuro, se os americanos na segunda guerra mundial não tivesse afundado o U-boat que levava 1 tonelada de urânio para o Japão talvez o mundo não seria como o de hoje……

  2. marcelo

    É…estaríamos adorando o IMPERDOR-DIVINO e sob a política que os “simpáticos” japoneses aplicaram na CHINA, os 3 TUDO, a saber: PODE TUDO, QUEIMA TUDO e MATA TUDO…

  3. O territorio se rebela…mesmo invadidos; assim q tem q ser andar com as próprias pernas. Os japas tem + e q sair da esfera de dominio dos ianks…o mesmo temos de fazer. Os franceses ñ são lá mt confiáveis, lembre-se da argentina 1982, e os inaks nem se fala…são bem piores, vide 1982 o ñ cumprimento do TIAR…É o perigo está ao norte.

  4. Os sinos tem um projeto de avião invisivel, sob qual código? o q eu sei e q eles vão comprar a tecnológia dos Russos, o Pak Fa T- 50 do qual o Brasil e sócio …eles vão tbm entrar no empreedimnento…Seira bom um avião v/sthol , neste projeto…Acho q ñ sairá nada daí…e p/ colocar os ianks em riste…e abrir a guarda.

  5. M4Jor

    Se os EUA sairem do dominio absoluto mundial, alguém ( a china) tomará o seu lugar. Senão for a China, será uma outra nação qualquer, o ” lugar” em si n ficará nem é possível ficar vazio. A questão será quiando isso acontecer, n volte o discuros: afinal até n estavamos tão mal etc etc..

  6. Nito:
    “ZHUKOVSKY, (RIA Novosti) – Russia’s new state-of-the-art Su-35 Flanker multirole air supe­rio­rity/strike fighter successfully completed its first demonstration flight on Monday.
    During the six-minute flight it carried out a number of stunts and maneuvers.
    The demonstration was attended by Vladimir Mikhailov, former commander of Russia’s Air Force.
    Deliveries of the new aircraft, billed as “4++ generation using fifth-generation technology,” to foreign clients will start in 2011, the chief executive of the Sukhoi aircraft maker said earlier on Monday.”

    não era este ano de 2011 o ano que surgia em certas noticias como o do vôo do primeiro pak-fa? e não estranham a falta de noticias recentes (russas) sobre o dito?

    Carlos Argus:
    “O territorio se rebela…mesmo invadidos; assim q tem q ser andar com as próprias pernas. Os japas tem + e q sair da esfera de dominio dos ianks…o mesmo temos de fazer. Os franceses ñ são lá mt confiáveis, lembre-se da argentina 1982, e os inaks nem se fala…são bem piores, vide 1982 o ñ cumprimento do TIAR…É o perigo está ao norte.”
    -> E aquele caso patético dos aussies que tiveram que crackar eles próprios os códigos dos seus F-18 porque os EUA lhes tinham recusado cede-los…

    “Os sinos tem um projeto de avião invisivel, sob qual código? o q eu sei e q eles vão comprar a tecnológia dos Russos, o Pak Fa T- 50 do qual o Brasil e sócio …eles vão tbm entrar no empreedimnento…Seira bom um avião v/sthol , neste projeto…Acho q ñ sairá nada daí…e p/ colocar os ianks em riste…e abrir a guarda.”
    > Sim, eu aliás até já escrevi sobre esse stealth chinês:
    http://movv.org/2008/01/12/o-j-xx-mais-informacoes-sobre-o-caca-stealth-chines/

    M4Jor:
    “Se os EUA sairem do dominio absoluto mundial, alguém ( a china) tomará o seu lugar. Senão for a China, será uma outra nação qualquer, o ” lugar” em si n ficará nem é possível ficar vazio. A questão será quiando isso acontecer, n volte o discuros: afinal até n estavamos tão mal etc etc..”
    -> Podem (devem) ser até várias nações. No tempo do auge do Império Romano, havia 4 potencias que dividiam entre si o mundo (Roma, Gupta, Sassãnidas e China), algo de muito semelhante se está a desenhar para os tempos vindouros (Europa, Índia, Mundo muçulmano e China), com a adição dos EUA (que manterão boa parte do seu poder económico e político ainda por muito tempo) e do Brasil.

  7. Nito

    É verdade mas o desenvolvimento do Su-35 e Su-37(não o experimental S-37 / Su-47) ficou atrasadito, talvez para aproveitar os muitas encomendas do Su-30 .

    Mais info (S37 – Pak 50 – Mig 1.44):

    http://www.airforce-technology.com/projects/s37/

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=2280

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=1608

    Aviões em serviço :
    Enfim…eles devem mesmo é querer vender, 9 Su-30 +12 Su-35 e 1 Su-37…

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=1601

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=1600

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=1605

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=1606

    http://www.warfare.ru/?lang=&catid=255&linkid=1607

  8. marcelo, em Agosto 3rd, 2008

    Pois é, provavelmente os yankees inventaram os supostos massacres cometido por japas, para que? esquivar se das próprias responsabilidades?

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Revisionismo_do_Massacre_de_Nanquim

  9. Clavis

    Acontece que toda economia americana é basicamente sustentado por seus vassalos, imensos pagamentos anuais aos EUA (mais de $35 trilhões por ano), e o controle dos dolares pelos chineses e russos. EUA são uma potência dependente, cuja a unica finalidade é representar o poder mundial e ser usado como fantoche.

    http://judaismoemaconaria.blogspot.com/2007/07/histria-secreta-dos-franco-maons-no.html

    Em relação ao projeto ATD-X, acredito ser completamente futil, pura demonstração de poderio militar. O que poucos sabem é que a oligarquia e a familia imperial japonesa são secretamente os melhores amigos dos Chinas.

  10. Nito:
    Caramba! tipo mercearia!
    e…
    “SU-37 multirole fighter
    Total number (active): 1+
    Inventory:
    AF/AD: Su-37, 1, constructed 2: 711 (AL-31F), 712 (AL-31FP). 711 crashed
    Competitor
    F-117A Nighthawk (55)SU-37 multirole fighter”

    O 117 é o competidor direto?
    ora essa… alguém anda a exagerar características…

    revisionista:
    a coisa está-se a inverter! a quantidade de investimentos chineses na economia e nas obrigações do tesouro nos EUA é tremenda! E o mesmo se aplica para muitos estados do Golfo (o Dubai p.ex.). Atualmente, os EUA estão de facto na mãos de muitos fundos estatais estrangeiros (o banco da china, p.ex. detêm muitas empresas financeiras dos EUA).
    O “senhor do mundo” está a perder a propriedade das suas próprias empresas…
    quanto às ligações china-japão, não nego que a um determinado patamar, todos são grandes amigos e têm interesses coincidentes, mas estratégicamente a China e o Japão sempre foram e serão adversários, especialmente num mundo de recursos escassos e em evaporação e de ascensão do poder bélico chinês e do seu vassalo norte coreano…

  11. Mr. X

    Revisionista

    Familia imperial japonesa melhor amigo dos chineses???

    Na verdade as oligarquias japonesas financiam uma rede de sociedades secretas chinesas, cuja a finalidade é derrubar o regime comunista chines e unificar os poderes asiáticos com interesses em comum.

    Esta sociedade secreta chinesa que são financiadas por japoneses tem membros por toda asia e no ocidente, tem cerca de 2 milhoes de membros no mundo todo, inclusive dentro dos EUA, muitos dos membros são ocidentais, e a maioria dos membros são muito intelectuais, magnatas, políticos, cientistas etc…nada de gangster pobretões…

    As nações asiáticas estao sofrendo ameaças por parte de Rockeffeler e Illuminati de planos de despopulaçao em massa (incluindo o Japão) num futuro próximo… O plano é diminuir a população asiática num total de 500 milhoes de escravos, o Japao para menos de 50 milhoes…

    Fonte: Benjamin Fulford, jornalista canadense da Forbes que mora a mais de 20 anos no Japão (naturalizado japones), filho do GT Fulford, um dos políticos mais influente que existiu no Canadá, e um dos ex-maiores acionista da GM.

    Entrevista com David Rockefeller:

    http://br.youtube.com/watch?v=Uu6dWGfOy2k&feature=related

  12. a tese dos Illuminati… achei-a muito plausível até a ligarem (Ecke) aos reptilianos. aí a coisa resvalou e tornou-se ridícula.
    Atualmente creio que há de facto poderes que manobram as “democracias” nos bastidores, e poderes que agem em conluio (chamemos-lhes “illuminati”, se quisermos), mas daí a serem a mão de reptilianos ou de ETs… vai um grande passo.

  13. Mr. X

    Não acredito que esses Illuminatis são reptilianos ou ETs, eles são na verdade membros das familias nobres, aristocráticas da europa, familias reais de sangue azul etc…

    Pelo que eu vi, o plano vai afetar o mundo inteiro, incluindo países da europa e américa do norte, principalmente américa do sul e etc. Eles tem planos pra tudo…

  14. por aí já posso ir…
    acho mesmo muito possível que exista uma rede multinacional de individuos ligados à alta finança e oriundos das antigas aristocracias que hoje nos governam sob esta capa de “democracia representativa” manipulada pelos media que, hoje, estão nas mãos destes interesses.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Eleitores de Portugal (Associação Cívica)

Associação dedicada à divulgação e promoção da participação eleitoral e política dos cidadãos

Vizinhos em Lisboa

A Vizinhos em Lisboa tem em vista a representação e defesa dos interesses dos moradores residentes nas áreas, freguesias, bairros do concelho de Lisboa nas áreas de planeamento, urbanismo, valorização do património edificado, mobilidade, equipamentos, bem-estar, educação, defesa do património, ambiente e qualidade de vida.

Vizinhos do Areeiro

Núcleo do Areeiro da associação Vizinhos em Lisboa: Movimento de Vizinhos de causas locais e cidadania activa

Vizinhos do Bairro de São Miguel

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos

TRAVÃO ao Alojamento Local

O Alojamento Local, o Uniplaces e a Gentrificação de Lisboa e Porto estão a destruir as cidades

Não aos Serviços de Valor Acrescentado nas Facturas de Comunicações !

Movimento informal de cidadãos contra os abusos dos SVA em facturas de operadores de comunicações

Vizinhos de Alvalade

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos de Alvalade

anExplica

PEDAÇOS DE SABER

Subscrição Pública

Plataforma independente de participação cívica

Rede Vida

Just another WordPress.com weblog

Vizinhos do Areeiro

Movimento informal, inorgânico e não-partidário (nem autárquico independente) de Vizinhos do Areeiro

MDP: Movimento pela Democratização dos Partidos Políticos

Movimento apartidário e transpartidário de reforma da democracia interna nos partidos políticos portugueses

Operadores Marítimo-Turísticos de Cascais

Actividade dos Operadores Marítimo Turísticos de Cascais

MaisLisboa

Núcleo MaisDemocracia.org na Área Metropolitana de Lisboa

THE UNIVERSAL LANGUAGE UNITES AND CREATES EQUALITY

A new world with universal laws to own and to govern all with a universal language, a common civilsation and e-democratic culture.

looking beyond borders

foreign policy and global economy

%d bloggers like this: